Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024

Postado às 11h00 | 13 Dez 2022 | redação Transporte público fará operação especial para atender fiéis de Santa Luzia

Crédito da foto: Arquivo / Jornal de Fato Ônibus da empresa Cidade do Sol

Por Edinaldo Moreno  / Repórter do JORNAL DE FATO

Nesta terça-feira (13), feriado municipal, ocorre a procissão de Santa Luzia, padroeira de Mossoró, que encerra a Festa de Santa Luzia. Por conta desta data, o transporte público coletivo do município realiza uma operação especial para atender fiéis que vão participar do cortejo. A imagem da padroeira sairá da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, Abolição II, às 17h.

De acordo com a Cidade do Sol, concessionária do serviço na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, todas as linhas, exceto a Universidades, circularão com destino à Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Abolição II, de onde partirá a peregrinação. A tarifa será de R$ 3,00.

A operação especial para a procissão de Santa Luzia foi definida a partir de parceria entre a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM), e a concessionária do transporte público local, Cidade do Sol.

“Sabemos o quanto o momento é especial para a cidade”, frisa o diretor da Cidade do Sol, Waldemar Araújo. “Entendemos o quanto o transporte público se faz necessário à participação da população na procissão. Por isso, além de preparar uma operação especial para a data, também estará sendo praticada uma tarifa diferenciada, no valor de R$ 3. O ônibus, mais uma vez, cumprirá seu papel social nessa data tão simbólica para o povo mossoroense”, acrescenta.

Segundo a Cidade do Sol, algumas linhas passarão por adequação de itinerários. Um dos casos é a Nova Mossoró. Esta linha seguirá direto para o Abolição II pelo trecho da BR-304. Já a linha Santo Antônio também fará ligação direta para a igreja, sem passar pelo Centro da cidade.

As linhas que operam na região do Grande Alto de São Manoel (Vingt Rosado, Nova Vida, Planalto e Odete Rosado), de acordo com a concessionária, seguirão o trajeto normal até o Centro e, em seguida, farão o percurso da linha Abolição. Neste caso, passarão por pontos como a Cobal, Praça dos Hospitais, Colégio Diocesano Santa Luzia, Escola Estadual Jerônimo Rosado, até chegar ao local de saída da procissão.

O percurso das linhas Sumaré/Bom Jesus será feito em direção ao bairro Boa Vista, seguindo direto para o bairro Abolição II, sem passagem pelo Centro. Da mesma forma a linha do Aeroporto, Abolição/Santa Delmira e Abolição V, que, após realizar o itinerário normal nos bairros de origem, seguirá com destino à igreja. A empresa explica que, em todos esses casos, os ônibus circularão com saída dos bairros a partir das 15 horas.

De forma estratégica, os devotos poderão fazer integração em três pontos distribuídos no bairro Centro: terminais da Praça do Carcará, Hotel Caraúbas e proximidades do Mercado Central. Segundo Luís Correia, diretor executivo de Mobilidade, os ônibus começarão a circular às 15h, saindo dos bairros e da região central da cidade.

“O transporte público funcionará da seguinte forma: teremos três pontos, onde quem desejar se deslocar à Igreja de Nossa Senhora de Fátima poderá contar com essa integração. Teremos os pontos dos terminais da Praça do Carcará, terminal do Hotel Caraúbas e nas proximidades do Mercado Central, para que os devotos possam utilizar o serviço com eficiência e segurança”, detalhou Luís Correia.

RETORNO

A concessionária do serviço público em Mossoró destaca ainda que os Ônibus seguirão esquema semelhante a edições anteriores para o retorno dos fiéis aos bairros. Segundo a Cidade do Sol, ao final da procissão, os ônibus das linhas Nova Vida, Vingt Rosado, Sumaré/Bom Jesus, Odete Rosado e Planalto sairão do Terminal Carcará.

Já as linhas Abolição V, Abolição/Santa Delmira, Santo Antônio, Nova Mossoró e Aeroporto seguirão a partir do Terminal do Hotel Caraúbas. O serviço funcionará até às 22h.

Tags:

Mossoró
RN
transporte coletivo
Santa Luzia

voltar