Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO
No dia 13 de dezembro, Mossoró celebra Santa Luzia, a padroeira do município. A tradicional procissão marca o encerramento da Festa de Santa Luzia, que neste ano será realizada de 1º a 13 do mês. A estimativa de público para este ano é maior do que o registrado no ano passado, quando ainda havia restrições sanitárias por conta da pandemia da Covid-19.
Para esta edição, a expectativa é que 150 mil pessoas participem do cortejo. Em 2021, a estimativa de fiéis que estiveram presentes na procissão ficou em pouco mais de 100 mil. Neste ano, devido à vacinação contra o SARS-CoV-2, vírus causador da doença, avançada e o fim das restrições, há uma expectativa maior de presentes no evento que encerra as festividades da padroeira da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.
“A procissão de Santa Luzia, cuja previsão para este ano, levando em conta os bairros e ruas alcançados pelo percurso, será de 150 mil pessoas. A expectativa de público é maior este ano, até em face das circunstâncias ainda enfrentada em 2021, com consequências individuais e coletivas, sociais e financeiras da pandemia, limitando o acesso de diversos fiéis às atividades e eventos da Festa de Santa Luzia 2021. Este ano de 2022 não teremos restrições sanitárias para a realização das atividades, o que facilita os trabalhos e permite a participação de todos”, explicou Alexandre Magno Fernandes, membro da Comissão Geral da Festa.
De acordo com Alexandre, a expectativa de público é gerada de forma gradual a cada momento ou evento da Festa de Santa Luzia, chamando a atenção à novena da noite, cujo público estável fica entre 2 mil e 2,5 mil pessoas.
Neste ano, o percurso terá 4,1 quilômetros. A procissão sairá da Matriz de Nossa Senhora de Fátima (Abolição II) e encerrará na Catedral de Santa Luzia, no Centro da cidade.
“A este tempo todos os percursos dos ‘eventos móveis’, como são denominadas aquelas atividades que são feitas com deslocamento, já estão todos definidos. Não é possível divulgar ainda todos os detalhes, porque essas informações serão antes apresentadas aos órgãos públicos para eventuais ajustes, e depois divulgados à imprensa e à comunidade em geral”, explicou Alexandre.
Vale salientar que o ano passado a procissão saiu da Capela da Mãe Rainha, localizada no Conjunto Ulrick Graff, no Grande Alto de São Manoel, retornando ao formato presencial, mas observando os protocolos sanitários. Em 2020, em face da pandemia da Covid-19, parte da programação religiosa foi executada de forma virtual e a procissão deu lugar a uma carreata que percorreu vários bairros de Mossoró.
REABERTURA CATEDRAL
No próximo dia 9 de novembro a Catedral de Santa Luzia de Mossoró será reaberta, após seis meses de reforma. O retorno de todas as atividades na igreja se dará com uma missa, que será realizada a partir das 19 horas. A solenidade será presidida pelo bispo diocesano Dom Mariano Manzana.
A Paróquia de Santa Luzia explica que esta data escolhida para a reabertura é simbólica. Nessa data ocorre a tradicional dedicação da Basílica de São João de Latrão, a mãe de todas as igrejas, que está localizada em Roma, na Itália. É a casa do bispo de Roma, que é o Papa Francisco.
A Catedral de Santa Luzia de Mossoró passou por um amplo processo de revitalização, deixando-a muito mais confortável e com melhorias acústicas significantes.
A obra contou com climatização, pintura da parte interna, tratamento acústico, novo som, revitalização dos bancos, novo piso e reestruturação de toda a parte elétrica.
Inscrições para Corrida de Santa Luzia se encerram nesta semana
Seguem até a próxima sexta-feira (4) as inscrições para a 15ª Corrida de Santa Luzia. Ela é a mais antiga da Região Oeste. Conforme o regulamento, o percurso da corrida terá três distâncias: 5 quilômetros, 10 quilômetros e 15 quilômetros, com participação de pessoas de ambos os sexos.
A idade mínima para participação é de 14 anos (5 km) e 18 anos (10 km/15 Km). Os atletas inscritos terão duas opções de inscrição: kit completo (camiseta, número de peito, chip, sacola e medalha), no valor de R$ 120, e o Kit medalha (número de peito, chip, sacola e medalha), no valor de R$ 85. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.tesportes.com.br.
Para esta edição, a categoria Kids foi ampliada, podendo participar crianças de 4 a 13 anos. Esse grupo fará um percurso de 50 a 200 metros, não havendo premiação, mas, sim, medalhas como forma de incentivo à prática esportiva.
A organização do evento explica que a corrida acontecerá em dois momentos. A prova para as crianças acontece no dia 10 e a dos adultos, no dia seguinte. Ambas as largadas ocorrem a partir das 5h30, em frente à praça do Museu Lauro da Escóssia, na Avenida Dix-sept Rosado, passando em frente à Catedral de Santa Luzia.
Serão premiados com troféu os atletas que chegarem entre os cinco primeiros colocados na categoria individual geral masculino/feminino- 5 km; b) individual geral masculino/feminino- 10 km; c) individual geral masculino/feminino- 15 km. Serão premiados também os três primeiros colocados por cada faixa etária masculino/feminino atendendo as três categorias 5, 10 e15 km.
Comissão reúne barraqueiros nesta segunda-feira
Nesta segunda-feira (31), a Comissão da Festa de Santa Luzia vai se reunir com barraqueiros interessados em participar da festa da padroeira.
O encontro ocorrerá na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, localizada no Centro de Mossoró. A reunião está prevista para ter início às 17 horas.
Na ocasião, a equipe vai tirar dúvidas dos barraqueiros e esclarecer sobre prazos, documentos e estrutura da festa.
A organização da festa destaca que a estrutura começará a ser montada nestes primeiros dias de novembro. “A estrutura da festa coincide com a própria montagem da Lojinha de Santa Luzia, sendo esta a primeira intervenção no espaço urbano, e deverá se realizar entre os dias 4 e 10 de novembro, com a abertura da lojinha acontecendo no dia 13”, disse o membro da Comissão da Festa, Alexandre Magno Fernandes.
Segundo o membro da comissão, todo o planejamento para a festa neste ano caminha bem e de forma tranquila. Disse ainda que os membros da Comissão se reúnem uma vez por semana para traçar o que será levado aos fiéis durante os festejos.
“Está tudo caminhando muito bem e de forma tranquila. A Comissão Geral da Festa tem se reunido pelo menos uma vez por semana, tomando decisão e traçando planejamentos paras as equipes executarem. Cada equipe de trabalho tem seguidamente se reunido, planejado e começado a executar os preparativos para a Festa de Santa Luzia 2022. A peregrinação está sendo feita desde os primeiro dias de outubro por cada canto da Diocese”, disse Alexandre ao ser indagado como estão sendo os preparativos para a Festa de Santa Luzia neste ano.
A Festa de Santa Luzia 2022 será de 1º a 13 de dezembro.
Tags: