Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO
O Ministério da Educação e Cultura (MEC) divulgou o resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2023). Agora os aprovados e aprovadas para os cursos na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) ficam na expectativa da divulgação do edital do cadastro institucional, como também de matrículas.
Conforme anunciado pela UERN, o documento de convocação deverá ser publicado nesta quarta-feira (1º). A apresentação da documentação para o cadastro institucional ocorrerá nos primeiros dias de março.
“Entre os dias 2 e 8 de março, os aprovados e aprovadas devem apresentar a sua documentação para realização do cadastro institucional. Esse edital vai informar toda a documentação necessária, o local para apresentar essa documentação”, explicou pró-reitora de Ensino de Graduação, Fernanda Abreu.
Ela esclarece que depois desta etapa será publicado o edital de matrículas. “Depois de realizar o Cadastro Institucional, a partir do dia 17 de março, será publicado o edital de matrículas”.
Para tentar uma vaga, os candidatos usaram a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. Além de ter feito a prova, os interessados não podem ter zerado a nota de redação nem ter feito o exame como treineiros.
O Sistema de Seleção Unificada reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos). O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Enem. Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.
MAIS DE 18 MIL INSCRIÇÕES
Os seis campi da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte receberam neste ano 18.244 inscrições. Segundo a instituição, o número é 7% maior do que as inscrições realizadas no ano passado, quando foram registradas 17.041.
De acordo com a UERN, as mulheres representam maioria na convocação da chamada regular. Foram convocadas 1.418 mulheres e 1.035 homens. O resultado da chamada regular pode ser consultado na página do Acesso Único, explica a instituição. Nele, os estudantes podem verificar as vagas oferecidas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também é possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das instituições ao Sisu.
A reitora Cicília Maia avaliou positivamente os números e também destacou que os novos alunos terão uma boa acolhida e também uma experiência única na universidade. “Estamos muito felizes com esse resultado e com a chegada de novos estudantes à nossa Instituição. Faremos uma boa acolhida a todos e todas. Se informem sobre nossa política de assistência estudantil, envolvam-se com iniciação científica e projetos de extensão. Essa vivência na Universidade é um período incrível. Temos orgulho da Uern que transforma e oportuniza pessoas”, afirmou a reitora.
Do total de inscritos, 82,1% buscaram a vagas reservadas para as ações afirmativas da instituição: Pessoas com deficiência (PcD), pessoas pretas, pardas ou indígenas (PPI) ou egressos de escolas públicas (EPP). Entre as pessoas que se inscreveram neste ano, 94% residem no Nordeste, sendo 79% destes do Rio Grande do Norte.?
Medicina é o curso com a maior concorrência na UERN
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) divulgou os cursos com maior concorrência em cada campus. Além de Mossoró, há unidades da universidade em Pau dos Ferros, Caicó, Natal, Patu e Assú.
De acordo com o levantamento da instituição, o curso de Medicina tem a maior concorrência no campus Mossoró. São, ao todo, 42,1 candidatos por vaga. Já o curso de Enfermagem na UERN Pau dos Ferros é o que apresenta a maior concorrência: 21,7 candidatos por vaga.
O curso de Enfermagem no campus de Caicó também apresenta o maior número de candidatos por vaga. Na unidade são 13,1 por vaga. Direito, ofertado na UERN Natal, é o que tem a maior concorrência no campus instalado na capital do Rio Grande do Norte. A concorrência chega a 10,7 candidatos por vaga.
Por fim, o curso de Pedagogia em Patu e Assú é o que tem a maior concorrência. No primeiro, a concorrência é de 7,4 candidatos por vaga, enquanto que no segundo o índice chega a 7,2.
Confira os documentos a serem enviados:
Não cotista
O candidato convocado na categoria NÃO COTISTA deverá enviar, no ato do Cadastro Institucional, toda e em um único e-mail, a seguinte documentação, nos casos nos quais for pertinente, frente e verso:
a) 1 (uma) fotografia 3×4 (recente);
b) Histórico Escolar do Ensino Médio ou de curso equivalente a esse nível de ensino;
c) Diploma ou Certificado ou Certidão de Conclusão do Ensino Médio. Este documento poderá ser substituído por Diploma ou Certificado ou Certidão de conclusão de curso superior devidamente reconhecido no Brasil pelos órgãos competentes; mas não por histórico de curso superior ou comprovante de vínculo com IES, mesmo a Uern. Caso exista, no Histórico Escolar, a informação expressa de que o candidato concluiu o Ensino Médio, este item pode ser dispensado. Não será aceita Declaração de possível concluinte;
c) Certidão de Quitação Eleitoral, fornecida pelos órgãos da Justiça Eleitoral ou obtida no endereço eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): (http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral/). Serão dispensados da entrega deste documento, mediante comprovação (cópia legível), os candidatos estrangeiros; os que eram menores de 18 anos nas últimas eleições (nascidos depois de 2/10/2004); os maiores de 70 anos nas últimas eleições (nascidos antes de 2/10/1952); os conscritos que estejam cumprindo o serviço militar obrigatório; e os que perderam os direitos políticos;
d) Certidão de Nascimento ou Casamento;
e) Carteira de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar (CAM), quando for o caso ou documentos que comprovem estar em dia com as obrigações militares. Obrigatório apenas para os candidatos do sexo masculino que tenham 18 anos de idade completos no dia da realização do Cadastro Institucional; sendo dispensada para os maiores de 45 anos de idade no ato do envio dos documentos;
f) CPF ou documento oficial que contenha o número deste documento ou Comprovação de inscrição no CPF obtida no endereço eletrônico da Receita Federal do Brasil (http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atcta/cpf/consultapublica.asp);
g) Documento oficial de identificação;
h) Carteira de Identidade de Estrangeiro – CIE, quando for o caso.
i) Declaração de Autenticidade de Documentos.
Argumento de Inclusão Regional
O candidato convocado na categoria Não Cotista com Uso do Argumento de Inclusão Regional deverá enviar toda e em um único e-mail, a seguinte documentação:
a) Todos os documentos da categoria NÃO COTISTA;
b) Comprovação de que este cursou integralmente os ensinos fundamental e médio em escolas públicas ou privadas localizadas no Estado do Rio Grande do Norte: i) Histórico Escolar do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano); ii) Histórico Escolar do Ensino Médio.
Cota social – Egresso de Escola Pública
O candidato convocado na categoria Cota Social – Egresso de Escola Pública deverá enviar a seguinte documentação:
a) Todos os documentos da categoria NÃO COTISTA;
b) Comprovante (Histórico Escolar) de ter cursado todo o ensino fundamental (ou curso equivalente a esse nível de ensino) em escola pública;
c) Comprovante (Histórico Escolar) de ter cursado todo o ensino médio (ou curso equivalente a esse nível de ensino) em escola pública;
d) Termo de Responsabilidade do Cotista Social devidamente assinado à mão;
Cota Social – Preto, Pardo ou Indígena
O candidato convocado na categoria Cota Social – Preto, Pardo ou Indígena deverá
enviar a seguinte documentação:
a) Todos os documentos da categoria NÃO COTISTA;
b) Formulário de Autodeclaração – Pretos, Pardos ou Indígenas, devidamente preenchido;
c) Apenas para os candidatos aprovados na subcategoria de Indígena: Declaração de Etnia e de Vínculo Com Comunidade Indígena.
Pessoa com Deficiência
A entrega da documentação do candidato que se declarou Pessoa com Deficiência divide-se em duas etapas: Cadastro Institucional e Junta Multiprofissional.
a) No ato do Cadastro Institucional, deverá enviar toda e em um único e-mail, a seguinte documentação: i) Todos os documentos solicitados para a categoria Não Cotista; ii) Formulário de Autodeclaração da Pessoa com Deficiência devidamente preenchido.
b) No ato da Junta Multiprofissional, deverá entregar toda e de uma só vez, a seguinte documentação:
i) Documento de identidade (original e cópia);
ii) Laudo médico (original e cópia) emitido por profissional especialista na área da deficiência autodeclarada, o qual comprove esta. O laudo deve ter sido emitido nos últimos 12 (doze) meses – a contar da data do comparecimento do candidato à Junta Multiprofissional -, devendo ainda conter o código correspondente da Classificação Internacional de Doença – CID 10 e relatar a deficiência do candidato para o exercício ou desempenho de atividades acadêmicas.
iii) Exames comprobatórios.
Tags: