Terça-Feira, 03 de dezembro de 2024

Postado às 09h00 | 13 Nov 2022 | redação Mossoró contará com 15 locais de aplicação de prova. Confira a lista

Crédito da foto: Jornal de Fato Campus da Uern é um dos locais de provas do Enem

Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

Neste domingo (13), será realizado o primeiro dia da aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano, Mossoró contará com 15 locais aptos a receber os participantes do certame. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) mostram que Mossoró teve 9.446 inscritos para o Enem do ano vigente.

As provas serão aplicadas no campus central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), da Universidade Potiguar (UnP) e da Faculdade Nova Esperança (FACENE), além das escolas estaduais Monsenhor Raimundo Gurgel, Jerônimo Rosado, Doutor Lavoisier Maia, Governador Dix-Sept Rosado e Professor Abel Freire Coelho.

Além destas instituições, outros locais que receberão os participantes são o Centro Estadual de Jovens e Adultos Professor Alfredo Simonetti, Sesi Escola, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Associação Cultural Educacional Mater Christi, Centro Estadual de Educação Profissional Professor Francisco de Assis Pedrosa e Colégio Diocesano Santa Luzia.

Cinco destes locais contarão com atendimentos especializados (Auxílio leitura, auxílio transcrição e intérpretes de Libras) e vídeo prova. Estarão com esses atendimentos a UnP, UERN, Colégio Diocesano, Escola Raimundo Gurgel e Governador Dix-Sept Rosado. Ainda será mantido o distanciamento e uso de álcool, obedecendo às normas sanitárias e uso de máscaras.

A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado aos participantes no Enem impresso, além de 16 recursos de acessibilidade. Para comprovar a necessidade de atendimento, o participante deveria providenciar documento comprobatório de acordo com as regras do edital.

Os tipos de atendimento especializado são: Gestante; Idoso; Lactante (participante que precisa amamentar nos dias do exame deve comparecer ao local de prova acompanhada de adulto, que ficará em sala reservada com o bebê; Estudante em classe hospitalar; Deficiência ou condição específica (participante que tiver alguma doença). O CID da doença deve ser informado durante a inscrição; Baixa visão; Cegueira; Deficiência auditiva; Deficiência física; Deficiência intelectual (mental); Déficit de atenção; Discalculia; Dislexia; Surdez; Surdocegueira; Transtorno do espectro autista; e Visão monocular.

No primeiro dia de Enem, além da redação, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, os participantes fazem as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias.

São 45 questões em cada área do conhecimento. Cabe pontuar que, no caso do Enem Digital, a redação seguirá os mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel, redigida em formato impresso.

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

 

RN tem quase 85 mil inscritos no ENEM 2022

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apontam que 84.966 inscritos estão aptos a realizarem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2022. Este número refere-se à quantidade de participantes que farão as provas impressas. O RN contabiliza 1.456 que realizarão o exame digital. Todos em Natal.

Neste ano, as provas serão aplicadas em 40 municípios potiguares. O maior número de inscritos a participar do Enem 2022 no território potiguar está em Natal. A capital do estado soma 26.439 pessoas inscritas para o certame neste ano. Somente Natal e Mossoró (9.446) têm mais de 5 mil inscritos.

O maior número de participantes está no sexo feminino. Estão aptas a realizarem o certame 50.365 mulheres. O quantitativo representa pouco mais de 59% dos inscritos. Já o número de homens inscritos no exame soma 34.601, o que equivale a quase 41% (40,72%).

Um total de 40.092 participantes declarou serem pardos. Já 33.925 inscritos declararam-se brancos. O número de negros chega a 7.875. Amarelos somam 1.536 e 1.277 não declararam cor. Há ainda 267 indígenas inscritos.

Já por faixa etária, o maior número de inscritos no território potiguar encontra-se entre 21 a 30 anos. Nesta faixa são 27.514 inscritos. Há 216 pessoas acima de 60 anos aptas a realizarem as provas e 278 pessoas menor de 16 anos.

Completaram o Ensino Médio 50.074 pessoas inscritas no Enem 2022. Já os inscritos que estão cursando o último ano do Ensino Médio são 24.215. Cursando o Ensino Médio, mas sem conclusão em 2022 são 10.419. Por fim, 258 inscritos estão na condição de nem cursando, nem com ensino médio completo.

 

LOCAIS DE APLICAÇÃO DE PROVA DO ENEM 2022 EM MOSSORÓ

- Faculdade Nova Esperança (FACENE)

- Escola Estadual Monsenhor Raimundo Gurgel

- Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

- Escola Estadual Jerônimo Rosado

- Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

- Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Alfredo Simonetti (Supletivo)

- Universidade Potiguar (UnP)

- Sesi Escola

- Escola Estadual Doutor Lavoisier Maia

- Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

- Escola Estadual Governador Dix-Sept Rosado

- Associação Cultural Educacional Mater Christi

- Centro Estadual de Educação Profissional Professor Francisco de Assis Pedrosa

- Colégio Diocesano Santa Luzia

- Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho

BOX (RETRANCA)

NÚMERO DE PARTICIPANTES POR MUNICÍPIO

- Natal (26.439 inscritos)

- Mossoró (9.446 inscritos)

- Parnamirim (4.694 inscritos)

- Pau dos Ferros (3.287 inscritos)

- Caicó (3.187 inscritos)

- Currais Novos (2.359 inscritos)

- Santa Cruz (2.217 inscritos)

- Ceará-Mirim (2.054 inscritos)

- Assú (1.947 inscritos)

- João Câmara (1.882 inscritos)

- Nova Cruz (1.770 inscritos)

- São Gonçalo do Amarante (1.767)

- Macaíba (1.698 inscritos)

- Patu (1.584 inscritos)

- Apodi (1.576 inscritos)

- Santo Antônio (1.340 inscritos)

- Parelhas (1.242 inscritos)

- São Miguel (1.219 inscritos)

- Canguaretama (1.191 inscritos)

- Caraúbas (1.099 inscritos)

- Goianinha (1.059 inscritos)

- Angicos (1.043 inscritos)

- São José de Mipibu (956 inscritos)

- Extremoz (939 inscritos)

- Macau (912 inscritos)

- Alexandria (743 inscritos)

- Touros (721 inscritos)

- Areia Branca (706 inscritos)

- Umarizal (656 inscritos)

- Baraúna (634 inscritos)

- Alto do Rodrigues (621 inscritos)

- Jucurutu (549 inscritos)

- Vera Cruz (545 inscritos)

- Portalegre (530 inscritos)

- Luís Gomes (473 inscritos)

- Acari (456 inscritos)

- Ipanguaçu (401 inscritos)

- Tibau (400 inscritos)

- Jardim de Piranhas (363 inscritos)

- Nísia Floresta (261 inscritos)

Tags:

Mossoró
Enem
candidato
prova
redação

voltar