Quinta-Feira, 16 de janeiro de 2025

Postado às 04h30 | 19 Fev 2023 | redação Sem Carnaval , cidade fica 'vazia' e foliões se deslocam para o Oeste e o Litoral

Crédito da foto: Jornal de Fato Rua Coronel Gurgel, no centro da cidade de Mossoró

Por Amina Costa / repórter do JORNAL DE FATO

epois de dois anos, o Carnaval volta a ser uma realidade para os brasileiros. A festa mais popular do país está atraindo a atenção e as energias de todos os que esperaram por este momento. No Rio Grande do Norte, muitas cidades se prepararam para este momento e estão recebendo milhares de pessoas que estão querendo aproveitar a folia.

Como em Mossoró não tem programação para o Carnaval, muitos mossoroenses acabam se deslocando para as cidades do interior. Alguns destaques para este ano foram os municípios de Apodi, Governador Dix-Sept Rosado, Almino Afonso, Alexandria e Areia Branca que prepararam uma programação especial para este momento.

O que chama a atenção destes locais é que, enquanto alguns estão retomando com a programação de Carnaval que já existia antes da pandemia, como é o caso de Apodi e Areia Branca, outros surpreenderam os foliões por terem anunciado uma programação de peso, mesmo sem ter o grande histórico de festejos carnavalescos.

Neste ano, os mossoroenses têm opções que vão desde o Alto Oeste Potiguar até as cidades litorâneas. No caso de Areia Branca, localizada no litoral e distante 50 km de Mossoró, a programação foi iniciada ainda na sexta-feira, 17, e segue até a Quarta-feira de Cinzas, 22. Ao todo, nove artistas se apresentam nos seis dias de festa na cidade.

O anúncio do Carnaval de Areia Branca foi realizado no mês de janeiro, na praia de Ponta do Mel durante a festa de São Sebastião, padroeiro da comunidade, com animação da banda Grafith, que também abriu o Circuito Praia-Centro, na noite deste sábado, 18.

Entre as atrações que participam do Carnaval de Areia Branca estão: Solange Almeida, Henry Freitas, Hungria, Dan Ventura, Rafa & Pipo Marques, Dodô Pressão, Muny Santos, o mossoroense Nuzio Medeiros e os artistas da terra que participam de todos os eventos realizados pela Prefeitura de Areia Branca.

O carnaval da cidade litorânea foi aberto com a escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval. Durante todos os dias de folia as bandas percorrem o circuito Praia-Santuário, a partir das 17h, seguindo no palco armado no Largo Geralda Cruz, permanecendo até às 3h da manhã.

Na segunda-feira, 20, não terá o Circuito Praia-Santuário porque no centro da cidade estará o tradicional bloco “A Soma dá + de 300” com animação de orquestra de frevo e o paredão Viúva Negra, que vai encerrar o Carnaval de Areia Branca na Quarta-feira de Cinzas, 22, no “Mela-Mel” na praia de Ponta do Mel.

Em Apodi, onde o Carnaval já é bastante tradicional, a festa também foi iniciada na sexta-feira, 17. Entre os municípios próximos de Mossoró com programação de Carnaval, Apodi é o que deve receber o maior número de foliões. Além das atrações, a proximidade com Mossoró (cerca de 80 km de distância) facilita a ida dos mossoroenses para a cidade.

Até a próxima terça-feira, 21, terão passado pelo Carnaval de Apodi cerca de 20 atrações, algumas com destaques nacionais como Toni Garrido, a dupla Matheus & Kauan, o cantor Dilsinho, o grupo baiano É o Tchan, os irmãos Rafa e Pipo Marques. O carnaval é totalmente gratuito. A estrutura ocupa os principais pontos da cidade com trios elétricos, palcos, bares, banheiros químicos e um esquema especial de segurança. A expectativa é que mais de 50 mil visitantes passem por Apodi durante o Carnaval.

 

Confira a programação de outras cidades do Oeste Potiguar

Upanema

Domingo:

Heulinho, Fabiano Jr. e Axé News, e Banda Grafith

Segunda-feira:

Fabiano Jr. e Axé News, Aline Reis e Rafa e Pipo Marques

Terça-feira:

Muny Santos, Thiago Freitas e Roberto Cantor

 

Almino Afonso

Domingo:

Cavaleiros do Forró, André Luví e Flor Mania

Segunda-feira:

Banda Inala, Forró dos 3 e Flor Mania

Terça-feira:

Bonde do Brasil, Litto Lins e Flor Mania

 

Governador Dix-Sept Rosado

Domingo:

Bonde do Brasil, Dan Ventura e Allê Almeida.

Segunda-feira:

Muny Santos, Ferro na Boneca e Juninho Voice.

Terça-feira:

Chica Baiana, André Luví e Forró Danado.

 

Alexandria

Domingo:

Cleilton Silva, Vivi Lima e João Neto Pegadão

Segunda-feira:

Fabiano Show, André Luví e Flávio Pisada Quente

Terça-feira:

Erisson e Fernanda, Banda Inala e Júnior Farra

 

 Enquanto uns querem a folia, outros preferem o sossego

A divulgação das programações do Carnaval em cidades que costumam investir nos festejos é bastante esperada pela maioria dos mossoroenses, que decidirá seus destinos durante os dias de folia. Mas outra parcela da população aguarda essa definição justamente para evitar essas cidades durante o Carnaval, pois busca locais mais tranquilos.

Os que não querem ficar em Mossoró, mas não buscam a agitação da folia, estão optando por cidades nas quais não foi divulgada nenhuma programação, como Tibau, por exemplo. A cidade litorânea ficou de fora das que estão promovendo grandes eventos e devem atrair um público que procura o descanso.

O comerciante Renato Alves informa que a escolha de ir para Tibau se deu justamente porque a cidade não tem programação de Carnaval. “Estão na cidade, principalmente, as famílias que querem sossego e fugir da agitação. Os jovens foram para Apodi e Aracati, que prometeram um carnaval muito grande”, comenta.

A autônoma Simara Sousa tem a mesma opinião. Ela informou que permanecerá durante todo o carnaval na casa de praia da família, já que busca pelo sossego e contenção de despesas. “Nessas cidades de folia, os gastos são sempre maiores, que incluem aluguel de casa. Já em Tibau, nós ficamos na casa da família, entre amigos e familiares, fazendo a nossa festa em casa mesmo”, relata.

 

Tags:

Mossoró
Carnaval
litoral
Região Oeste
folia

voltar