Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024

Postado às 11h15 | 19 Dez 2022 | redação Aduern debate sobre saída do Andes da central sindical Conlutas

Crédito da foto: Reprodução Professora Rivânia Moura é dos quadros da Uern

A Associação dos Docentes da Uern (ADUERN) realiza debate político sobre o processo de desfiliação do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES da central sindical Conlutas.

O debate acontece nesta terça-feira, 20, na sede da Aduern em Mossoró, às 9h, com a participação do Grupo de Trabalho de Política de Formação Sindical do ANDES (GTPFS).

A CSP é a central sindical a qual o Sindicato Nacional é vinculado desde o ano de 2007, dois anos após romper com a CUT.

Em 2022 o CONAD do Andes aprovou a desfiliação da central, mas a decisão final só será tomada no congresso da entidade, em fevereiro de 2023. Agora, todas as seções sindicais do Andes devem realizar debates sobre a temática da permanência ou não na central e ouvir a opinião da base sobre os rumos que o Sindicato Nacional deve tomar.

Participa da atividade na Aduern, a presidente do Sindicato Nacional, Rivânia Moura, que é docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

ANDES é um sindicato brasileiro, com sede em Brasília (DF) e seções sindicais nos locais de trabalho, que representa professores de ensino superior e ensino básico, técnico e tecnológico no país. Foi fundado em 19 de fevereiro de 1981 na cidade de Campinas (SP), como Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (a ANDES).

Sete anos depois, em 26 de novembro de 1988, após a promulgação da atual Constituição Federal, passou a ser Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (o ANDES-SN).

O ANDES-SN conta com quase 70 mil sindicalizados de instituições de ensino superior e institutos de educação básica, técnica e tecnológica e está representado em todo o território nacional pelas suas 121 seções sindicais.

- O debate promovido pela Aduern poderá ser acompanhado presencialmente ou através da ADUERN TV clicando aqui.

Tags:

Aduern
Uern
docente
Conlutas
Andes

voltar