A unidade de Educação Infantil (UEI) Maria da Conceição Vidal, localizada no Planalto 13 de Maio, no Grande Alto de São Manoel, vem sendo alvo da ação de criminosos de forma frequente. A população reclama dos constantes furtos e arrombamentos
Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
A unidade de educação Infantil (UEI) Maria da Conceição Vidal, localizada no Planalto 13 de Maio, no Grande Alto de São Manoel, vem sendo alvo da ação de criminosos de forma frequente. Nos últimos seis anos, a unidade foi arrombada 27 vezes, tendo o mais recente arrombamento ocorrido na madrugada da última segunda-feira, 9.
A população reclama dos constantes furtos e arrombamentos, que comprometem a segurança e a qualidade do serviço ofertado na unidade infantil. De acordo com os funcionários, a sequência de assaltos vem provocando desequilíbrio na unidade, uma vez que os criminosos já levaram computador, brinquedos, material escolar e de expediente, lápis, bolas, panelas e alimentos.
De acordo com a informação divulgada pelo blog “Na Boca da Noite”, somente no ano de 2022 a unidade foi alvo de 7 ações criminosas e, em todas elas, a Prefeitura de Mossoró tomou ciência sobre a necessidade de reforçar a segurança do local com grades nas portas e janelas. Ainda de acordo com as informações, a Secretaria havia informado que não teria condições de instalar os “pega-ladrões” no local.
Janelas quebradas pelos delinquentes (foto: Blog Boca da Noite / Reprodução)
A instalação das grades de segurança na unidade já foi assunto discutido pela direção com os professores e a comunidade escolar. Mesmo com a necessidade de aumentar a segurança de todos os que trabalham e estudam na unidade, a direção do local informou que não tem condições de arcar com os custos dessa instalação, principalmente porque essa é uma atribuição da Prefeitura de Mossoró.
A creche passa por uma ampla reforma, mas devido ao orçamento apertado, não tem como incluir a segurança no projeto. “Uma UEI com aproximadamente 100 alunos não tem condições financeiras de bancar uma estrutura de grades com os recursos próprios. Isso é algo inaceitável”, afirma um membro do conselho escolar.
É importante ressaltar que a unidade educacional recebe recursos, mas eles têm destinação específica, como a compra de brinquedos e material que auxilia nas atividades pedagógicas. “Essas grades são equipamentos de infraestrutura e isso é competência da Prefeitura, e não da UEI”, ressalta.
Além dos constantes arrombamentos, os pais, professores e alunos estão preocupados com o retorno às aulas, que ocorre em fevereiro. De acordo com o blog, a creche não possui mais itens básicos como pratos, panelas e recipientes utilizados para produzir a merenda dos alunos. “Todas as panelas de alumínio foram furtadas da creche. Vamos iniciar as atividades sem condição mínima para fazer nosso trabalho. Isso é um absurdo”, afirma uma funcionária, que não quis se identificar.
No mês de setembro, a Prefeitura de Mossoró informou que estava revitalizando sete Unidades de Educação Infantil, entre elas a UEI Maria da Conceição Vidal. Nela, estão sendo realizadas a revisão elétrica e hidráulica, de cobertura, descupinização, pintura, revisão de esquadria de madeira e de ferro, substituição de portas e obras de acessibilidade.
A falta de segurança nos ambientes de trabalho é uma reivindicação antiga do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum). “Precisamos que haja uma preocupação com os servidores. Não se trata de casos isolados, e nada é feito para mudar esse quadro. É preciso que se reforce a segurança de alguma forma”, informa a presidente Eliete Vieira.
A reportagem do JORNAL DE FATO tentou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação, por meio de sua assessoria, para saber o que está sendo feito para solucionar o problema. No entanto, até o fechamento desta edição, a reportagem não obteve retorno por parte da assessoria.
Tags: