Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024

Postado às 09h45 | 03 Jan 2023 | redação Cães e gatos ainda podem ser vacinados contra a raiva em Mossoró

Crédito da foto: PMM Vacina antirrábica em Mossoró

Por Amina Costa / Repórter do Jornal de Fato

Os proprietários de cães e gatos de Mossoró que ainda não vacinaram seus animais contra a raiva durante a campanha de vacinação ainda podem imunizá-los contra a doença. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) informa que está disponibilizando a vacina antirrábica em sua sede aos animais beneficiados com a campanha.

De acordo com o órgão, a medida é para animais que já completaram o período de 1 ano da dose anterior. O horário de vacinação é de segunda a sexta-feira, sendo que de 2ª a 5ª das 8h às 11h e das 13h às 16h, e às sextas das 7h às 12h. A decisão de disponibilizar as doses da vacina surgiu após a população solicitar a continuidade da campanha.

“Geralmente trabalhamos com a vacina antirrábica somente no período de vacinação, mas tendo em vista o apelo da população, solicitamos aos representantes do Estado, doses complementares para utilizar nesse primeiro semestre de 2023 a fim de atender àqueles que precisam vacinar seus animais”, explicou João Paulo, diretor administrativo do Centro de Controle de Zoonoses.

A direção do CCZ explica que entre as principais orientações aos tutores de animais domiciliados estão: podem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de idade; somente animais saudáveis devem ser vacinados contra a raiva; os cães devem ser conduzidos com coleiras por pessoas maiores de idade que possam conduzir com segurança o animal; cães bravos ou mordedores devem utilizar sempre focinheira apropriada para evitar acidentes; e os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas ou protegidos com mantas de pano com total segurança para evitar fuga durante a vacinação.

Durante o período da campanha antirrábica no ano passado, o Centro de Controle de Zoonoses imunizou 35.128. A cobertura vacinal ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e chegou a 92,5%. A meta da campanha foi alcançada pelo Município ainda no mês de setembro, quando ultrapassou os 80% das aplicações previstas para a vacinação.

A campanha de vacinação antirrábica teve início em julho e a estimativa feita pela Secretaria Municipal de Saúde era de que existiam 38.118 animais domiciliares para serem vacinados na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. Durante a sua realização, foram realizados alguns dias D, bem como a ampliação dos pontos de vacinação, para que o maior número de animais possíveis fosse vacinado.

A raiva é uma doença que causa grande preocupação tanto aos donos de animais de estimação quanto às autoridades brasileiras, e a vacina antirrábica é a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis. Além de ser fatal em cães e gatos, a raiva pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados precisam ser redobrados visando a prevenção da doença.

A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos. Cachorros devem receber a primeira dose aos 6 meses de idade, ou de acordo com a recomendação do médico veterinário responsável. Em gatos, a administração deve ser feita uma semana após a terceira dose da vacina quíntupla e o reforço deve ser também anualmente.

Tags:

Mossoró
cães
gatos
vacina antirrábica
raiva
animal

voltar