Sexta-Feira, 17 de janeiro de 2025

Postado às 10h15 | 25 Nov 2022 | redação Apenas 20% dos doadores de sangue são voluntários, diz Hemocentro

Crédito da foto: Reprodução Doador de sangue

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

Nesta sexta-feira, 25 de novembro, é celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Doador voluntário é aquele que doa sangue de forma rotineira, com o objetivo de manter o estoque. De acordo com o Hemocentro de Mossoró, apenas 20% das doações de sangue recebidas pelo local são feitas por pessoas voluntárias.

A reportagem do JORNAL DE FATO conversou com Lenita Helena, assistente social do Hemocentro, sobre o assunto. Ela informou que 80% das pessoas que vão ao local são doadores de reposição, ou seja, são aquelas pessoas que estão designadas para doar para pacientes que vão fazer cirurgia ou estão internados nos hospitais da cidade.

“Nós recebemos aqui no Hemocentro um número muito grande de pessoas que doam sangue em prol de algum parente ou amigo que está precisando fazer uma cirurgia ou está internado nos hospitais da cidade. Hoje, apenas 20% dos nossos doadores são voluntários, que são aqueles que doam periodicamente, sem indicação para pacientes”, disse Lenita Helena.

A assistente social do Hemocentro informa que, atualmente, o estoque de sangue do local está equilibrado, mas que existem alguns tipos sanguíneos com o estoque mais baixo. “Nosso estoque está razoável, mas alguns tipos sanguíneos como O negativo e B negativo estão mais baixos que os outros. Mesmo assim, todo tipo sanguíneo é sempre bem-vindo e necessário para nós”, comentou a assistente social.

Atualmente, o Hemocentro está recebendo cerca de 40 doações por dia, embora precise de uma média de 50 a 60 doações diárias para manter o estoque totalmente equilibrado. “Precisamos manter essa média para manter o nosso estoque em níveis bons. Até porque a necessidade de sangue é inesperada, pode ocorrer a qualquer momento”, comentou a assistente social, lembrando que o Hemocentro envia bolsas de sangue para oito hospitais de Mossoró e vários hospitais dos municípios da região Oeste do Estado.

“Hoje nos temos dois hospitais que tratam pacientes oncológicos, a Liga e o Wilson Rosado, que demandam muitas doações de sangue. Além disso, tem as cirurgias cardíacas no Wilson Rosado e as cirurgias eletivas do Hospital Almeida Castro que também é abastecido por nós. Atualmente, nós abastecemos o Tarcísio Maia, a Liga, Wilson Rosado, Almeida Castro, Rafael Fernandes, Hospital do Rim, Hospital São Luiz. Além disso, o Hemocentro também abastece os hospitais das cidades da região Oeste, como Assú, Apodi, Caraúbas, Patu, entre outros”.

Quando o doador de sangue chega ao Homocentro, ele passa por uma pré-triagem, com exames rápidos, depois passa por uma orientação com o assistente social, que explica como funciona todo o processo e, por fim, realiza a triagem clínica com uma entrevista com o médico e enfermeiro. “É importante lembrar que essa entrevista é completamente sigilosa e só estarão presentes o médico, a enfermeira e o doador. Quem estiver apto, faz a doação, que dura em torno de 10 a 12 minutos”, frisa Lenita Helena.

Para tentar captar um número maior de doadores voluntários, o Hemocentro realiza um trabalho que engloba várias frentes. Além de divulgar nas redes sociais sobre a importância de doar sangue, o setor de serviço social do local ainda atua com os doadores que fazem indicações para pacientes já internados. “Sempre que esses doadores vêm, nós falamos sobre a importância de continuar doando e tentamos fazer com que eles sejam doadores voluntários”, informa a assistente social.

Para celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue Voluntário, o Hemocentro realiza um café da manhã e as pessoas que doarem sangue vão ter um momento especial. A assistente social fala ainda sobre a importância de ser um doador de sangue voluntário. “A doação voluntária é um ato de solidariedade, disponibilidade e responsabilidade social. A partir do momento que a pessoa se disponibiliza a doar, ela está proporcionando esperança de vida para quem não conhece, mas está precisando muito dessa doação”, conclui.

O Hemocentro abre de segunda a sábado e fica localizado ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), no bairro Aeroporto. De segunda a sexta o local abre das 7h às 18h, e aos sábados funciona das 7h às 17. Homens podem doar quatro vezes por ano e as mulheres estão liberadas para realizar a doação três vezes durante o ano.

 

Conheça os critérios para doar:

Estar em boas condições de saúde;

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos);

 Pesar no mínimo 50 kg;

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem à doação);

Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.

 

Quem é impedido de doar?

Pessoas que tiveram Hepatite após os 11 anos;

Pessoas com doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;

Pessoas que utilizam drogas ilícitas;

Pessoas que tiveram Malária;

Pessoas que tiveram Doenças de Parkinson.

Tags:

Hemocentro
Mossoró
doador
sangue

voltar