Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO
Levantamento divulgado pelo Instituto Técnico Científico de Perícia do Rio Grande do Norte divulgou a quantidade de carteiras de identidades produzidas em todo o território potiguar em 2022. O número de identidades emitidas em Mossoró ultrapassou a marca de 6 mil no ano passado.
Segundo dados do órgão, durante todo o ano de 2022 o ITEP produziu 6.140 cédulas. A média de identidades emitidas no ano passado na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte foi de 511 por mês. Mossoró tem dois pontos de emissão de identidades: na Central do Cidadão instalada na Rodoviária, no bairro Aeroporto, e no Estação Shopping, no Centro da cidade.
O agendamento para a confecção do documento para Mossoró, Grande Natal, Apodi, Assú, Currais Novos e João Câmara está disponível de segunda a sexta-feira a partir das 8 horas pelo site www.itep.rn.gov.br/agendamento. Nele basta acessar o endereço e escolher a Central que deseja ser atendido e depois selecionar a data e hora que pretende ir até a Central.
Diariamente, são ofertadas 1.517 vagas de agendamento em todo o Rio Grande do Norte (sendo 693 apenas para Natal). Atualmente, o serviço de emissão de RG acontece em 26 Centrais do Cidadão, 114 Câmaras Municipais e seis prefeituras (Câmaras e Prefeituras por meio de convênios).
No dia agendado para emissão do RG, o cidadão deve levar consigo os seguintes documentos: Obrigatório: Certidão de casamento ou nascimento originais e Laudos Médicos (somente para portadores de necessidades especiais); Opcionais: CNH, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, Cartão do SUS, Certificado Militar, Identidade Profissional, PIS/PASEP/NIS e Comprovante de Tipo Sanguíneo.
O órgão estadual explica que no ano passado conseguiu acabar com um problema antigo que atingia a população, que era a dificuldade em conseguir vagas para o agendamento. O Itep destacou que depois de muito estudo e a criação de uma plataforma própria de agendamento, hoje quem precisa fazer uma nova identidade consegue sem maiores problemas.
RIO GRANDE DO NORTE
Ainda de acordo com o levantamento, o ITEP/RN produziu 204.188 identidades. A média é superior a 17 mil por mês. Os postos com maior quantidade de RG emitidos foram: Central da zona Sul de Natal (22.984); Central do Alecrim (19.773); e Central da zona Norte de Natal (19.702).
Mais informações sobre a emissão de RN constam na Página 6 do Caderno Principal.
Em 2022, o Itep avançou em diferentes frentes na emissão de identidades. A primeira grande mudança foi o RG Biométrico. Mais seguro, esse novo modelo de coletas de digitais e informações é totalmente informatizado e agora já é feito em todo o Rio Grande do Norte.
Junto com o RG Biométrico, veio também o RG Digital RN, aplicativo (por enquanto apenas para Android) que possibilita que a pessoa que já tem a nova identidade (que vem com QR Code) possa utilizar seu documento no próprio celular.
RG de Urgência
O Instituto Técnico de Perícia potiguar também implementou o RG de Urgência, outra novidade para a emissão da identidade, modalidade na qual as pessoas podem comprovar, por meio de documentação, que têm necessidade real de ter um novo RG em um prazo mais curto e com isso recebem o documento em até três dias úteis após o setor responsável confirmar todas as informações.
Com a chegada da biometria, por passar por um processo de segurança mais rígido, a entrega do documento não é mais feita na hora, levando cerca de 15 dias para ocorrer.
Tags: