Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
Neste domingo, 20, estudantes de todo o país fazem a segunda fase das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para alcançar o sonho de entrar em uma universidade. Neste segundo dia de prova, os candidatos respondem questões de matemática, física, química e biologia, no período de 4h30.
A prova de hoje contém 45 questões na prova Matemática e suas Tecnologias, e mais 45 na de Ciências da Natureza. Em Mossoró, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 9.446 mossoroenses realizaram a inscrição para fazer o Enem deste ano.
Até o fechamento desta edição, o INEP não informou o número de abstenções dos mossoroenses no primeiro dia de prova. Em nível nacional, compareceram ao exame 2.490.880 candidatos, dos cerca de 3,4 milhões de inscritos. O índice de abstenção no domingo atingiu 26,7%.
A reportagem do JORNAL DE FATO conversou com Pablo Lourenço, estudante do 3º ano do ensino médio. Ele falou sobre as expectativas em relação ao segundo dia de provas para o Enem e também sobre como está sendo fazer a prova pela primeira vez. Ele informou que o primeiro dia de provas, ocorrido no último domingo, 13, foi muito exaustivo, mas acredita que conseguiu se sair bem.
“O primeiro dia foi bom, apesar da ansiedade, por ser a minha primeira vez fazendo o Enem, e também pelo tempo muito longo fazendo a prova. Foram muitas questões e ainda teve a redação, que requer muito da nossa concentração e conhecimento. O processo de estudo foi razoável, mas mesmo assim eu vou tentar entrar no curso de Ciências Biológicas”, informou.
Mesmo optando pelo curso cujo peso maior será das questões respondidas hoje, Pablo Lourenço comenta que está com expectativa menor do que a do primeiro dia. “Na parte de Ciências da Natureza eu creio que vou me sair bem. Mas eu não sou bom em Matemática e é essa parte que está fazendo com que minhas expectativas diminuam bastante. Mas, vamos tentar”, disse o estudante.
Além do exame tradicional na versão impressa, os candidatos também puderam optar pela versão digital. De acordo com o Inep, neste ano, 65 mil candidatos se inscrevem na versão, que é realizada em salas de informática. Não há diferença entre as questões das duas provas.
No Rio Grande do Norte, 1.456 pessoas optaram pela prova digital enquanto 84.966 candidatos se inscreveram para fazer a prova escrita. No primeiro dia, 32.376 compareceram, dos 65 mil inscritos na versão digital. Historicamente, o segundo dia de provas registra um índice ainda maior de faltantes, com menos candidatos completando os dois dias de prova.
O exame é realizado simultaneamente para todos os candidatos seguindo o horário de Brasília. Para não chegar atrasado e perder a prova, é preciso estar atento ao horário de abertura e fechamento dos portões no seu estado. Em Mossoró, os portões se abrem às 12h e fecham às 13h.
Confira os horários do Enem:
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Saída sem caderno de questões: 15h30
Saída com caderno de questões: 18h
Término das provas: 18h30
O que levar para o Enem:
Documento oficial com foto;
Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente;
Cartão de confirmação (não é obrigatório, mas é recomendado);
Lanche e água (recomendado, devido ao tempo de prova);
O que não levar para a prova:
Equipamentos eletrônicos (se levar, deve guardá-los em um saco e entregue ao fiscal);
Óculos escuros e chapéus;
Caneta de material não transparente, lápis e lapiseira;
Borrachas;
Réguas;
Corretivos;
Livros e anotações;
Relógio;
Das 56 opções de cursos da Uern, 50 são para ingresso no 1º semestre
Milhares de estudantes de todo o Brasil vão se submeter às provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo, 20. De potiguares, são cerca de 86 mil inscritos que buscam vagas em universidades públicas, como a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, que vai oferecer, no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do próximo ano, 2.509 vagas.
Das 56 opções de cursos de graduação, 50 são para ingresso no primeiro semestre e 21, no segundo semestre. Alguns cursos oferecem ingresso tanto no primeiro quanto no segundo semestre. Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Apodi, Patu e Pau dos Ferros são as cidades onde a Uern está presente fisicamente por meio dos seus campi.
A Uern utiliza as notas do Enem, via SiSU, para ingresso nas vagas iniciais dos cursos de graduação. Do total de vagas, 50% são destinadas à cota social – das quais 58% são para pretos, pardos e indígenas –, e 5% à cota para pessoas com deficiência.
Há ainda o argumento de inclusão regional, que consiste em um percentual a ser acrescido na pontuação geral obtida pelo(a) candidato(a). Faz jus a esse bônus aquele(a) que tenha cursado integralmente os ensinos Fundamental e Médio em escolas públicas ou privadas localizadas no RN.
Além da democratização do acesso, a Instituição possui um conjunto de programas e ações de apoio à permanência estudantil, sobretudo para aqueles estudantes com menos condições financeiras. São ofertadas bolsas, moradia universitária, auxílios financeiros etc.
A professora Fernanda Abreu, titular da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), deixa uma mensagem de positividade aos candidatos. “Nós que fazemos a Uern e temos muito orgulho do poder transformador desta Universidade, desejamos a vocês que farão o Enem uma boa prova. A Uern está de braços abertos para recebê-los, como futuros universitários. Essa, com certeza, é uma etapa importante na vida de vocês estudantes e a Uern está com vocês, torcendo e aguardando sua chegada à nossa comunidade acadêmica”, desejou.
Tags: