Sexta-Feira, 17 de janeiro de 2025

Postado às 04h15 | 27 Nov 2022 | redação Cresce a procura dos mossoroenses por camisas e acessórios

Crédito da foto: Toinho Alves Comércio de Mossoró se preparou para a Copa do Mundo

Por Amina Costa / repórter do JORNAL DE FATO

A Copa do Mundo no Qatar começou há uma semana, mas para os brasileiros, o mundial só iniciou na última quinta-feira, 24, quando a Seleção enfrentou a Sérvia. O jogo de estreia paralisou o país inteiro e em Mossoró não foi diferente. Os mossoroenses se reuniram em bares, casas de amigos e até mesmo nos ambientes de trabalho para torcer pela Seleção.

Com o placar favorável, os mossoroenses se mostraram mais interessados nos jogos da Copa do Mundo, especialmente em ornamentar ruas e adquirir roupas e acessórios que estão associados com a Canarinha. A comerciante Sandra Leite sentiu esse crescimento na expectativa dos mossoroenses pelos jogos da Copa. Ela comercializa camisas e percebeu que desde a quinta-feira a procura das pessoas pelas camisas nas cores da seleção aumentou.

“Eu estava sentindo muita resistência das pessoas em querer usar a camisa da Seleção. Muitas delas, por questões políticas, preferiram comprar as camisas nas cores azul, branca e preta. Mas, depois do jogo já recebi algumas encomendas de pessoas que querem usar a famosa amarelinha e também daquelas que evitam a camisa padrão, mas querem alguma que remeta à Seleção”, comentou a comerciante.

Além da busca por vestimentas, é possível ver ainda o crescimento no número de ruas de Mossoró que estão ornamentadas para o período. A autônoma Larissa Sousa comentou que reuniu os vizinhos e decidiu colocar bandeirolas na rua exatamente um dia antes do jogo da Seleção. “Nós só enfeitamos a rua na quarta-feira, 23. Antes desse dia não sabíamos se íamos ajeitar a rua porque aquele sentimento de copa mesmo não tinha chegado”, informou.

Larissa disse ainda que, com a vitória no primeiro jogo, a perspectiva é de que a animação continue pelos próximos dias. “Estava todo mundo meio sem clima de copa, até chegar o dia do primeiro jogo. Parece que reacendeu todo aquele sentimento que a gente só tem a cada quatro anos. Estamos bem animados pro jogo de segunda-feira, 28, e pro jogo de sexta-feira, 2. Já estamos organizando com os vizinhos para fazer churrasco e comemorar a próxima vitória”, relatou.

Com o entusiasmo do mossoroense em alta, o comércio local tende a colher bons frutos. A estimativa do Instituto Fecomércio RN é de que R$ 80 milhões sejam injetados na economia potiguar durante a Copa. Vestuário, acessórios, alimentos e bebidas foram apontados como os que serão mais consumidos pelos mossoroenses neste período de Copa do Mundo.

Além dos vendedores de camisas, adereços e itens para ornamentação, os bares da cidade também estão lucrando bastante com a transmissão dos jogos da Copa. Na última quinta-feira, barzinhos, espetinhos e buffets realizaram a transmissão dos jogos e estavam cheios. Em alguns espaços, a presença no local só ocorria mediante reservas ou pagamento de ingresso.

 

Concessionária de energia alerta para decoração em ruas

É comum, durante a Copa do Mundo, a população enfeitar ruas com as cores da bandeira nacional. Pelas ruas e principais avenidas das cidades, o verde e amarelo já tomam conta da decoração de residências e prédios comerciais. Mas, é importante que a população fique atenta durante a montagem para evitar ocorrência de acidentes com a rede elétrica.

Para garantir a segurança na hora da montagem dos enfeites e durante os jogos, quando os amigos se reúnem para assisti-los em espaços públicos e privados, a Neoenergia Cosern, concessionária de energia elétrica do Estado, faz algumas orientações de segurança para evitar a ocorrência de acidentes com a rede elétrica.

Uma das dicas é em relação à colocação de bandeirinhas e enfeites. A companhia alerta que esses itens devem ser fixados a uma distância mínima de 2,5 metros dos postes e cabos da rede elétrica. Outra dica é priorizar a fixação das decorações com cordas de sisal ou cordões de silicone.

“Evite a utilização de arames metálicos, bem como colocar a decoração próxima ao padrão de entrada, pontos de energia ou lâmpadas. Além disso, os benjamins, chamados popularmente de “T”, devem ser utilizados de forma provisória e emergencial. Em casos de uso prolongado, deve-se priorizar a régua ou filtro de linha”, alerta a companhia.


Orientações de segurança na decoração para a Copa do Mundo:

- Não use fitas metalizadas, papel alumínio ou papel laminado próximos à rede elétrica, pois esses materiais são condutores de eletricidade;

- Não utilize os fios da rede elétrica para instalação de bandeirinhas e adereços, pois nesses casos existe o risco de choque elétrico;

- Não faça as conhecidas “gambiarras” (ligações irregulares) para aumentar a iluminação das ruas. Além de crime, a prática é perigosa para quem instala e pode interromper o fornecimento de energia na região;

- Não lance serpentinas e confetes na rede elétrica, sejam metálicos ou não;

- Atenção à instalação de antenas de TVs ou de internet, que devem ser colocadas sempre longe dos fios das redes elétricas;

- Outro alerta importante é em relação aos fogos de artifício, que devem ser manuseados somente por adultos e utilizados em locais distantes da rede elétrica, afastados de bandeirinhas e de demais enfeites ou materiais que apresentem risco de incêndio. NUNCA lance fogos em direção à rede elétrica, busque sempre espaços abertos;

- Jamais mexa em equipamentos eletroeletrônicos como aparelhos de som, freezers ou geladeiras com o corpo molhado. Todos esses equipamentos precisam estar devidamente aterrados;

- Sempre que houver necessidade de manutenção dos circuitos elétricos de seu imóvel, opte por profissionais qualificados;

- Não socorra as vítimas se houver contato com fio partido. Nesse caso, acione imediatamente a Neoenergia Cosern pelo telefone 116 e o Corpo de Bombeiros pelo 190.

 

 

Tags:

Mossoro
Copa do Mundo
comércio
Brasil

voltar