Terça-Feira, 30 de abril de 2024

Postado às 08h45 | 20 Dez 2022 | redação Governo do Estado planeja inaugurar Hospital da Mulher no dia 29

Crédito da foto: Carlos Costa Obra física do Hospital da Mulher está praticamente concluída

Por Jornal de Fato

A obra física do Hospital da Mulher “Parteira Maria Correia”, em Mossoró, está praticamente 100% concluída. Faltam pequenos detalhes, mas que devem ser concluídos nos próximos dias. Com isso, o Governo do Rio Grande do Norte trabalha com a previsão de a obra ser inaugurada no próximo dia 29. Uma reunião prevista para esta semana entre a governadora Fátima Bezerra e a equipe técnica definirá a agenda do fim de ano.

A governadora quer inaugurar o hospital ainda este ano para que a unidade de saúde comece a funcionar no início de 2023. No entanto, Fátima Bezerra não vai precipitar qualquer decisão. Os técnicos do Governo Cidadão, responsáveis pela condução dos trabalhos, darão um diagnóstico preciso sobre a obra.

O governo tem um zelo especial com o Hospital da Mulher de Mossoró por se tratar da maior obra pública em execução no Rio Grande do Norte, orçada em mais de R$ 130 milhões, e que vai assistir mulheres de 60 municípios das regiões Oeste, Costa Branca, Vale do Açu e Central.

Os investimentos são feitos por meio de financiamento do Banco Mundial através do projeto “Governo Cidadão”, antes chamado de “RN Sustentável”. O projeto foi criado na gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini (2011 a 2014), que conseguiu financiamento de 540 milhões de dólares para investimentos em 10 cadeias produtivas do estado.

A obra do Hospital da Mulher ficou para ser executada na gestão do ex-governador Robinson Faria, mas foi paralisada várias vezes. Por gravidade, a missão foi transferida para a atual gestão estadual, que agora está concluindo a obra.

 

Fase de testes

Conforme o cronograma da obra, em setembro foi iniciada a fase de testes de ações finalizadas, como aparelhos geradores de energia, de tecnologia da informação, câmeras de segurança e iluminação. Toda a infraestrutura e superestrutura das edificações e alvenarias foram concluídas.

O planejamento é de entrada de operação de alguns serviços no início de 2023. Para isso, uma força-tarefa avançou os trabalhos de conclusão da obra. Entre os detalhes desta grande construção estão a sua fachada, parte composta em porcelanato e outra parte, em “pele de vidro”, o que favorece a ventilação e a iluminação natural.

O Hospital da Mulher terá mais de 160 leitos focados na atenção materno-infantil, ginecológica e obstétrica de média e alta complexidade. A meta é de 20 mil atendimentos anuais, de pacientes de mais de 60 municípios.

Serão 15 mil m² de área construída dividida em quatro andares com oito elevadores. O terreno, que soma 36 mil m², terá quase 200 vagas de estacionamento.

O governo realizou 16 licitações para compra de equipamentos, mobiliários e veículos para a unidade, que somam mais de R$ 40 milhões. Aparelhos de grande porte, como Raio X, que necessitavam estar no local antes das obras físicas serem erguidas, foram entregues.

Todas as licitações contaram com consultas públicas para dar transparência e promover uma ampla concorrência entre empresas do ramo hospitalar. Todo o processo é amparado pelas Diretrizes de Aquisições do Banco Mundial e passam por análises das áreas técnica e jurídica do Projeto Governo Cidadão.

 

NÚMEROS DO HOSPITAL DA MULHER

- 134 milhões estão sendo investidos no Hospital da Mulher

- 15 mil m² de área construída

- 90% da obra está concluída

- 160 leitos focados na atenção materno-infantil

- 20 mil atendimentos anuais previstos

- 60 municípios serão beneficiados

Uern fará a gestão acadêmica do Hospital da Mulher

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) fará a gestão acadêmica do Hospital da Mulher de Mossoró, e vai colaborar com a parte administrativa, já que o local também será dedicado à formação profissional, colaborando para diminuir a escassez de trabalhadores do setor.

A Carta de Serviços do hospital – um documento que tem a funcionalidade de um guia, um manual de operações – foi elaborada por um grupo de trabalho formado por técnicos do Governo Cidadão e da Sesap/RN, com a colaboração de universidades parceiras como a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Universidade Federal do RN (UFRN).

Há poucos dias, atendendo a uma solicitação do Diretório Central das e dos Estudantes Anatália de Melo Alves da Uern, foi realizada uma visita técnica ao hospital.  A vice-coordenadora-geral do DCE, Teirume Tatsukawua, observou que além de ser um importante espaço para a promoção da saúde da mulher de Mossoró e região, a unidade representa um vasto campo de estágio para estudantes da Uern.

“Como é um espaço que vai agregar muito na formação dos estudantes, a gente compreende que é muito importante que a gente, enquanto DCE e estudantes, possa conhecer o local”, declarou a estudante.

O pró-reitor Erison Natécio ratificou que o Hospital da Mulher é uma importante ferramenta social na área de saúde, e acadêmica, por meio dessa interseção entre Governo e Universidade que possibilitará que o Hospital seja um campo de estágio e prática para os estudantes, não apenas da área de saúde. “Essa visita reforça o compromisso da Universidade com a formação dos estudantes, de modo que eles possam conhecer a estrutura do Hospital da Mulher e se ambientar com o espaço”, frisa.

A reitoria Cicília Maia destacou a importância de acompanhar essa visita com os estudantes. “Nos próximos dez anos, essa é a obra de maior impacto do Estado. Esse é um espaço de muitas possibilidades em todas as áreas de formação acadêmica, e não somente da saúde, como pode parecer à primeira vista”, declara.

Tags:

Hospital da Mulher
Mossoró
Parteira Maria Correia
saúde

voltar