Terça-Feira, 16 de abril de 2024

Postado às 09h15 | 17 Fev 2023 | redação Uern convoca estudantes para se inscreverem no Sisu; são 2.509 vagas

Crédito da foto: Jornal de Fato Reitora Cicilia Maia

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

Com a abertura do prazo para inscrição dos estudantes no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as universidades públicas de Mossoró colocam à disposição vagas para variados cursos de graduação. As inscrições seguem até o dia 24 de fevereiro.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) oferecem, juntas, 5.219 vagas. Na Uern, os estudantes podem optar pelas 2.509 vagas distribuídas em mais de 50 cursos de Bacharelado e Licenciatura, e na Ufersa, as 2.710 vagas são para 23 cursos, conforme edital publicado pela instituição.

Após a abertura das inscrições, a reitora da Uern, professora Cicília Maia, divulgou um vídeo nas redes sociais chamando os alunos para se inscreverem nos cursos que são ofertados pela Universidade. Na mensagem, a reitora lembrou que a Uern tem opções em várias áreas de conhecimento, além de ser uma universidade multicampi.

“Estão prontos para escolher o curso da Uern que vocês irão ingressar? Eu sei que é uma pergunta muito difícil e que bate ansiedade nesse momento, mas nós que fazemos a Uern já estamos de braços e corações abertos, aguardando vocês. Temos muitas opções nas diversas áreas de conhecimento, mais de 50 cursos de graduação; somos uma universidade multicampi, comprometida com a formação humana, técnica e cidadã”, informou no vídeo.

Além disso, Cicília Maia comentou que a Uern aposta na inovação e na pesquisa. “A Uern é uma universidade que aposta na inovação, na iniciação científica, no ensino, na pesquisa, em projetos de extensão, e investe na assistência estudantil. Temos bolsa de ensino, pesquisa e extensão, auxílio-creche, auxílio-moradia, residências universitárias, bolsas de estágio, e outros programas”, informou.

As inscrições para a Uern serão realizadas exclusivamente por meio do acesso do candidato à Plataforma do SiSU. O acesso aos cursos de graduação ocorre justamente por intermédio do SiSU, exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2022. “Todas as informações pertinentes ao Processo Seletivo de Vagas Iniciais (PSVI) SiSU/UERN 2023 estão dispostas no Termo de Adesão ao SiSU, bem como no Edital, cabendo exclusivamente ao candidato conhecer suas normas regentes”, informa a Universidade.

Para ingresso na Ufersa, o estudante deve acessar o site do Sisu e, após o encerramento da inscrição, a Universidade prosseguirá com o cronograma, conforme edital. Após o período de inscrição de candidatos diretamente na página do Sisu, o edital de seleção da UFERSA já prevê todas as próximas etapas da seleção.

No dia 2 de março ocorre a convocação para envio da documentação dos candidatos da chamada regular, que devem enviar os documentos previstos no edital até o dia 23 de março. Entre 28 de fevereiro e 3 de março ocorre a manifestação de interesse em participar da lista de espera para os que não foram aprovados na chamada regular.

 

Veja a lista de cursos da Ufersa:

Administração

Agronomia

Arquitetura e Urbanismo

Biotecnologia

Ciência da Computação

Ciências Contábeis

Computação e Informática

Direito

Ecologia

Engenharia Agrícola e Ambiental

Engenharia de Pesca

Engenharia de Petróleo

Engenharia Florestal

Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Interdisciplinar em Tecnologia da informação

Letras Inglês

Letras Libras

Letras Português

Medicina

Medicina Veterinária

Pedagogia

Sistemas de Informação

Zootecnia


Conheça a distribuição de vagas para a Uern:

a) Cota Social: na proporção de 50% do total de vagas, sendo essa cota subdividida. 42% das vagas da Cota Social são destinadas aos candidatos que tenham cursado integralmente os ensinos fundamental e médio em escolas públicas e 58% das vagas dessa cota serão reservadas aos e às autodeclarados e autodeclaradas pretos, pretas, pardos, pardas ou indígenas;

b) Cota para Pessoas com Deficiência: na proporção de 5% do total de vagas; e

c) Não Cotista: candidatos não pertencentes à Cota Social ou à Cota para Pessoas com Deficiência.

Tags:

Uern
Sisu
Enem
estudante
universidade

voltar