Terça-Feira, 22 de outubro de 2024

Postado às 09h30 | 08 Fev 2023 | redação Ufersa tem mais de 2 mil vagas para Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros

Crédito da foto: Jornal de Fato Entrada para o campus da Ufersa em Mossoró

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

A Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Prograd/Ufersa) divulgou o edital do Sisu 2023 na instituição. No documento publicado na última segunda-feira (6) no site da Universidade consta a oferta de 2.710 vagas distribuídas em cursos de graduação presencial nos campi de Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.

Conforme o edital, as inscrições ocorrerão de 16 a 24 de fevereiro somente na página do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O endereço eletrônico é https://sisu.mec.gov.br. Segundo a Ufersa, podem participar candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota superior a zero em todas as provas.

De acordo com o edital, metade das vagas é destinada a candidatos que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública, seja em cursos regulares ou em cursos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Ainda segundo o documento, podem concorrer também a estas vagas candidatos com certificado de conclusão com base no resultado do Enem; do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA); de exames de certificação de competências; ou, ainda de avaliação de jovens e adultos realizada pelos sistemas estaduais de ensino.

O item 1.20 do edital 004/2023 define os oito grupos que os candidatos oriundos de escolas públicas podem informar no momento da inscrição. Outra informação importante para os candidatos é que a Ufersa está ofertando todas as vagas para o primeiro e o segundo períodos letivos de 2023 nesta primeira edição do SISU. Ou seja: não haverá um novo edital da instituição este ano.

Conforme ainda o edital, os candidatos com melhor classificação ocuparão as vagas do primeiro período (2023.1) e os demais iniciarão as aulas no semestre 2023.2, sempre que o curso escolhido pelo candidato tiver dois períodos de entrada ao longo do ano. De acordo com o item 1.13 do edital, “não é permitida, em qualquer hipótese, a escolha do período letivo de ingresso pelo candidato, que será obrigatoriamente determinado em função da ordem classificatória”.

A primeira etapa da seleção será a Chamada Regular. O resultado desta fase será publicado no dia 2 de março de 2023 no site sisu.ufersa.edu.br e os candidatos aprovados terão até o dia 23 de março de 2023 para enviarem a documentação de matrícula por meio dos formulários que estarão disponíveis na página. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected].

LISTA DE ESPERA

Os candidatos que não forem selecionados para a Chamada Regular devem manifestar interesse em participar da Lista de Espera diretamente no site sisu.mec.gov.br entre os dias 28 de fevereiro de 2023 e 8 de março de 2023.

SISU

O Sisu é o sistema informatizado do MEC em que as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição.

Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicadas no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para participar, será exigido que o candidato tenha realizado o Enem de 2022, obtido nota superior a zero na prova de redação e não tenha participado do Exame na condição de treineiro.

 

Mais de 13 mil vagas serão ofertadas no Sisu 2023 no RN

Além das 2.710 vagas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, as universidades públicas do Rio Grande do Norte e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) vão ofertar mais de 13,5 mil vagas para o Sisu 2023.

Deste total, a maior parte está concentrada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A UFRN ofertará 7.136 cadeiras distribuídas em 98 cursos de graduação. As vagas estão distribuídas nos campi de Natal e no interior do estado.

Já a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) oferecerá 2.509 vagas para o certame neste ano. São 56 cursos de ensino superior.

O IFRN também contará com 1.237 vagas em cursos de graduação, nas áreas de licenciatura, tecnologias e engenharia, distribuídas em diversas regiões do estado.

BRASIL

Em todo o país, a primeira edição de 2023 oferece 226.399 mil vagas em 128 instituições públicas participantes, sendo 63 universidades federais. Ao todo, são 6.402 cursos de graduação.

No site do Sisu, é possível visualizar as vagas disponíveis por modalidade de concorrência, cursos, turnos, instituições e localização. O candidato tem a possibilidade de acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das instituições que fazem parte desta edição.

As inscrições serão abertas em 16 de fevereiro e poderão ser realizadas virtualmente até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 24 de fevereiro.

 

Durante a classificação, os candidatos optantes por concorrerem às reservas de vagas na Ufersa serão divididos em oito grupos:

? GRUPO L1 – Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 (um salário mínimo e meio), que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;

? GRUPO L2 – Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 (um salário mínimo e meio) e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola pública;

? GRUPO L5 – Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;

? GRUPO L6 – Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;

? GRUPO L9 – Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 (um salário mínimo e meio), que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;

? GRUPO L10 – Candidatos com deficiência, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 (um salário mínimo e meio) e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola pública;

? GRUPO L13 – Candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;

? GRUPO L14 – Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.

Tags:

Ufersa
graduação
ensino superior
universidade
Sisu
Enem

voltar