Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
Nesta semana, a Prefeitura de Mossoró abriu consulta pública para que as pessoas que têm interesse em realizar eventos de grande, médio e pequeno porte na cidade pudessem sinalizar a intenção. O objetivo dessa ação foi começar a estruturar um calendário de eventos, facilitando o trabalho dos hotéis, pousadas, dos guias e das agências de viagens.
A organização do cronograma turístico e cultural da cidade vem sendo pleiteada há algum tempo pela entidade Mossoró Convention & Visitors Bureau (MC&VB). Inclusive, a decisão da Gerência de Turismo de Mossoró, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, de abrir a chamada pública ocorreu diante da parceria formada com a entidade.
No dia 1º de março, o gerente de Turismo de Mossoró, Márcio Takagi, recebeu o secretário executivo do MC&VB, Oberi Penha, para dar início a essa parceria. Conforme ficou definido no encontro, a Prefeitura iniciaria esse processo de forma on-line e a entidade buscaria ampliar o cadastramento dos eventos, interagindo com o setor privado, com instituições e entidades representativas.
Entidades como a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL), a Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM) e o Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX), responsáveis por grandes feiras em Mossoró, também foram convidadas a incluí-las no cronograma de eventos da cidade.
As entidades são responsáveis pela realização de grandes eventos, fixados no calendário da cidade, como a Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (FICRO) e a Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (EXPOFRUIT). Juntas, elas conseguem movimentar bilhões e atrair os olhares de investidores para Mossoró e outras cidades da região.
Oberi Penha, que atua há mais de 20 anos em prol do turismo da cidade, foi o autor de um estudo que mostra a importância dos eventos para a economia da cidade e comprovou que Mossoró possui grande potencial para realizá-los, desde que isso ocorra de forma organizada. “Os eventos são importantes para a economia de Mossoró e da região e, portanto, devem ter o devido acompanhamento pela Prefeitura de Mossoró”, disse.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, ao facilitar o trabalho dos hotéis, pousadas, dos guias e das agências de viagens, eles poderão ampliar a divulgação da cidade e estimular a chegada de turistas a Mossoró. “As agências vão ter um calendário para cada mês com os eventos que irão acontecer em Mossoró. Então, isso vai ajudar como um atrativo para a cidade, por meio desses eventos”, declarou Márcio Takagi.
A primeira fase da consulta pública ocorreu na última sexta-feira, 3, e a Prefeitura de Mossoró deve coletar as informações dadas pelos empresários e entidades durante os próximos dias. Márcio Takagi explica que esta foi uma iniciativa idealizada neste ano, mas que a Secretaria pretende dar continuidade nos anos subsequentes.
Mossoró realiza média de 2 eventos por mês
De acordo com um levantamento feito pelo consultor de turismo e eventos, Oberi Penha, Mossoró realiza, anualmente, cerca de 30 eventos fixos no calendário, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. Com esse número, a cidade tem, em média, dois eventos por mês, mostrando que a cidade consegue se destacar nesse segmento.
O levantamento apontou que apenas os três maiores eventos realizados todos os anos na cidade movimentam cerca de R$ 210 milhões. São eles: a Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (FICRO), que é um evento regional, o Mossoró Cidade Junina (MCJ), que alcança projeções nacionais, e a Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (EXPOFRUIT), que atrai público internacional.
“Desde a retomada dos eventos presenciais com a Expofruit em 2021, o calendário de eventos de Mossoró voltou a tomar corpo e hoje já está em pleno desenvolvimento, inclusive com a inserção de novos eventos, o que levou a entidade representativa do Turismo, o Mossoró Convention a buscar a Prefeitura de Mossoró para reorganizar o calendário, já que eventos estariam se chocando e trazendo dificuldades para o setor de serviços, especialmente o setor hoteleiro”, disse Oberi Penha.
Além dos eventos que já são tradicionais, estão surgindo, desde o retorno das atividades pós-pandemia, outros eventos importantes para a cidade e que estão ganhando cada vez mais destaque. Como exemplo foram citados o Food & Jazz e o Campeonato internacional de Beach Tênis, que devem ampliar ainda mais o calendário cultural de Mossoró.
“Por essa razão, o Mossoró Convention buscou, ainda no final do ano passado, a Secretaria de Turismo do Município para tratar da reestruturação do calendário de eventos para evitar confrontos de datas. Após entendimentos, o Mossoró Convention entregou à Secretaria de Turismo de Mossoró, o formulário elaborado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), que ficou à disposição da população durante toda essa semana”, concluiu Oberi Penha.
Tags: