Sábado, 18 de janeiro de 2025

Postado às 09h00 | 08 Nov 2022 | redação Festa de Santa Luzia terá 13 dias de programação com início em 1o de dezembro

Crédito da foto: Glauber Soares / Diocese de Mossoró Santa Luzia, padroeira de Mossoró

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

A mais tradicional e esperada festa religiosa de Mossoró já tem data para ser iniciada. Neste ano, a Diocese de Santa Luzia prepara um evento com 13 dias de duração, com os festejos iniciando no dia 1º de dezembro. Esta é uma novidade em relação a antigas edições, que iniciavam sempre no dia 3 de dezembro, totalizando 10 dias de festa.

Outra grande novidade para este ano é a apresentação dos cantores religiosos Ítalo Poeta e Ana Clara Rocha, que se destacam tanto no segmento religioso nacional. Ambos se apresentarão no adro da Catedral de Santa Luzia, no dia 1º de dezembro, marcando o início dos festejos da padroeira de Mossoró.

O anúncio da data de abertura da festa de Santa Luzia deste ano ocorreu no último sábado, 5, durante a Feijoada da Luz. Na ocasião, foram anunciadas as equipes que trabalharão na festa, os dias que ocorrerão os festejos e as atrações da abertura. Após o anúncio das atrações, vários fiéis comemoraram a escolha da Paróquia. “Que notícia maravilhosa, Deus seja louvado. Um sonho em conhecer vocês, meus amores. Muito muito feliz”, disse uma fiel, na página oficial da Paróquia.

Apesar de apresentar as atrações que estarão na abertura da festa, ainda não foi divulgada a programação completa do evento. De acordo com a assessoria da festa, as informações serão divulgadas posteriormente, quando toda a programação estiver confirmada. A expectativa é de que tudo seja anunciado nos próximos dias, conforme for se aproximando o início dos festejos. “Esse ano a festa será de 1º a 13 de dezembro com vários eventos. Breve divulgaremos as datas e horários”, informa a página oficial da Paróquia.

Dentro dos festejos da padroeira de Mossoró, a Diocese prepara uma série de atividades com o intuito de incluir toda a sociedade. No dia 4 de dezembro ocorre a pedalada de Santa Luzia, que terá início na sede do Cursilho, na Igreja de São Paulo, Nova Betânia. “Lembrete: não tem inscrição. Compre a camisa da pedalada e concorra a brindes. A camisa será vendida na lojinha de Santa Luzia”, informa.

“O uso da bicicleta como meio de transporte na cidade ou só para passeios aumenta cada vez mais. E o estímulo para pedalar aparece por vários motivos. Um deles é a busca por uma maior qualidade de vida, um dos grandes benefícios de andar de bike para qualquer pessoa”, argumenta a Paróquia, lembrando que esse é um dos motivos para a realização da pedalada.

Além da pedalada, também será realizada a 15ª Corrida de Santa Luzia, nos dias 10 e 11 de dezembro. No primeiro dia, participam as crianças de 4 a 13 anos, que farão um percurso de 50 a 200 metros, não havendo premiação, mas, sim, medalhas como forma de incentivo à prática esportiva. No dia 11, participam os adultos que farão percursos de até três distâncias: 5 km, 10 km e 15 km, com participação de ambos os sexos.

O tema da Festa de Santa Luzia deste ano é “Corações ardentes, pés a caminho”. Este ano, a procissão sairá da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, localizada no conjunto do Abolição II, em direção à Catedral de Santa Luzia, localizada no Centro da cidade. A expectativa é de mais de 200 mil pessoas participem da procissão.

Catedral de Santa Luzia será reaberta nesta quarta-feiram 9

No final de maio, a Catedral de Santa Luzia era fechada para reforma. Agora, seis meses depois, ela será reaberta. Nesta quarta-feira, 9 de novembro, será realizada a primeira missa dentro da Catedral, às 19h, com bênção e dedicação do altar. O bispo diocesano Dom Mariano Manzana presidirá a solenidade de abertura.

Essa missa marcará o retorno de todas as atividades na igreja mãe da Diocese.
A primeira fase da obra contou com climatização, pintura da parte interna, tratamento acústico, novo som, revitalização dos bancos, novo piso e reestruturação de toda a parte elétrica. Toda a obra foi feita com recursos da paróquia, que é fruto das doações da sociedade mossoroense.

“Convidamos nossos irmãos e irmãs para estarem presentes neste momento tão importante e marcante para a nossa igreja mãe. A Catedral de Santa Luzia de Mossoró passou por um amplo processo de revitalização, deixando-a muito mais confortável e com melhorias acústicas significantes. Agradeço imensamente a todas as pessoas que contribuíram para esse momento”, disse o padre Flávio Augusto Forte Melo, pároco da Paróquia de Santa Luzia.

O dia 9 de novembro é uma data simbólica para a Igreja Católica em todo o mundo. Isso porque, nessa data, ocorre a tradicional dedicação da Basílica de São João de Latrão, a mãe de todas as igrejas, que está localizada em Roma, na Itália. É a casa do bispo de Roma, que é o Papa Francisco.

“Como a Basílica de São João de Latrão é a mãe de todas as igrejas do mundo, a Catedral de Santa Luzia de Mossoró é a mãe da nossa Diocese. Por isso escolhemos essa data, tão marcante para os católicos do mundo todo, para também agradecermos a Deus e a Santa Luzia, nossa padroeira, pela reforma da nossa Catedral”, explicou padre Flávio.

Tags:

Santa Luzia
padroeira
Igreja Católica
Mossoró

voltar