Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024

Postado às 11h45 | 08 Jan 2023 | redação Janeiro Branco chama atenção para necessidade da saúde mental

Crédito da foto: reprodução Campanha Janeiro Branco

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

Neste mês de janeiro é celebrado o “Janeiro Branco”, campanha que chama a atenção da humanidade para questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e instituições humanas. Neste ano, o tema do movimento será “2023 – Ano do Equilíbrio”.

As ações visam quebrar tabus que impedem a população de cuidar da própria saúde. A campanha nasceu em 2014 e foi criada por um grupo de psicólogos de Minas Gerais. A princípio, esses profissionais abordavam pessoas na rua dando pequenas palestras sobre saúde mental para criar uma cultura sobre o tema.

O primeiro mês do ano inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós.

A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.

A pandemia da Covid-19 surpreendeu a humanidade e afetou a saúde mental das pessoas, forçando-as a ficarem reclusas em seus lares, tendo que adaptar suas rotinas à nova realidade de medo e insegurança. Hoje, mesmo após o avanço da vacinação e volta à normalidade, ainda restam sequelas na sociedade que precisam de atenção.

“Vivemos em uma sociedade que ainda possui preconceitos no tocante à promoção de saúde mental, ocasionando problemas a serem enfrentados no nosso cotidiano. A importância se dá no zelo, cuidado e valorização à vida”, explicou a psicóloga Kadja Diniz.

Ainda segundo a profissional, são cinco os principais sintomas de que a saúde mental da pessoa está afetada. Entre eles, estão isolamento de pessoas ou atividades que antes despertavam interesse; rebaixamento de autoestima; sentimento de desprazer diário; ansiedade constante; e passar a adotar comportamentos violentos e autodestrutivos.

Ela acrescenta quais são as principais dicas para uma saúde mental adequada. “Destacamos que as dicas mais importantes para uma saúde mental são a prática de atividades que te tragam prazer, estar em convívio com amigos e pessoas que ama, praticar atividades físicas e buscar ajuda psicológica”.

Kadja Diniz também ressalta como as pessoas podem trabalhar a saúde mental de forma adequada. Segundo ela, tratar o tema é de fundamental importância e também ter acompanhamento profissional.

“Um dos primeiros passos é reconhecer que o assunto demanda importância e atenção, pois está presente em cada pessoa. Diante disso, acompanhamentos com profissionais de saúde mental e também atividades individuais que promovam o bem-estar são caminhos possíveis para se cuidar da saúde mental”.

Podem ser considerados como um alerta para a saúde mental comportamento autodepreciativo, como insônia ou sono irregular; queda nos níveis de energia; alterações incomuns no apetite, como perda ou excesso; mudanças repentinas de humor, como irritabilidade e tristeza; perda de interesse por atividades antes consideradas interessantes; incapacidade de cumprir suas obrigações de rotina; raciocínio lento e perda de concentração, entre outros, podem ser considerados como um alerta para a saúde mental.

 

Lançamento de campanha em Mossoró ocorre neste domingo

A campanha Janeiro Branco, em 2023, tem como tema “A Vida pede Equilíbrio”. Em Mossoró, a campanha será lançada hoje (8), dentro do projeto Viva Rio Branco. O evento está marcado para as 17 horas. O encerramento será com a tradicional dança que ocorre aos domingos na praça.

O local foi escolhido justamente pela preocupação das pessoas com a saúde física, que é um grande aliado quando se fala em saúde mental e o “Viva Rio Branco” é movimento bastante consolidado de cuidado para a população de Mossoró.

A iniciativa terá orientações de profissionais da saúde, aferição de pressão arterial, entre outros, além da divulgação dos serviços do município com equipe de profissionais parceiros que estarão disponíveis para orientar a população a manter-se saudável emocionalmente.

Para manter a saúde mental em dia, algumas dicas são valiosas, como praticar atividade física, manter uma alimentação saudável, hidratar-se, ter um sono de qualidade, cuidar bem dos relacionamentos, valorizar-se, estar em companhia de pessoas otimistas e que te faça sentir bem.

O mês promove a reflexão e a renovação de ações e pensamentos para o ano que se inicia. O objetivo é alertar para os cuidados com a saúde mental da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, incluindo os transtornos mentais mais comuns como depressão, ansiedade e pânico.

UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), durante o mês de janeiro, intensificará as ações voltadas para incentivar a comunidade acadêmica a quebrar paradigmas e buscar atendimento sempre que achar necessário, sem preocupação com julgamentos ou comentários do próximo. As ações da campanha Janeiro Branco envolverão docentes, técnicos-administrativos e discentes. Confira mais informações na página 4 de Mossoró.

 

Títulos: Pessoas devem procurar atendimento especializado após apresentar e perceber sintomas

As pessoas que apresentam e percebam os sintomas é de fundamental importância não esperar por melhora sem a orientação de um profissional de saúde. Nesse caso, deve-se buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde da região onde se reside, a fim de que seja realizado o acompanhamento pelas equipes de Saúde da Família, além dos encaminhamentos, quando necessário, para o atendimento especializado nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Em Mossoró, a população pode encontrar vários equipamentos que trabalham com saúde mental, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS), Hospital Psiquiátrico Milton Marques de Medeiros, PAM do Bom Jardim, Centro Especializado em Reabilitação e Unidade de Pronto Atendimento do Santo Antônio.

EQUIPAMENTOS:

Unidades Básicas de Saúde (UBSs): UBSs de Mossoró desenvolvem ações de promoção e prevenção à saúde mental;

CAPS AD III: Equipamento de atenção psicossocial com foco em todas as faixas etárias, especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas;

CAPS Infantil: Equipamento de atenção psicossocial para pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes com foco em crianças e adolescentes;

CAPS II Antônio Herculano: Atendimento a todas as faixas etárias para transtornos mentais graves e persistentes;

CAPS II Mariana Neuman: Atendimento a todas as faixas etárias para transtornos mentais graves e persistentes;

Hospital Psiquiátrico Dr. Milton Marques de Medeiros: Internamento de pacientes para tratamento de saúde mental. Regulados por meio da UPA do Santo Antônio;

Centro Clínico Prof. Vingt-un Rosado (PAM): atendimentos ambulatoriais de adolescentes, adultos e idosos;

UPA Conchecita Ciarlini: UPA do Santo Antônio possui urgência em saúde mental;

Centro Especializado em Reabilitação – CER IV: Reabilitação intelectual (cognitiva e Transtorno de Espectro Autista), física, auditiva e visual. Marcação por meio de UBSs.

Tags:

Janeiro Branco
saúde mental
Mossoró

voltar