Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
Iniciada na última quinta-feira, 1º de dezembro, a festa de Santa Luzia tem uma vasta programação religiosa e cultural pelos próximos 10 dias de festividades. Neste primeiro fim de semana de festejos, os fiéis poderão acompanhar a realização de eventos já tradicionais no calendário da festa, como a VI edição do Caminhoneiros da Luz, XIII Pedalada da Luz e a XVI Cavalgada da Luz.
Ainda neste sábado, 3, ocorre a VI edição do Caminhoneiros da Luz, que é uma carreata formada apenas por caminhões. Os caminhoneiros sairão às 14h do Posto SP na BR-304, em frente à SUBAÉ, e percorrerão várias ruas da cidade. Como tradição, o primeiro caminhão leva a imagem da padroeira de Mossoró. O encerramento deste evento ocorre na Paróquia de São Paulo Apóstolo, no bairro Nova Betânia.
Já nesse domingo, 4, ocorre a XIII Pedalada da Luz, às 6h. De acordo com a programação, os ciclistas saem da sede do Cursilho da Cristandade e Paróquia São Paulo em direção à Catedral de Santa Luzia. Além da pedalada, ocorre ainda a XVI edição da Cavalgada da Luz, a partir das 7h. A cavalgada sai da Capela São Pedro, no bairro Liberdade, e será finalizada no Parque Armando Buá (Feira do Bode).
Além desses eventos, a festa da padroeira de Mossoró terá ainda a programação religiosa, com missas que iniciam às 6h, confissões, as novenas, adorações, entre outras atividades que incluem também a programação cultural, com shows de artistas locais. Durante todas as noites de festa, os fiéis podem comprar itens religiosos na Lojinha de Santa Luzia, que fica localizada no Largo Monsenhor Huberto, ao lado da Catedral. A loja fica aberta das 7h às 21h30.
Confira a programação deste fim de semana:
Sábado, 3:
Tema: “Vem e segue-me” (Mc 10, 17-27)
Noiteiros: Paróquias do Zonal Mossoró II, Liga Mossoroense de Estudo e Combate ao Câncer - LMECC, Rede Feminina de Combate ao Câncer Mossoró e Região - RFCCMR, Associação Apoio ao Portador de Câncer Mossoró e Região - AAPCMR, Rotary Club, Lions Club Abolição e Lions Club Mossoró e APAE.
6h - Missa na Catedral de Santa Luzia
7h as 10h - Confissões na Catedral de Santa Luzia
7h as 11h - Adoração ao Santíssimo no Santuário do Coração de Jesus
9h – Noveninha de Santa Luzia – Paróquia de São Paulo
14h – VI CAMINHONEIROS DA LUZ
Saída: Posto SP na BR-304, em frente à SUBAÉ
Chegada: Paróquia de São Paulo Apóstolo (Nova Betânia)
16h – Novena. Pregadora: Ir. Maria da Piedade Freitas
17h30 – Palco Luz - Música religiosa
19h30 – Novena. Pregador: - Pe. Francisco Isaías da Costa- Ecônomo da Diocese.
21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo
4/12 – Domingo
Tema: “Coragem! Levanta-te, Ele te chama” (Mc 10, 46-52)
NOITEIROS: Paróquia do Menino Jesus, Comunidade Shalom, Comunidade Boa Nova, Comunidade Obra Nova, Mãos Ensanguentadas de Jesus e Terço da Redenção.
6h – XIII PEDALADA DA LUZ
Saída: Sede do Cursilho da Cristandade e Paróquia São Paulo
Chegada: Catedral de Santa Luzia
6h - Missa na Catedral de Santa Luzia
7h – XVI CAVALGADA DA LUZ
Local: Capela São Pedro (Liberdade I)
Chegada: Parque Armando Buá (Feira do Bode)
8h30 – Noveninha – Paróquia de São José
16h – Novena Pregador: - Seminarista Vinícius Emanuel- Seminário Santa Teresinha
17h30 – Palco Luz - Música religiosa
19h30 – Novena. Pregador: - Dom Francisco de Sales Alencar Batista – Bispo de Cajazeiras - PB
21h – Palco Eventos Culturais – Música ao vivo.
Regras visam prevenir ligações clandestinas de ambulantes durante festejos
As celebrações religiosas alusivas à Santa Luiza, padroeira de Mossoró, começaram e, durante o período, muitos autônomos montam barracas e lojinhas no entorno da Catedral. Nesse momento, é muito importante que os ambulantes cumpram regras de segurança relativas às ligações temporárias de energia elétrica para garantir que as festividades transcorram sem problemas.
Além da necessidade de solicitação da ligação temporária à Neoenergia Cosern, concessionária que administra a distribuição de energia no estado, os autônomos precisam portar autorização da Diocese de Mossoró para uso do espaço no entorno da Catedral de Santa Luzia durante o período das celebrações religiosas.
“Para atendimento da ligação provisória, faz-se necessário realizar a solicitação com antecedência mínima de três dias úteis, sendo o atendimento condicionado à disponibilidade de energia e potência. A ligação provisória é realizada com aplicação do equipamento de medição a qual, ao final do período, será realizado o ajuste do consumo a partir da leitura coletada em campo”, disse a concessionária.
“Ressaltamos a importância de os trabalhadores autônomos seguirem as normas de segurança para a realização de ligações temporárias de energia elétrica, com aval técnico da Neoenergia Cosern. E destacamos: não façam ligações clandestinas, o popular “gato”, que é um risco para quem faz e para a população”, afirma Talles Medeiros, supervisor da Neoenergia Cosern em Mossoró
Tags: