O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, participam essa semana da etapa presencial do projeto Lean das Emergências, em São Paulo, dos dias 23 à 27 de janeiro.
A iniciativa do Ministério da Saúde, através do PROADI-SUS e parcerias com hospitais de excelência do país, tem como objetivo capacitar e apoiar gestores hospitalares para desenvolver projetos estratégicos e intervenções que ajudem a qualificar a assistência hospitalar.
O Lean nas Emergências visa a redução da superlotação dos serviços de urgências e emergências de Hospitais Públicos.
Uma equipe de oito profissionais do Hospital Tarcísio Maia, de áreas estratégicas como regulação, direçao, enfermagem e assistência social estão no Hospital da Beneficência Portuguesa em São Paulo para a fase de Gestão de Alta Performance em Emergências (GAPE) São cinco dias de imersão para que, em seguida, estes profissionais possam disseminar o aprendizado no local de trabalho.
"Estamos em busca de soluções estratégicas para garantir atendimento de emergência eficiente, como nos melhores hospitais do Brasil. É uma mudanca de cultura que o hospital vai passar, não é um projeto pontual. Servirá para a organização e padronização dos processos de trabalho da porta de emergência", explicou Viviane Fonseca - articuladora regional do oeste/Sesap/RN.
A unidade já recebeu visita da equipe da Beneficência Portuguesa e o ciclo tem previsão de duração de um ano. É esperado que, ao final do processo, seja possível reduzir a superlotação no hospital, aumentando a eficiência do atendimento, melhorando o giro de leitos, além de identificar desperdícios e como evitá-los.
Tags: