Edinaldo Moreno / Repórter do Jornal de Fato
A sexta edição da Operação Sorriso em Mossoró será realizada entre os dias 16 e 21 de janeiro de 2023. A última parcial da organização não governamental aponta para mais de 150 pessoas inscritas para a edição do próximo ano. Ela atende crianças, adolescentes e adultos nascidos com fissura labiopalatal e labiopalatina de forma gratuita.
As inscrições seguem abertas. A embaixadora do programa no Rio Grande do Norte, Ályda Mendes, destaca que todos os pacientes passarão por uma triagem com a equipe médica. A medida, segundo ela, é para verificar a viabilidade das cirurgias.
“Temos um link on-line para realizar o pré-cadastro e também entrando em contato através do número de telefone (84) 98751 4776. No momento, mais de 150 pessoas já foram inscritas. A demanda para participar da triagem é livre para todas as pessoas que nascerem com a fissura labiopalatina. Crianças e adultos”, disse.
Ályda Mendes comenta que esse pré-cadastro que está aberto é necessário para que a equipe médica multidisciplinar programe-se, mas que nada impede que a pessoa chegue ao local da triagem e seja atendida.
A triagem será realizada no dia 16 no Centro Especializado em Reabilitação (CER), localizado no bairro Santo Antônio e é uma avaliação com uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos, pediatras, cardiologista, cirurgiões plásticos, dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos, e etc.
“Os pacientes passam por vários atendimentos porque não é só a cirurgia, têm médicos, enfermeiros, psicólogos, cirurgiões, sendo toda a equipe da ONG, eles só precisam do lugar, da estrutura do hospital, que é o Wilson Rosado. Toda a equipe é voluntária e preparada para esse tipo de missão”, informou a embaixadora.
As cirurgias serão no Hospital Wilson Rosado, que foi cedido pelo Município. Elas ocorrerão entre os dias 18 a 21 de janeiro. “Após as cirurgias ficam ainda por uma semana uma equipe para avaliação pós-cirúrgica, e a cada seis meses voltam para uma nova avaliação. O impacto que a Operação Sorriso vem fazendo na vida social desses pacientes é gigante”, ressaltou.
As equipes da fundação sem fins lucrativos são formadas por profissionais médicos, anestesistas, assistentes sociais, cirurgiões plásticos, enfermeiros, fonoaudiólogos, geneticistas, nutricionistas, dentistas, pediatras e psicólogos. Os voluntários para a "Operação Sorriso" em Mossoró chegam à cidade entre os dias 14 e 15 de janeiro. Mais de 80 pessoas estão diretamente envolvidas na equipe.
As missões – como são chamadas as intervenções – duram, em média, uma semana. Após a triagem no primeiro dia, é montado o centro cirúrgico, onde acontecerão as operações nos próximos três a cinco dias, de acordo com a demanda e a disponibilidade do hospital parceiro.
O que são fissuras labiopalatinas?
As fissuras faciais são muito comuns. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada três minutos uma criança nasce no mundo com fissura labial e/ou palatina. Porém, você sabe quais são essas fissuras e suas consequências para a vida dessas crianças?
O que é fissura labial?
É a abertura que acontece no lábio superior. Há vários graus de comprometimento do lábio, desde uma espécie de cicatriz (casos mais simples) até uma abertura parcial ou total de toda espessura do lábio. Pode acontecer em um ou nos dois lados do lábio e sempre acompanha uma deformidade da asa nasal de maior ou menor intensidade.
270 pessoas foram operadas nas edições anteriores da Operação Sorriso
Nas cinco edições anteriores realizadas em Mossoró a Operação Sorriso operou 270 pessoas entre 2016 e 2020. O maior número de procedimentos cirúrgicos realizados foi em 2018, quando 63 pacientes passaram pela cirurgia.
Ainda de acordo com a ONG, em 2016 foram realizadas 53 cirurgias. Já em 2017 e 2019 foram 50 procedimentos feitos. Em 2020, o menor número registrado: 50 cirurgias.
O número de famílias atendidas nas edições anteriores chega a 513. O levantamento também aponta que nas cinco edições anteriores houve mais de 4 mil consultas. Ao todo, foram realizadas 4.409 consultas neste período.
Tags: