Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 09h00 | 16 Fev 2023 | redação Carnaval 2023: Hemocentro realiza campanha de doação de sangue

Crédito da foto: Ilustrativa É importante doar sangue

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

Normalmente, em períodos de festa a população diminui a doação de sangue, como será o caso do Carnaval, que ocorre entre os dias 18 e 21 deste mês. Por conta da festa popular, o Hemocentro de Mossoró está fazendo parte da campanha de doação de sangue de toda a rede.

Esta data festiva tem um grande fluxo de pessoas se deslocando para os grandes eventos realizados nas mais diversas cidades brasileiras e não é diferente no Rio Grande do Norte. Muitos mossoroenses aproveitam o período e viajam para as principais cidades que realizam as festas.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas. O Ministério da Saúde reforça, periodicamente, a importância de os brasileiros adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue. “Por esse motivo estamos sempre realizando campanhas pontuais nessas datas comemorativas, como é o caso do Carnaval”, disse o farmacêutico e bioquímico da unidade em Mossoró, Zé Filho.

A doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. Além de pessoas que submetem a procedimentos e intervenções médicas, o sangue também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves - como Doença Falciforme e Talassemia - possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.

O profissional de saúde lembra que campanhas de doações são muito comuns e constantes nos bancos de sangue. “Fazemos essas campanhas a fim de repor os estoques e garantir atender a população”, explicou Zé Filho que destacou ainda a especificidade desta campanha. “Nessa campanha específica, a unidade se prepara para as festividades do Carnaval, que pode aumentar demanda de sangue, devido aos riscos de acidentes, violência, etc.”, completou.

Atualmente, Zé Filho ressalta que o estoque precisa melhorar para que o Hemocentro tenha um período de Carnaval aliviado. “Podemos dizer que encontramos em quadro de alerta, precisando melhorar para ficar tranquilo”.

O bioquímico do Hemocentro enfatiza ainda que as pessoas passam por uma triagem quando vão doar sangue. “Sempre antes de qualquer doação é realizada uma pré-triagem em que se verificam sinais vitais: temperatura, peso, altura, frequência respiratória, hemoglobina, oximetria, além de uma entrevista que avaliará os resultados da pré-triagem e a situação individual de cada doador como hábitos de vida, viagens prévias, doenças anteriores ou crônicas, uso de medicamentos, número de parceiros sexuais”.

Para doar sangue, a pessoa necessita ter de 16 a 59 anos, estar bem de saúde, não apresentar nenhum sintoma gripal, ter mínimo de 50 quilos, dormido bem na noite anterior e não ter ingerido bebidas alcoólicas.

Quem deseja ser doador de sangue é necessário se deslocar até a sede do Hemocentro Regional de Mossoró, que fica localizado vizinho ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). O horário de atendimento é das 7h às 18h.

 

Ufersa promove dia de atendimentos em saúde para comunidade acadêmica

Nesta quinta-feira (16), as Pró-Reitorias de Assistência Estudantil e de Gestão de Pessoas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) promovem um dia de atendimentos em saúde para a comunidade acadêmica na varanda do prédio da assessoria de comunicação.

A atividade será realizada das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30. Nos dois turnos haverá distribuição de preservativos e serão oferecidos quatro tipos de vacinas para servidores e alunos: Meningocócica, Tétano, Varicela, Covid-19.

No turno da manhã, acontece ainda uma abordagem a motoristas e pedestres para orientações de segurança no transito.

 

Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe); serão aceitos documentos digitais com foto.

- Pesar no mínimo 50 kg.

- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

- Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem à doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

- A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para a mulher.

- O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Tags:

Hemocentro
sangue
doação
Carnaval

voltar