Sábado, 18 de janeiro de 2025

Postado às 09h15 | 18 Nov 2022 | redação Veja os pontos de vacinação contra a Covid-19 para crianças a partir de seis meses

Crédito da foto: Allan Phablo / PMM Campanha de vacinação em Mossoró

Por Edinaldo Moreno / Repórter do Jornal de Fato

Foi iniciada nesta quinta-feira, 17, a vacinação de crianças de 6 meses a menores de 3 anos, em Mossoró. Para esse público, foram disponibilizadas cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) em diferentes bairros da cidade. A vacinação dessas crianças se deu após o Município receber 370 doses de vacinas pediátricas, destinadas para crianças dentro dessa faixa etária com comorbidades.

As unidades de saúde que estão aplicando esse imunizante são: o Centro Clínico Evangélico, bairro Centro; Lucas Benjamin, no bairro Abolição III; Maria Soares, no Alto de São Manoel; José Leão, no Alto da Conceição e Chico Costa, localizada no bairro Santo Antônio. A intenção da Secretaria Municipal de Saúde é centralizar a vacinação nesses locais.

“Nós estaremos distribuindo essas doses em cinco Unidades Básicas de Saúde para que a gente consiga centralizar e vacinar o maior número de bebês nessa faixa etária com comorbidades sem a perda de doses da vacina”, destacou a titular da SMS, Morgana Dantas. É importante frisar que cada ampola do imunizante pode contar até 10 doses da vacina, por isso a importância de concentrar essa vacinação, evitando desperdícios.

O coordenador do Programa Nacional de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Etevaldo Lima, explicou que o esquema de vacinação para esse público será de três doses. "A criança toma a primeira dose, quatro semanas depois recebe a segunda e em oito semanas toma a terceira dose do imunizante”, informou.

“Queremos convocar os pais, responsáveis para levarem seus filhos de 6 meses a menores de 3 anos a uma das cinco UBSs que estão aplicando o imunizante. Lembrando que é preciso apresentar o cartão de vacina, um documento oficial (cartão SUS ou CPF) e um laudo, prescrição, algo que comprove que essa criança tem alguma comorbidade. Além disso, é importante fazer o cadastro no RN Mais Vacina”, complementou Etevaldo de Lima.

O Ministério da Saúde recomenda a administração das vacinas contra o coronavírus simultaneamente às demais vacinas do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de 6 meses de idade ou mais. Nos postos de saúde estão disponíveis as vacinas contra influenza, sarampo, poliomielite, febre amarela, entre outras.

Além da vacinação para as crianças menores de três anos, também foi iniciada em Mossoró a aplicação da 5ª dose da vacina contra covid-19 para as pessoas acima de 60 anos. A aplicação da 5ª dose em idosos com 60 anos ou mais está sendo feita em todas as UBSs da zona urbana e rural.

“Quanto ao público idoso, Mossoró segue as orientações do Comitê Estadual de Combate e Enfrentamento à Covid-19, vacinando a população a partir de 60 anos ou mais e que tenha tomado o segundo reforço, sua quarta dose, há quatro meses, independente de comorbidade”, informou o coordenador do setor de imunização do Município.

 

Veja quais são as comorbidades dos grupos de risco:

- Diabetes mellitus

- Pneumopatias crônicas graves

- Hipertensão Arterial Resistente (HAR)

- Hipertensão arterial estágio 3

- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo

- Doenças Cardiovasculares

- Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar

- Cardiopatia hipertensiva

- Síndromes coronarianas

- Vavopatias

- Miocardiopatias e Pericardiopatias

- Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

- Arritmias cardíacas

- Cardiopatias congênitas

- Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados

- Doenças neurológicas crônicas

- Doença renal crônica

- Imunocomprometidos

- Hemoglobinopatias graves

- Obesidade mórbida

- Síndrome de Down

- Cirrose hepática

 

Tags:

Mossoró
vacinação
Covid-19

voltar