Por Edinaldo Moreno / reporter do JORNAL DE FATO
Na próxima terça-feira (13), feriado municipal por conta da procissão de Santa Luzia, padroeira de Mossoró, o transporte público funcionará com horário especial e tarifa reduzida. A novidade é a redução da tarifa para utilização do serviço, que será de 3 reais.
De acordo com a Prefeitura de Mossoró, as linhas terão como destino à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Abolição II, de onde a procissão terá início neste ano. Mais de 30 regiões da cidade devem ser beneficiadas com o esquema especial. Os coletivos sairão a partir das 15 horas e retornam até às 22 horas.
Conforme a Prefeitura de Mossoró, as pessoas que pretendem se deslocar até à Igreja do Abolição II para participarem da procissão e que necessitem do transporte coletivo poderão fazer integração em três pontos distribuídos no bairro Centro. Os pontos são os terminais da Praça do Carcará, Hotel Caraúbas e parada nas proximidades do Mercado Central.
“O transporte público funcionará da seguinte forma: teremos três pontos, onde quem desejar se deslocar à Igreja de Nossa Senhora de Fátima poderá contar com essa integração. Teremos os pontos dos terminais da Praça do Carcará, terminal do Hotel Caraúbas e nas proximidades do Mercado Central, para que os devotos possam utilizar o serviço com eficiência e segurança”, detalhou Luís Correia, diretor executivo de Mobilidade da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM).
Para facilitar a participação dos devotos à procissão, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM) adotou configuração de horário especial visando melhor atender aos fiéis.
“Procissão e festa de Santa Luzia, um momento especial para a cidade, logicamente a Sesdem tem também uma configuração especial para atender aos fiéis que vão prestigiar o evento. Sabemos que existe uma grande concentração de fiéis nas imediações da igreja de onde parte a procissão, dessa maneira montamos uma estratégia e realizamos a distribuição das linhas”, finalizou Luís Correia.
No dia 13 de dezembro, Mossoró celebra Santa Luzia, a padroeira do município. O percurso da procissão neste ano terá 4,1 quilômetros. Ela sairá da Matriz de Nossa Senhora de Fátima (Abolição II) e encerrará na Catedral de Santa Luzia, no Centro da cidade.
A tradicional procissão marca o encerramento da Festa de Santa Luzia. A estimativa de público para este ano é maior do que o registrado no ano passado, quando ainda havia restrições sanitárias por conta da pandemia da Covid-19.
Para esta edição, a expectativa é que 150 mil pessoas participem do cortejo. Em 2021, a estimativa de fiéis que estiveram presentes na procissão ficou em pouco mais de 100 mil. Neste ano, devido à vacinação contra o SARS-CoV-2, vírus causador da doença, avançada e o fim das restrições, há uma expectativa maior de presentes no evento que encerra as festividades da padroeira da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte.
HISTÓRIA
A tradicional Festa de Santa Luzia do Mossoró, segundo historiadores, acontece desde o amanhecer do pequeno arraial, com a chegada da imagem, em 1779. De início, pequena aglomeração na porta da capela, onde os devotos e fiéis prestavam suas homenagens à padroeira, com novenas e orações.
Na década de 1950, além das novenas, no interior da Catedral, a festa social se dava com as tradicionais quermesses com disputas entre as barracas dos solteiros e as barracas dos casados. Com o Monsenhor Huberto Bruening teve início a peregrinação da imagem de Santa Luzia, em preparação ao evento. De início, a imagem visitava apenas algumas residências da área da paróquia e anos depois, na gestão do Monsenhor Américo Simonetti, preparando a Diocese para o jubileu do ano 2000, a peregrinação estendeu-se por toda a Diocese.
A partir do ano de 1980, Monsenhor Américo assumiu a paróquia e a festa passou por transformações e ganhou maior visibilidade, com o crescimento não só no seu lado social, mas, acima de tudo, nos aspectos religiosos.
Programação da Festa de Santa Luzia segue até o dia 13 deste mês
Com o tema “Corações ardentes, pés a caminho”, as festividades alusivas à padroeira da Diocese de Mossoró teve início na última quinta-feira (1º) no adro da Catedral de Santa Luzia, no Centro da Cidade. O novenário começou na última sexta-feira (2) e seguirá até a próxima segunda-feira (12), com uma intensa programação religiosa.
Além da novidade de ser 13 dias de festejos, a programação conta ainda com outros diferenciais. A Procissão da Luz, que ocorre de 0h do dia 12, sai da Catedral em direção à Capela do Colégio Diocesano Santa Luzia.
Outra novidade desta edição é a o Cortejo da Luz, que ocorrerá no dia 13 de dezembro, às 15h30, com saída da Capela de Santo Agostinho, da Paróquia Menino Jesus, no conjunto Abolição V, e chegada à Matriz de Nossa Senhora de Fátima, no conjunto Abolição II, de onde sairá a procissão, às 17h.
Vale salientar ainda que a Lojinha de Santa Luzia funcionará também até o último dia da festa da padroeira mossoroense. O horário é das 8h até às 21h.
Tags: