Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
Em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, instituições privadas do município, bem como a Prefeitura de Mossoró (PMM) realizarão ações durante o fim de semana para chamar a atenção para a importância da campanha. As ações ocorrem neste sábado, 22, e no domingo, 23, em locais diferentes da cidade.
Neste sábado, algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionarão até as 12h, com uma programação exclusiva para os serviços voltados para a saúde da mulher. De acordo com a Prefeitura de Mossoró, estarão abertas as UBSs Maria Neide, localizada no Conjunto Jardim das Palmeiras, e Durval Costa, no Conjunto Walfredo Gurgel.
Katiana Aquino, diretora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, informa que as duas unidades disponibilizarão exames preventivos, testes de HIV, de sífilis, consulta médica, como também disponibilidade da marcação dos exames. “As mulheres já vão sair da unidade com os exames agendados”, informou.
As ações promovidas pela Prefeitura de Mossoró em alusão ao Outubro Rosa ocorrem até o dia 30 deste mês. Durante todo o mês, estão sendo realizadas salas de espera, calçada amiga, rodas de conversa, palestras educativas sobre os fatores de risco e prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, entre outras.
Já neste domingo, 23, a Universidade Potiguar (UnP) realizará uma ação no Parque Municipal de Mossoró. Pacientes oncológicas da Clínica Integrada de Saúde (CIS) da Universidade vão participar de uma ação com serviços especiais em alusão à campanha. As mulheres fazem parte do grupo Laços de Amor.
De acordo com a programação, haverá uma roda de conversa sobre os direitos e a autoaceitação da mulher após a retirada de mama e também a importância e cuidados com exercícios físicos no pós-cirúrgico. Além disso, serão dadas orientações acerca dos cuidados pós-cirurgia e autoexame; haverá exercícios de alongamento e relaxamento; oficina de cuidados com a pele; sessão de maquiagem e fotos visando valorizar a autoestima e bem-estar das participantes.
A ação conta com a presença dos estudantes e professores dos cursos de Serviço Social, Psicologia, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física. Embora os serviços sejam oferecidos para as mulheres do grupo Laços de Amor, a população em geral pode buscar informações acerca da temática. “Nós vamos estar lá também à disposição para tirar dúvidas para quem nos procurar, de qualquer um dos nossos serviços”, explica a professora Marcília Barroso.
Com diagnóstico precoce, chances de cura são de 95% a 100%
A campanha Outubro Rosa é realizada anualmente em todo o mundo e tem o objetivo para alertar sobre a importância de realizar os exames periodicamente, a fim de que seja feito o diagnóstico precoce do câncer de mama. Caso a doença seja descoberta na fase inicial, as chances de cura da paciente podem ser de 95% a 100%.
A prevenção do câncer de mama começa com o autoexame, que a própria mulher deve fazer mensalmente a partir dos 20 anos de idade, apalpando as mamas. Ele deve ser feito entre o quarto e o sexto dia depois do fim do fluxo menstrual.
Além do autoexame, é importante que mulheres acima de 50 anos realizem a mamografia de rastreamento, mesmo sem perceber nenhum sinal ou sintoma. Esse é o único exame que permite descobrir o tumor em sua fase inicial.
É importante ficar atenta a sinais e sintomas como: nódulos palpáveis na mama ou região das axilas; alterações na pele que recobre o local do nódulo; região da mama com aspecto parecido a uma casca de laranja; saída de secreção.
Além de incentivar a realização de exames de rotina, a campanha Outubro Rosa também visa incentivar a prevenção do câncer. Especialistas afirmam que os quatro fatores para o surgimento do câncer, inclusive o de mama, são: não se alimentar de forma saudável, não praticar exercícios físicos, fumar e consumir álcool em excesso.
Tags: