Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) irá ofertar 2.509 vagas nos cursos regulares de graduação, na modalidade presencial, para o Processo Seletivo de Vagas Iniciais (Psvi) Sisu/UERN, referente ao ano letivo de 2023.
A minuta que regulamenta a medida foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), da UERN, em reunião realizada nesta quarta-feira (21). De acordo com a decisão, as vagas serão distribuídas nas categorias Cota Social, Cota para Pessoas com Deficiência e Não cotista.
A primeira categoria contará com proporção de 50% do total de vagas, conforme prevê a Lei Estadual nº 10.480, de 30 de janeiro de 2019, destinada a candidatos que tenham cursado integralmente os ensinos fundamental e médio em escolas públicas, e para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
Já a segunda tem proporção de 5% do total de vagas, conforme prevê Lei Estadual nº 10.480, de 30 de janeiro de 2019. Os não cotistas são aqueles candidatos não pertencentes a Cota Social ou a Cota para Pessoas com Deficiência.
A Universidade explica que a inscrição do candidato será realizada exclusivamente por meio do acesso do candidato à Plataforma do Sisu, conforme previsão de cronograma divulgado pelo Sisu.
A convocação dos aprovados obedecerá à ordem decrescente de classificação dos candidatos, dentro da respectiva categoria ou subcategoria na qual realizou sua inscrição no Psvi Sisu/Uern 2023.
A relação dos aprovados será por meio de edital publicado pela Proeg. O edital que divulgar as relações dos nomes dos candidatos aprovados informará, também, os documentos necessários para a realização do Cadastro Institucional e da Matrícula Curricular de cada categoria ou subcategoria, especificando, ainda, a data, o local e o horário para apresentação destes.
SISU 2022
A UERN recebeu 17.041 inscrições de candidatos a cursos de graduação, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022. Do total de inscritos, 9.988 eram residentes do Rio Grande do Norte, correspondendo a 58% das inscrições.
Na Uern, o candidato que tenha cursado integralmente os ensinos fundamental e médio em escolas públicas ou privadas localizadas no Estado teve um bônus de 10% na pontuação geral.
Entre os candidatos, 8.624 escolheram os cursos da Uern como primeira opção no SiSU, enquanto 8.417 selecionaram a instituição como segunda opção de curso.
Do total de 17.041 inscritos, 13.932 (81,8%) inscreveram-se por meio de ações afirmativas, enquanto 3.109 (18,2%) candidataram-se às vagas na modalidade ampla concorrência.
Das 2.509 vagas ofertadas, 50% foram destinadas à cota social – das quais 58% eram reservadas para pretos, pardos e indígenas –, e 5% para pessoas com deficiência.
O que é o Sisu?
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do governo federal criado em 2010 que seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de Ensino Superior. A seleção acontece duas vezes ao ano: no primeiro e no segundo semestre.
O requisito básico para se inscrever no Sisu é ter realizado o Enem do ano anterior e não ter zerado a redação. Quem fez o exame como treineiro também não pode concorrer. É a partir da nota do Enem que o candidato poderá pleitear uma vaga em uma universidade.
A inscrição precisa ser feita no site do Sisu utilizando o CPF e mesma senha de inscrição no Enem. Depois, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa. É possível alterar essas opções ao longo do período de inscrições. Fica valendo a última escolha feita antes do encerramento das inscrições.
Calendário universitário do ano letivo 2023 é aprovado
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), aprovou o Calendário Universitário do ano letivo 2023. A medida foi aprovada em reunião ocorrida nesta quarta-feira (21).
Conforme o documento, o semestre letivo 2023.1 terá início no dia 2 de maio de 2023. Ele se estenderá até 2 de setembro do mesmo ano. De acordo com o calendário aprovado, o semestre contará com 101 dias leitos. Deste total, 88 dias úteis e 13 sábados letivos.
Já o semestre 2023.2 inicia dia 19 de setembro de 2023 e segue até 9 de março de 2024, também com 101 dias letivos. O calendário também estabelece as datas do recesso natalino – de 24 a 31 de dezembro de 2023– e as férias docentes, no período de 4 a 18 de setembro de 2023, e de 2 a 31 de janeiro de 2024.
Tags: