Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Postado às 10h00 | 04 Fev 2023 | redação Medicina da Ufersa em Mossoró oferta atendimentos à população

Crédito da foto: Jornal de Fato Campus da Ufersa em Mossoró

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

Os estudantes e professores do curso de Medicina da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) estão realizando atendimentos médicos em 11 especialidades diferentes, beneficiando a população de Mossoró e das cidades vizinhas. As consultas precisam ser agendadas com antecedência, de acordo com um encaminhamento já recebido pelo paciente.

Atualmente, são realizadas semanalmente consultas nas especialidades de Medicina de Família e Comunidade, Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria, Reumatologia, Cardiologia, Neurologia, Nefrologia, Endocrinologia, Psiquiatria e Práticas Integrativas. Quem tiver interesse em agendar uma consulta deve entrar em contato pelo telefone (84) 3317-8263, que também funciona no aplicativo Whatsapp.

“Por se tratar de um ambulatório escolar, nossos atendimentos são realizados por um aluno e por um professor, que precisam discutir os casos e decidir os encaminhamentos”, explica a enfermeira Janaina Queiroz. Por esse motivo, os atendimentos de urgência e emergência não são realizados na universidade. “Nós enfatizamos a importância do agendamento prévio porque o paciente precisa nos enviar uma foto do encaminhamento e aguardar até a data da consulta”, acrescenta.

De acordo com Janaína, os pacientes chegam aos ambulatórios da UFERSA após receberem um encaminhamento dos serviços básicos de saúde ou de hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). “A única exceção é a especialidade de Medicina de Família e Comunidade, que recebe pacientes sem encaminhamento prévio desde que eles entrem em contato com a nossa recepção para agendar uma consulta”, diz ela.

As consultas nos ambulatórios da UFERSA acontecem de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, mediante agendamento prévio. Por mês, em média, são contabilizados de 250 a 300 atendimentos. “Há especialidades, como pediatria, ginecologia e obstetrícia, que não são interrompidas nem mesmo no período de recesso acadêmico”, detalha a enfermeira Janaina Queiroz. Em 2022, foram realizados 2.859 atendimentos nas 11 especialidades oferecidas.

Um dos diferenciais dos atendimentos nos ambulatórios da Ufersa é a humanização. Claudinete Maria Fonseca, que mora no município de Ipanguaçu e está no 6º mês de gestação, começou a comparecer a consultas na universidade há três meses. “O atendimento aqui é muito bom, você nota pela delicadeza como eles tratam a gente, os detalhes. Tudo é muito conversado e explicado”, afirma ela.

“Desde o primeiro período os alunos já vão para a rede de saúde, começando pelas unidades básicas”, diz a professora Andrea Taborda, coordenadora do curso de Medicina da UFERSA. Com isso, segundo ela, os estudantes “têm uma visão integral da rede de saúde e do paciente, desde o seu território, do ambiente em que ele vive, suas relações familiares, para depois entrarem cada vez mais nas especificidades técnicas de cada área”.

Naedja Naira Dias é estudante do 12º período e diz que essa visão holística do paciente é uma das características mais marcantes do curso de Medicina da Ufersa. “Nosso curso trabalha com metodologias ativas, o que foge um pouco do tradicional”, diz ela. “Então, a gente não se preocupa só com o conhecimento técnico, mas procuramos ter um olhar para o ser humano”.

Nascida em Pernambuco, Naedja faz parte da segunda turma do curso de Medicina da Ufersa e já se prepara para o próximo desafio: a residência em Medicina da Família e Comunidade, que ela vai fazer no município de Caicó. “Eu acho que a formação que nós recebemos aqui é bem completa, porque nos dá uma visão da sociedade, do paciente e de como podemos ter um olhar para o bem-estar não só físico, mas também mental e social de cada pessoa”.

 

Tags:

Mossoró
Ufersa
Medicina

voltar