Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
O Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Hovet/Ufersa), localizado no Campus Oeste da instituição, é utilizado como base de apoio às ações regulares de ensino de iniciação, de pesquisa, de graduação e de extensão do curso de Medicina Veterinária, bem como dispõe de atendimento médico-veterinário para a população.
No local, são atendidos cães e gatos de pequeno, médio e grande porte, bem como animais silvestres. O trabalho é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar formada por alunos e professores, que também utilizam o espaço para a realização de projetos e pesquisas que são apresentados em congressos e feiras, nacionais e internacionais.
Nesta semana, o Hovet/Ufersa foi destaque na décima quarta edição do Programa de Incentivo ao Aperfeiçoamento Clínico Nacional (PIAC 2022) e na quarta edição do PIAC América Latina. O Programa abrangeu além do Brasil, outros países da América Latina, como o México e a Colômbia. O PIAC é uma iniciativa do Laboratório Farmacêutico Ourofino Saúde Animal com instituições de ensino superior em Medicina Veterinária.
Dentre todos os países participantes, a UFERSA conquistou o primeiro lugar geral. O trabalho apresentado teve como autores a Residente em Clínica Médica de Pequenos Animais, Francisca Mônica Coura Dias, com a orientação do Médico Veterinário, Kilder Dantas Filgueira. O trabalho premiado correspondeu a um estudo de caso, no qual foram utilizados produtos do portfólio do Laboratório Ourofino Saúde Animal, uma das empresas farmacêuticas veterinárias mais renomadas do Brasil.
O estudo foi submetido na forma de relato de caso, intitulado: “Êxito da Associação do Fipronil (NEOPet gatos®) e Prednisolona (Predidem®) no manejo terapêutico do complexo granuloma eosinofílico felino secundário a pulíase”. O professor Kilder D. Filgueira, que também é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Residência em Área Profissional da Saúde, com concentração em Clínica Médica de Pequenos Animais, frisou que a premiação representou um marco inédito para o HOVET/UFERSA.
Ressaltou ainda a importância de iniciativas envolvendo os setores público e privado na obtenção de melhorias para o Hospital Veterinário da Universidade Federal. O PIAC é um programa voltado para estudantes residentes que atuam em hospitais veterinários ligados a instituições de ensino parceiras. O objetivo é a apresentação de relatos de casos clínicos, para incentivar os residentes à prática clínica eficiente, ao aprimoramento de procedimentos médicos e à produção de pesquisas científicas.
Destaque no evento garantiu um Monitor Multiparamétrico para o local
Com a classificação obtida na edição 2022 do PIAC, o Hospital Veterinário da Ufersa foi contemplado com um Monitor Multiparamétrico. Já os autores do trabalho vencedor foram premiados com pacote completo para a participação no Congresso Veterinário Internacional de León, a ser realizado no segundo semestre deste ano, no México.
Além dessa premiação, os autores terão a oportunidade de visitar a Fábrica do Laboratório Ourofino Saúde Animal, localizada no município de Cravinhos, interior do estado de São Paulo. O professor Kilder Filgueira ressaltou que a iniciativa de participar do PIAC partiu da sua expertise no atendimento clínico do gato doméstico.
Segundo ele, após retornar do seu doutorado (realizado pelo Programa de Pós-graduação em Clínica Veterinária, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo – USP, campus capital), o HOVET/UFERSA iniciou atendimento especializado para a espécie felina, seguindo as diretrizes internacionais do programa Cat Friendly Practice®.
Destacou ainda que essa iniciativa levou ao HOVET/UFERSA a condição de ofertar o primeiro serviço especializado na área de clínica médica de animais de companhia, desde a sua inauguração, datada do fim da década de 90. A reitora Ludimilla Oliveira deu os parabéns pela premiação que conduziu o Brasil e a UFERSA a uma posição de destaque nacional e internacional.
Tags: