Sexta-Feira, 17 de janeiro de 2025

Postado às 06h15 | 11 Dez 2022 | redação CDL estima crescimento de mais de 6% nas vendas durante ciclo natalino

Crédito da foto: Toinho Alves Comércio de rua de Mossoró

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

Com o período de fim de ano, o comércio passa a utilizar horários especiais para atender a todos os clientes neste período. Teve início ontem (10) e prossegue até o próximo dia 24 deste mês o ciclo natalino. Em 2022, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) estima crescimento nas vendas acima de 6%.

De acordo com a CDL, a expectativa é que as vendas sejam aquecidas nesse ciclo e prevê aumento de vendas de 6,1% em relação ao mesmo período de 2021. A instituição ressalta que os consumidores devem utilizar do 13º salário e do abono salarial para as compras natalinas.

“O período é importante para acelerar as vendas e esvaziar os estoques para receber novidades para o próximo ano, deixando o comerciante satisfeito com os lucros, juntamente com o aumento do índice econômico das áreas do comércio”, reforça o presidente da CDL Stênio Max.

A CDL explicou que com a liberação do 13º, durante o ciclo natalino houve um avanço médio de 36% em relação às vendas do ano anterior, movimentando cerca de 6,7 bilhões na economia desse ano, recuperando-se da pandemia da Covid-19. “O comércio se fortifica depois de dois anos prejudicados”, explica o presidente da entidade.

A estimativa do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) previu que o 13º salário injetaria R$ 249,8 bilhões na economia brasileira, montante que representa quase 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. O órgão também prevê aproximadamente 85,5 milhões de brasileiros beneficiados com rendimento adicional de R$ 2.672, em média.

Stênio Max ressalta que a expectativa dos lojistas/comerciantes é a melhor possível para este período que aquece a economia. “O comércio levanta expectativas positivas sobre as vendas de fim de ano, e uma grande prova disso são as contratações temporárias para o comércio em busca de atender os clientes que pretendem ir às compras”.

Ainda de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas do município, os presentes que estão na lista do povo para as compras de natal neste fim de ano concentram em linhas de perfumaria, roupas, calçados, brinquedos para as crianças, artigos de decoração que estipulam um valor entre 100 a 230 reais.

HORÁRIO ESTENDIDO

O ciclo natalino é um período que amplia o horário de atendimento ao público durante o mês de dezembro. O cronograma foi divulgado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O horário estendido pode chegar até a 4 horas de funcionamento.

De acordo com a entidade, nesta semana o horário ampliado será aplicado na segunda-feira (12), na quarta-feira (14), na quinta-feira (15) e na sexta-feira (16). Nestes dias, o horário de funcionamento estabelecido pela CDL será das 8h às 19h. Vale salientar que na terça-feira (13) será feriado municipal por conta da procissão de Santa Luzia, que encerra os festejos da padroeira de Mossoró.

Para este dia específico, a Câmara de Dirigentes Lojistas comunicou que a empresa que desejar funcionar deveria comunicar ao Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindilojas) com antecedência de 48 horas.

No sábado (17), o horário de funcionamento será das 8h às 17h, ou seja, quatro horas a mais do que no horário habitual de funcionamento do comércio neste dia da semana. O mesmo expediente será observado no dia 24. Neste domingo (11) e no outro domingo (18) o horário de funcionamento será das 9h às 14h.

Já na semana que vai anteceder o Natal, que é comemorado no dia 25 de dezembro, o horário de atendimento será estendido até às 20 horas. Ele inicia às 8h. Essas quatro horas a mais serão nos dias 19 (segunda-feira), 20 (terça-feira), 21 (quarta-feira), 22 (quinta-feira) e 23 (sexta-feira).

De acordo com a CDL, durante o horário em período natalino fica autorizado o comércio em geral abrangido pela presente Convenção Coletiva prorrogar a jornada de trabalho dos seus empregados nos dias acima relacionados, sendo que as horas excedentes desta prorrogação poderão ser compensadas, observado o limite de duas horas diárias, e remuneradas aquelas que excederem ao número de duas horas diárias. Ainda durante este período, os empregados estudantes ficarão dispensados do cumprimento da prorrogação do horário.

A CDL explica ainda que no dia 31 de dezembro de 2022 o comércio em geral, à exceção do Partage Shopping Mossoró, a Oitava Rosado Mall e o Shopping Popular “Tem de Tudo”, funcionará somente até às 14 horas.

Tags:

Mossoró
comércio
Natal
economia
compras
presentes

voltar