Sábado, 18 de janeiro de 2025

Postado às 09h00 | 05 Nov 2022 | redação Hospital Rafael Fernandes receberá novos leitos de UTI, anuncia governo

Crédito da foto: Reprodução Leitos de UTI da rede SUS

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

Nesta sexta-feira, 4, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que conquistou a habilitação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para os hospitais da rede pública do estado. De acordo com a Sesap, houve a confirmação do processo de habilitação de 37 novos leitos para os hospitais, dos quais o Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró, será contemplado.

A lista das unidades hospitalares beneficiadas inclui, além do Rafael Fernandes, o Regional Dr. Mariano Coelho, em Currais Novos, o Regional Telecila Freitas Fontes, em Caicó, e o Rio Grande, em Natal. Com essa ação, a Sesap ultrapassa os 90 novos leitos de UTI habilitados recentemente, beneficiando não apenas a capital do estado, mas também as outras regiões.

De acordo com a Sesap, os benefícios que alcançam o Oeste Potiguar e o Seridó são parte do legado dos investimentos feitos pelo Governo do Estado durante a pandemia para ampliar a rede de leitos clínicos e de UTI em todo o RN, reforçando o processo de regionalização da saúde pública em território potiguar. Com a inclusão do Mariano Coelho e do Rafael Fernandes, já são 93 novos leitos de UTI, sendo dez desses pediátricos, na rede SUS no estado.

A lista de hospitais com UTIs inclusas no sistema do Ministério da Saúde conta com os regionais Dr. Alfredo Mesquita (Macaíba), Dr. Cleodon Carlos de Andrade (Pau dos Ferros) e Tarcísio Maia (Mossoró), além do Pediátrico Maria Alice Fernandes, Central Coronel Pedro Germano e Dr. José Pedro Bezerra, esses em Natal.

A habilitação confirmada pelo Ministério da Saúde é o reconhecimento da estruturação técnica correta dos leitos e garante um financiamento parcial dos leitos, que passa a ser mantido com recursos do Governo do Estado e da União. O investimento estimado para a manutenção dos 93 leitos funcionando é de R$ 18,3 milhões por ano.

Outros pedidos de habilitação de leitos no RN ainda estão sob avaliação do ministério, como no caso do hospital Memorial São Francisco, na capital. A secretaria ainda avalia avançar com as habilitações de outras unidades, como o Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos, em Assú, que teve dez leitos de UTI instalados durante a pandemia que hoje são custeados unicamente pelo Governo do Estado.

 

Profissionais da saúde são convocados em processo seletivo

Os profissionais da saúde aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) Nº 001/2021, para contratação emergencial de profissionais para cargos específicos da Secretaria Municipal de Saúde estão sendo convocados. A lista com os nomes dos convocados está disponível na edição de quinta-feira, 3, do Jornal Oficial do Município (JOM).

Nesta convocação, foram chamados 30 profissionais da saúde, sendo 20 técnicos de enfermagem, 3 enfermeiros, 3 cirurgiões-dentistas, 3 fonoaudiólogos e 1 psicólogo. Os convocados devem comparecer à sede da Secretaria Municipal de Administração, situada na rua Idalino de Oliveira, nº 106, bairro Centro, Mossoró-RN.

Os candidatos convocados devem comparecer até terça-feira, 8, (o prazo determinado é de três dias, a contar com a data de publicação no JOM), no horário do expediente aberto ao público, das 7h30 às 17h. A documentação necessária para apresentar no local também está disponível no JOM.

Os aprovados convocados no PSS devem comprovar habilitação e entregar a documentação com vistas à contratação temporária. Os documentos devem ser entregues, rigorosamente atualizados, originais e cópias simples, conforme constam no edital de convocação.

A última convocação de aprovados no processo seletivo da saúde ocorreu em setembro, quando a Secretaria Municipal de Saúde convocou 54 candidatos aprovados para os seguintes cargos: enfermeiro; técnico de enfermagem; cirurgião-dentista; auxiliar de consultório dentário; fonoaudiólogo; psicopedagogo; psicólogo; e educador físico.

Tags:

Hospital Rafael Fernandes
Mossoró
leitos
UTI
saúde

voltar