Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
Na tarde desta sexta-feira, 24, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta vermelho para algumas cidades do Rio Grande do Norte. O alerta vermelho significa que ocorrerão chuvas superiores a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, além de ventos superiores a 100 km/h.
De acordo com o INMET, a previsão é de que o alerta de “faixa vermelha” siga até parte do dia deste sábado, 25. Parte da cidade de Mossoró está entre os municípios que devem ficar em alerta, assim como Tibau, Grossos, Areia Branca e Baraúna. As demais cidades que se encontram dentro dessa faixa são do estado do Ceará.
Além da faixa vermelha, Mossoró também está dentro da faixa laranja de riscos de chuva. Nesta faixa, estão previstas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Também pode ocorrer risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O INMET alerta que, as fortes chuvas podem provocar o risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário. Por isso, recomenda que a população desligue os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Também é recomendado que, em caso de enxurradas ou fortes alagamentos, a população coloque os documentos e os objetos de valor em sacos plásticos. Deve-se evitar ainda ficar embaixo de árvores e locais com grande quantidade de fios, utilizando sempre locais seguros para se abrigar. “Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda”, alerta o INMET.
Para situações de deslizamento, alagamento de casas, queda de árvores ou de estruturas, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, e com o Corpo de Bombeiros (telefone 193). A Defesa Civil de Mossoró também orienta que, durante as chuvas, a população não se abrigue embaixo de árvores ou estruturas metálicas, desligue aparelhos eletrônicos da tomada e evite tomar banho de chuva, principalmente, em locais que tenham acúmulo de água.
Desde a última quarta-feira, Mossoró vem registrando fortes chuvas em diversos pontos do município. A Defesa Civil reforça os cuidados necessários diante da situação de risco provocada pelas chuvas intensas. A primeira orientação é não jogar lixo nas ruas, evitando que a água escoe.
O coordenador da Defesa Civil de Mossoró, Alcivan Gama, explica que o descarte irregular do lixo provoca o entupimento de bueiros, galerias e canais, gerando assim alagamento nas ruas e avenidas e até inundação de imóveis. O Instituto Nacional de Meteorologia prevê chuvas intensas em Mossoró e nas cidades da região até o próximo domingo, 26.
Alcivan Gama informou ainda sobre os cuidados com a alta incidência dos raios. "Enquanto houver chuvas com incidência de raios, a orientação é que se evite o uso de aparelhos como telefone celular (principalmente, se conectado à tomada), eletroeletrônicos, chuveiro e secador", pontuou.
A Defesa Civil de Mossoró disponibiliza para a população um canal importante para alerta de chuvas, gratuitamente, por meio de mensagem de texto no celular. O número é o 40199. Após o cadastro, a pessoa receberá um SMS informando que o seu cadastro foi realizado com sucesso e, a partir daí, começará a receber alertas de risco do CEP cadastrado.
Chuvas são provocadas pelos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), durante os próximos dias, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) estará mais ativa (mantendo-se com configuração de banda dupla), padrão que, juntamente com os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, favorecendo a formação de nuvens de chuva sobre a Região Nordeste.
Até a próxima terça-feira, 28, a previsão é de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas/raios e eventuais rajadas de vento em uma ampla área da região. Elas devem atingir especialmente os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, que terão chuvas localmente fortes, assim como no litoral leste, desde o Rio Grande do Norte até Sergipe.
“As análises feitas desse campo, combinado com o perfil atmosférico, desde a baixa até a alta troposfera, do modelo Cosmo e também de outros modelos numéricos de previsão do tempo, corroboram para a conclusão de que há condições meteorológicas favoráveis para a ocorrência de pancadas de chuva, acompanhadas de trovoadas/raios e rajadas de vento, principalmente, no setor centro-norte da região (desde o litoral até o interior)”, informa o órgão.
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950. Diariamente, são divulgadas as previsões meteorológicas para todo o país.
Tags: