A Uern efetua nesta quarta-feira, 30 de novembro, o pagamento integral da folha de novembro e do 13º salário dos servidores ativos. Esse pagamento vai injetar quase R$ 39 milhões na economia do estado, sobretudo em Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros – cidades onde a Uern tem Campus instalado
A antecipação do 13º salário aos servidores ativos é mais um benefício da LEI DE AUTONOMIA FINANCEIRA DA FUERN, aprovada no final de 2021, que possibilitou à Universidade realizar o planejamento financeiro.
Tendo em vista que os aposentados e aposentadas da Uern integram a folha do Instituto da Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern), o pagamento do 13º salário dos aposentados(as) segue o calendário anunciado pelo Governo do Estado.
Paralisação
Os professores paralisam as atividades hoje na luta por reajuste salarial. A categoria reclama que não há dez anos os salários não são reajustados.
A reitoria da Uern recebeu representantes da Associação dos Docentes (Aduern), com o objetivo de negociar a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração docente (PCCR).
A reitora Cicília Maia informou que a Universidade, por meio da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), vem realizando desde a aprovação dos Planos, estudos de impacto financeiro, visando a possibilidade de antecipar, de forma parcial ou total, a tabela que seria aplicada em 2025 para o ano de 2024.
O presidente da Aduern, Neto Vale, reconheceu o avanço da negociação e se comprometeu a levar a proposta de antecipação para a categoria.
Também participaram da reunião o vice-reitor Chico Dantas, integrantes da gestão e representações do Fórum de Diretores e do Fórum de Chefes de Departamento.
Tags: