Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
Desde a última terça-feira, 14, várias cidades do Rio Grande do Norte estão sendo alvos de ataques criminosos. Para garantir a segurança da população, órgãos e instituições públicas e privadas suspenderam algumas atividades presenciais, como aulas e atendimento ao público.
Nesta sexta-feira, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) informou a suspensão das atividades presenciais acadêmicas e administrativas nos Campi da Uern até quarta-feira, 22 de março. A decisão foi tomada durante uma reunião da Reitoria com os diretores dos Campi, representantes do Fórum de Diretores, Fórum de Chefes de Departamentos e suas equipes.
De acordo com a Universidade, o encontro foi solicitado para discutir o cenário vivenciado no Rio Grande do Norte. “Tendo como prioridade a segurança da comunidade acadêmica e a mobilidade (transporte municipal e intermunicipal), um novo comunicado será emitido na quarta-feira, 22 de março”, informou a Uern, por meio de nota oficial.
Diante da continuidade da suspensão das aulas, os procedimentos de Heteroidentificação, voltados aos candidatos convocados na chamada regular do SiSU 2023 na cota social Preto, Pardo e Indígena (PPI); e as perícias da Junta Multiprofissional, voltadas aos candidatos convocados na cota Pessoa com Deficiência (PcD), agendados para os dias 20, 21 e 22 de março também estão suspensos.
“A Universidade, convicta dos esforços contínuos do Governo do Estado na promoção da segurança em todo o território potiguar, confia que esse cenário será superado e a normalidade será retomada”, informou a instituição de ensino.
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) também emitiu um comunicado oficial, no qual informa que as aulas presenciais estão suspensas até o dia 24 de março. Informou ainda que, durante a suspensão das aulas presenciais não será computada a frequência dos alunos e também não serão realizadas atividades avaliativas.
Também ficou decidido que as atividades administrativas vão acontecer, excepcionalmente, de forma remota. Exceto as de caráter essenciais para o funcionamento da Universidade. A entrada e saída nos quatro Campi da UFERSA vão continuar sendo controladas pelas equipes de segurança da instituição.
Quanto aos restaurantes universitários, o CONSUNI decidiu que irá funcionar gradualmente a partir da próxima segunda-feira, 20, de forma reduzida, para atender os moradores da residência estudantil e pesquisadores e extensionistas com atividades que não podem ser interrompidas.
Edição Viva Rio Branco desse domingo também está suspensa
Além da Uern e da Ufersa, a Prefeitura de Mossoró, que já havia suspendido as aulas durante essa semana, informou que, nesse domingo, 19, o projeto “Viva Rio Branco” também não vai ocorrer. “A suspensão neste fim de semana acontece visando manter a integridade dos equipamentos públicos e segurança de colaboradores e população em geral”, informa a nota da Prefeitura.
Além da aula de dança, não haverá quaisquer outras atividades integrantes do projeto, inclusive a interdição do circuito e das ruas em seu entorno. Com participação de centenas de mossoroenses concentrados no Corredor Cultural, em princípio, o projeto “Viva Rio Branco”, coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semej), tem seu retorno previsto para o domingo seguinte, 26.
Além do “Viva Rio Branco”, também estarão suspensos neste fim de semana os projetos sociais “Kyou”, de jiu-jítsu, “Karatê Do” e “Karatê para Todos”, realizados por entidades parceiras da Semej, no Ginásio Pedro Ciarlini. O retorno das atividades desses projetos também está previsto para o fim de semana seguinte.
Tags: