A Capital do Oeste segue o Governo do Estado e da Prefeitura de Natal que também anunciaram a medida recentemente. O segundo turno das eleições ocorre no próximo domingo (30)
A Prefeitura de Mossoró anunciou no início da noite desta quarta-feira (26) a gratuidade no transporte público do município para o próximo domingo (30), dia do segundo turno das eleições. A nota da PMM destaca que todas as regiões da cidade serão contempladas.
De acordo com a prefeitura, a medida tem como objetivo facilitar e garantir o deslocamento dos eleitores em um dia de extrema relevância para a democracia do país. Todas as medidas para garantia da gratuidade estavam sendo analisadas junto à empresa desde segunda-feira, dia 24.
Mesma medida também foi tomada pelo Governo do Rio Grande do Norte e a Prefeitura do Natal. O executivo estadual anunciou a gratuidade na semana passada e o município natalense na última terça-feira (25).
A gratuidade indicada pelo Governo do RN é válida entre as 7h do dia 29 de outubro e vai até às 7h do dia 31 de outubro de 2022. A estimativa é que o governo invista em torno de R$ 400 mil para assegurar que os potiguares tenham gratuidade no deslocamento até o domicílio eleitoral.
Para retirar as passagens gratuitas de ida e volta, o usuário deverá comparecer presencialmente nos guichês das empresas, rodoviárias e associações de transporte alternativo. Os interessados precisam levar documentos e o título, já que os bilhetes vão constar do nome, CPF, título, zona e seção. A emissão também deve ser feita a partir desta terça-feira (25), a partir das 7h até às 22h, encerrando às 22h da sexta-feira (28). No caso da volta, a data limite será às 17h do dia 31. Não será possível o usuário chegar no dia da votação e solicitar a gratuidade. O benefício terá de ser requisitado previamente.
Para ter direito à gratuidade no transporte coletivo intermunicipal rodoviário e para o sistema metropolitano para votação no segundo turno das Eleições 2022, o eleitor do Rio Grande do Norte terá que apresentar o título de eleitor, o e-título ou qualquer outro documento, físico ou eletrônico, que comprove a necessidade de deslocamento para votação do usuário.
No caso de passagens apenas de retorno, o usuário terá que apresentar comprovante de votação e a prévia utilização da gratuidade para o trecho de ida, o que não será necessário no caso dos usuários que adquirirem bilhetes de ida e volta.
De acordo com o planejamento da Prefeitura de Natal, 100% das linhas urbanas operadas por ônibus estarão disponíveis com um incremento de frota em torno de 40% de uma operação típica de um domingo. Quanto aos opcionais, 100% das linhas irão operar.
O horário da operação com transporte gratuito para toda população será das 06h às 19h, com catraca livre, conforme decisão e anúncio do prefeito Álvaro Dias nesta segunda-feira (24). Os horários das linhas da operação especial de domingo estarão disponibilizados no site www.natal.rn.gov.br/sttu nesta quinta-feira 27, garantiu a Prefeitura de Natal.
Tags: