Na maioria das cidades brasileiras, os foliões já saem às ruas e celebram o retorno do Carnaval dois anos depois uma interrupção na festa popular mais tradicional do país em razão da pandemia. Com tantas pessoas nas ruas e eventos públicos e privados sendo realizados de maneira simultânea, é necessário redobrar o cuidado para evitar incidentes e acidentes envolvendo eletricidade.
Pensando na segurança dos foliões, trabalhadores e daqueles que irão optar pelo sossego nesse período, há seis meses a Neoenergia Cosern trabalha nas ações de modernização e reforço na infraestrutura do sistema elétrico potiguar com vistas ao verão e período momesco. Até a Quarta-feira de Cinzas, durante a “Operação Carnaval”, haverá até 30% de incremento na força de trabalho da distribuidora para atendimento às ocorrências no menor tempo possível. O Centro de Operações Integradas (COI) – foto – irá monitorar, em tempo real, os principais destinos no litoral e interior do estado para mitigar riscos de falta de energia.
“A Operação Carnaval visa reforçar a segurança com a população e garantir o pleno fornecimento de energia elétrica em todas as regiões onde há maior fluxo de pessoas, desde os polos carnavalescos na capital e interior, aos municípios interioranos que serão destino para os que querem um carnaval mais tranquilo”, declarou Osvaldo Tavares, superintendente Técnico da Neoenergia Cosern.
Além das equipes de plantão e sobreaviso, a Neoenergia Cosern tem à disposição da população três Subestações Móveis, posicionadas em pontos estratégicos do estado. Elas podem assumir o fornecimento de energia para até 35 mil residências, cada.
Siga as orientações de segurança abaixo e curta os dias de folia
Em caso de fio caído, não se aproximar e avisar à Neoenergia Cosern através do telefone 116;
Não jogar serpentina na direção da rede elétrica;
Não aproximar “bastão de selfie” da rede elétrica;
Não subir em postes, marquises e árvores que estejam próximos à rede elétrica;
Não fazer ligação clandestina de energia. Além de colocar a vida de quem faz e quem está próximo em risco, é crime previsto no Código Penal brasileiro;
Não colocar enfeites e nem jogar objetos nos postes, e muito menos na rede elétrica;
Não utilizar balões (blimps) e placas de propaganda que se aproximem ou toquem na rede elétrica;
Não posicionar jatos d’água em direção à rede elétrica;
Não soltar fogos de artifício perto da rede elétrica;
É obrigatória a instalação do aterramento das estruturas metálicas de barracas e balcões;
Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, avisar imediatamente à Neoenergia Cosern através do número 116.
Tags: