Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024

Postado às 11h15 | 29 Dez 2022 | redação Caged aponta saldo positivo de empregos em novembro em Mossoró

Crédito da foto: Ilustrativa Mossoró tem saldo de vagas de empregos com carteira assinada

Por Amina Costa / repórter do JORNAL DE FATO

 

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira, 28, apontou um saldo positivo de 327 empregos formais em Mossoró, no 11º mês do ano. O número evidencia que a segunda maior cidade do Estado realizou mais contratações de pessoas com carteira assinada do que demissões durante o mês de novembro.

O saldo de empregos gerados é consideravelmente maior do que o registrado no mês de outubro, quando a cidade teve um saldo de apenas 75 contratações formais no período. O segmento que mais gerou vagas no mês de novembro foi o de Serviços, com 237 postos de trabalho, vindo em seguida o Comércio com 204 oportunidades de empregos.

Conforme apresentam os dados do Caged, o comércio mossoroense realizou 680 admissões e 476 demissões no mês de novembro. Já em outubro, esse setor finalizou o mês com saldo negativo de -2 empregos formais (resultado de 483 admissões e 485 demissões). O resultado do comércio identificado em novembro foi o melhor registrado pelo setor em 2022. Até então, o melhor desempenho do setor tinha ocorrido em julho, quando foi registrado um saldo positivo de 83 empregos de carteira assinada.

O setor de serviços também apresentou melhora no mês de novembro em comparação com os meses anteriores. Em outubro já foi registrado saldo positivo de 205 empregos gerados no setor e, em novembro, como resultado de 888 contratações e 651 demissões. O município não registrava um saldo tão significativo de empregos gerados desde o mês de junho, quando o Caged registrou saldo de 307 novos postos de trabalho.

O crescimento nesses setores é justificado pela proximidade do fim de ano e, consequentemente, o aquecimento do comércio durante o período. No mês de novembro ocorrem grande promoções com a Black Friday e, neste ano, o acontecimento da Copa do Mundo, iniciada em novembro e finalizada no mês de dezembro. Com os jogos, tanto o comércio ficou aquecido quanto os restaurantes permaneceram cheios nos dias de jogos da seleção brasileira.

“Esse número reflete positivamente o período de final de ano, o qual muitos empregos temporários são criados para atender ao volume de vendas gerado. Os dados do mês de novembro trazem um destaque para os setores do Comércio com um saldo positivo de 204 novos empregos gerados, bem como o de Serviços que gerou 237 empregos. O saldo positivo de empregos em Mossoró representa 17,63% dos empregos gerados no Estado do Rio Grande do Norte”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Frank Felisardo.

Construção civil amarga consecutivos saldos negativos de empregos

No mês de novembro, apenas os setores de comércio e serviços conseguiram deixar o município com saldos positivos de empregos formais, aqueles que são registrados em carteira de trabalho. De acordo com os dados do Caged, os demais setores apresentaram resultados insatisfatórios, demitindo mais do que admitindo, no mês de novembro.

Um desses exemplos é a Construção Civil, que vem amargando sados negativos de empregos desde o mês de julho. Em novembro, o setor admitiu 300 profissionais e demitiu 362 pessoas, totalizando -62 empregos na área. Mesmo com os consecutivos saldos negativos, este ainda foi o melhor resultado do setor, desde quando atingiu o pior resultado, em julho.

Outro setor que registrou recuo pelo segundo mês seguido foi a Agropecuária, que encerrou novembro com saldo de -41 empregos formais. Em outubro, o setor também havia registrado saldo negativo de -23 postos de trabalho. Esse aumento no número de demissões no setor ocorre após quatro meses seguidos de saldos positivos de emprego.

Além da Construção Civil e Pecuária, outro setor que demostrou queda no número de criação de novos postos de trabalho foi a Indústria mossoroense. Em outubro e novembro a indústria da cidade apresentou saldos negativos de -14 e -11 empregos formais, respectivamente. Esses foram os piores resultados para o setor em todo o ano de 2022 e os únicos em que se demitiu mais do que se admitiu.

Tags:

Mossoró
emprego
economia
Caged

voltar