O Grupo de Acompanhamento de Interferência na Faixa de 3,5 GHz (Gaispi), liderado pela Anatel, deverá liberar mais novas cidades neste mês, segundo apurou TELETIME. Serão um total de 195 cidades de 22 estados e que terão o espectro disponível para as operadoras ligarem o 5G no padrão standalone – embora, vale lembrar, a obrigação das empresas varia de acordo com o tamanho do município.
A liberação será deliberada em reunião do Gaispi na próxima quarta-feira, 22. Se autorizada, a disponibilização da faixa de 3,5 GHz começará a valer já na segunda-feira da semana que vem, dia 27.
A frequência será liberada em cidades como Arapiraca (AL); Itabuna e Porto Seguro (BA); Juazeiro do Norte CE); Anápolis e Rio Verde (GO); Capitólio (MG); Chapada dos Guimarães e Rondonópolis (MT); Santarém (PA); Campina Grande (PB); Caruaru e Petrolina (PE); Cascavel e Maringá (PR); Paraty e Volta Redonda (RJ); Mossoró (RN); Pelotas e Uruguaiana (RS); Blumenau e Criciúma (SC); Bauru e Santos (SP); e Porto Nacional (TO).
Com esse novo lote, a disponibilidade da faixa de 3,5 GHz para o 5G chegará a 682 cidades brasileiras, incluindo todas as capitais – onde a tecnologia já está, de fato, ofertada. A ideia da agência é de ter mais de 1,6 mil municípios liberados até o final deste primeiro semestre. Mas vale lembrar que as operadoras é que decidem ou não lançar o serviço de forma antecipada. Elas têm diferentes prazos editalícios, ainda que, em muitos casos, estejam se antecipado aos prazos determinados pela Anatel.
Fonte: Teletime News / Colaborou Samuel Possebo
Tags: