A Neonergia Cosern afirmou que as ações de combate às ligações clandestinas em Mossoró têm sido cada vez mais intensas. De acordo com a distribuidora, o volume de energia recuperado na Capital do Oeste seria suficiente para abastecer 30.126 residências por 30 dias.
Levantamento da concessionária mostra que entre janeiro e novembro de 2022 foram realizadas 4.653 inspeções na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. Deste total, a companhia identificou 355 fraudes e recuperou um volume de cerca de 4 milhões que estavam sendo desviados.
Ainda segundo a Neoenergia Cosern, as ações de combate aos furtos de energia (o popular “gato”) em todo o estado estão sendo intensificadas. De acordo com o último levantamento da “Operação Varredura” da distribuidora, a quantidade de “gatos” identificados e desativados entre janeiro e setembro no território potiguar cresceu 7,7% em relação ao total do ano passado. Ao todo, já foram realizadas 46.043 inspeções e identificadas 4.247 irregularidades nos nove primeiros meses deste ano.
No trabalho de combate aos ‘gatos’, que conta com apoio das autoridades policiais, a Neoenergia Cosern já recuperou 19,3 milhões de kWh entre janeiro e setembro. Para se ter uma ideia, o consumo médio mensal de uma residência potiguar é de 145 kWh. Esse volume de energia que estava sendo desviada e foi recuperada seria suficiente para abastecer, por exemplo, todo o Rio Grande do Norte por dois dias.
Em outro comparativo, a energia que estava sendo furtada e foi recuperada pela distribuidora seria suficiente para abastecer, juntos, os municípios de São Gonçalo do Amarante e Macau por 30 dias, por exemplo. Em 2022, quatro pessoas foram presas pelas autoridades policial em todo o Rio Grande do Norte praticando a irregularidade.
Furto x Fraude
A fraude é quando o consumidor já é cliente da Neoenergia Cosern e manipula o medidor de energia com o objetivo de reduzir o consumo faturado. Já o furto consiste em desviar energia diretamente da rede elétrica sem a medição do consumo e o conhecimento da distribuidora.
Os consumidores que se sentirem lesados com essa prática criminosa (uma vez que o prejuízo causado pelos desvios é dividido por todos) podem denunciar, de forma totalmente anônima, por meio do telefone 116, WhatsApp (84) 3215-6001 e pelo site da Neoenergia Cosern (www.neoenergiacosern.com.br).
Tags: