Por Edinaldo Moreno / Repórter do Jornal de Fato
Cálculos da Secretaria de Estado da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) estimam que o ano letivo 2023 na rede pública de ensino do Rio Grande do Norte registre, aproximadamente, 29 mil estudantes matriculados nos ensino fundamental e médio em escolas de tempo integral no território potiguar.
Deste total, cerca de 1,4 mil estão matriculados em unidades sediadas em Mossoró. Segundo a SEEC/RN, este número deve aumentar após o início do ano letivo, momento em que algumas matrículas são confirmadas de pais ou responsáveis que não fizeram no período oficial.
A educação em tempo integral visa manter o aluno por mais um período aprendendo dentro da escola e aproveitando esse tempo. Ao invés da criança ou adolescente sair da escola e ir para casa, a escola administra esse tempo livre com práticas esportivas, atividades sociais e outras mais.
De acordo com a pasta estadual, para este ano a oferta de Unidades de Ensino Médio e escola de ensino fundamental foi ampliada para 95 Unidades de Ensino Médio em Tempo Integral, com oferta de 22 mil matrículas e as de ensino fundamental chegando a 7 mil estudantes. Em 2022, o Estado do Rio Grande do Norte possuía 72 Unidades de Ensino Médio e 20 escolas de ensino fundamental, ambas em Tempo Integral.
No ano passado, a 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC) possuía cinco unidades de Ensino Médio em Tempo Integral, sendo quatro escolas no município de Mossoró. Para o ano de 2023 a oferta foi ampliada para seis unidades de Ensino Médio em Tempo Integral na 12ª DIREC. No Ensino Fundamental, a oferta é de três escolas com tempo integral na rede estadual.
As escolas da rede estadual de ensino em Mossoró que possuem Tempo Integral são: EETI Des. Silvério Soares, EETI Francisco Antônio De Medeiros, Escola Estadual Aída Ramalho Cortez Pereira, CEEP Professor Francisco De Assis Pedrosa, Escola Estadual Gov. Dix-Sept Rosado, Escola Estadual Ambulatório Cardeal Câmara. A partir do ano de 2023, a Escola Estadual Coronel Solon passará a ofertar o Ensino Médio em Tempo Integral.
A Secretaria de Educação detalha que Mossoró possui três escolas com oferta do Ensino Fundamental em Tempo Integral e quatro escolas com oferta do Ensino Médio em Tempo Integral.
A educação em tempo integral trabalha o desenvolvimento do aluno em período integral dentro da escola pública. Ela diz respeito ao tempo em que o indivíduo fica presente dentro da instituição, independente de terem matérias além das regulares para o currículo.
A maioria das instituições que adota esse modelo costuma implementar a extensão do tempo em turno e contraturno escolar. Durante metade de um dia letivo, os alunos estudam as disciplinas que compõem o currículo básico. É o caso do português, da matemática e da biologia.
Já o outro período tem aulas ligadas ao desenvolvimento de outras competências e habilidades que podem ser alinhadas junto com a educação integral, trabalhando disciplinas que desenvolvam os alunos amplamente como cidadãos ou ter temas regulares como aulas extras de disciplinas regulares.
A educação em tempo integral é a educação que prevê a permanência do aluno entre 7h e 9h por dia na escola. Em geral, as escolas em tempo integral oferecem cursos complementares como música, ginástica, robótica, entre outros, para os estudantes que são matriculados com uma carga horária mais extensa. Isso não significa, porém, que tal escola ofereça o modelo de uma educação integral para os alunos.
EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
Durante o seminário "Formação Inicial para as Unidades Escolares em Tempo Integral", realizado nesta semana, a secretária estadual da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer, professora Socorro Batista, informou que uma das ideias é criar incentivo financeiro para a cultura e o esporte dentro das escolas em tempo integral, depois de ouvir sugestão de um aluno no interior do Rio Grande do Norte:
“Nós temos um potencial instalado, que precisamos desenvolver. Não dá para pensar em educação em tempo integral se não proporcionar essas questões, que vão fortalecer o ensino”.
A titular da SEEC disse que está “convencida de que só vamos mudar o nível de aprendizagem dos alunos se houver uma colaboração entre estado e municípios, e o estado liderar um grande movimento pela recomposição da aprendizagem dos alunos.”
Rio Grande do Norte terá 150 escolas em tempo integral em 2023
A meta do Governo do Estado Rio Grande do Norte é implantar a educação em tempo integral em metade das escolas estaduais até 2025, mas o número dessas escolas pula de 92 para 150 a partir de 13 de fevereiro, data do início do ano letivo de 2023.
Conforme planejamento de expansão da Secretaria de Estado da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), estão previstas 47 novas unidades de ensino com oferta de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral por ano.
A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer disponibilizou 287.183 vagas para o próximo ano letivo, que será iniciado no dia 13 de fevereiro.
O prazo oficial para as matrículas de novos estudantes ficou aberto até o último dia 5 de fevereiro. A SEEC lembra que caso algum estudante deixou de se matricular durante o período oficial, basta procurar a unidade de ensino mais próxima.
Após efetuar a solicitação de matrícula, o pai ou responsável deverá comparecer à escola em até três dias úteis para entregar os documentos necessários, sendo eles: três fotos 3x4 atuais, cópia do Registro Civil, cópia do RG e do CPF, cópia do comprovante de residência e o histórico escolar ou declaração da escola anterior.
Tags: