Sexta-Feira, 17 de janeiro de 2025

Postado às 10h00 | 19 Jan 2023 | redação Casa do Estudante de Mossoró volta a pedir doação de alimentos

Crédito da foto: Cedida Geladeira da Casa do Estudante está vazia

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

A Casa do Estudante de Mossoró (CEM) é um importante espaço para abrigar estudantes de municípios do interior do Rio Grande do Norte e de outros estados, que vêm para Mossoró em busca da realização de um sonho, que é concluir os estudos. Mas, para conseguir estudar, os estudantes passam por muitos desafios, que vão desde ficar distantes dos familiares e amigos até ficar sem alimentos e dinheiro.

Com o retorno das aulas em universidades e escolas de Mossoró, o local voltou a acolher os estudantes, que durante o período de fim de ano retornaram para suas cidades. Junto com o retorno dos estudantes retorna também a preocupação com a alimentação dos moradores do local. O diretor em exercício da CEM, Francisco Lucívio dos Santos, informa que atualmente a Casa dispõe apenas de arroz, feijão e sal para a alimentação dos moradores.

Ele comenta que, para atender a demanda de 35 estudantes que estão morando no local, o estoque de comida que existe é baixo, podendo durar poucos dias. “Hoje, a Casa tem os alimentos básicos, que são arroz, feijão e sal. Todo ano, nós passamos por esse dilema com a falta de alimentos, principalmente nesse período pós-férias e recesso escolar”, comenta o diretor em exercício.

Com o objetivo de garantir a alimentação dos estudantes do local, a Casa do Estudante solicita o apoio da sociedade, por meio de doações de alimentos não perecíveis (arroz, feijão, cuscuz, macarrão, entre outros) e perecíveis (ovos, salsichas, carnes, frango). A doação pode ser feita na própria instituição, que fica localizada à Rua Dr. João Marcelino, nº 4000, Bairro Nova Betânia, ao lado do Sesc.

“Na questão dos alimentos perecíveis, estamos com o estoque zero. Não temos ovo, mortadela, nem óleo na nossa despensa. Para esses itens o estoque está completamente zerado. Por isso, pedimos que a sociedade olhe pela educação e nos ajude. Nós temos estudantes de ensino médio, técnico e superior. Alguns, que estudam na Uern e Ufersa, vão e voltam a pé porque não têm dinheiro para ônibus”, enfatizou.

Francisco Lucívio informa que o Governo do Estado e a Secretaria de Juventude ajudam a instituição com a doação de alguns itens, como leite, e também de colchões e travesseiros. O diretor em exercício explica ainda que existe uma verba destinada para a CEM, mas que, devido a uma dívida trabalhista no CNPJ do local, esse valor não pode ser repassado.

“Com essa dívida, que existe há alguns anos e não tem como ser quitada porque a Casa não tem condições para isso, nós ficamos impedidos de receber qualquer repasse público. Por isso, só contamos com a ajuda da sociedade e de empresários locais, para que a gente possa concluir nossos estudos, realizar os nossos sonhos e levar mais dignidade para as nossas famílias”, disse.


CEM passa por reforma financiada por empresário

Além das dificuldades financeiras, a Casa do Estudante de Mossoró (CEM) também precisa lidar com os problemas estruturais. A última grande reforma no local ocorreu em 2010 e, desde então, a estrutura passa apenas por alguns reparos. Esses reparos são fruto da generosidade do empresário mossoroense José Maria Oliveira, que ajuda há 15 anos a Casa e aos estudantes.

O diretor em exercício, Francisco Lucívio Santos, informa que, neste momento, está sendo realizado mais um reparo na estrutura do prédio, com a ajuda oferecida pelo empresário. “O senhor José Maria é um grande apoiador da Casa e já realizou algumas reformas na nossa estrutura. Já foram refeitas algumas paredes que estavam quase caindo e, agora, ele voltou a reformar outros pontos da nossa estrutura”, disse.

Francisco Lucívio informa ainda que sem a importante ajuda do empresário José Maria de Oliveira não sabe o que seria dos estudantes. “O senhor José Maria é o grande apoiador da Casa. Sem a ajuda dele a nossa situação seria ainda mais difícil. Em 2010, ele reuniu empresários e realizou a nossa última reforma e, agora, ele está encabeçando uma nova reforma na Casa do Estudante. A única missão dele é servir”, disse Lucívio Santos.

Para mais informações sobre as necessidades dos estudantes do local, basta entrar em contato por meio do telefone 98185-7573 ou pelo Instagram da residência estudantil (@cemrn). Os estudantes ressaltam que as doações de alimentos perecíveis e não perecíveis, bem como produtos de limpeza, podem ser doados diretamente no local.

Tags:

Casa do Estudante de Mossoró
estudantes
alimentos
estudos

voltar