Terça-Feira, 16 de abril de 2024

Postado às 07h45 | 26 Mar 2023 | redação Solidariedade: Uern realiza campanha de arrecadação de alimentos

Crédito da foto: Cedida Em abril do ano passado, foram distribuídas duas toneladas de alimentos

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) iniciou mais uma campanha solidária em prol da comunidade onde está inserida. O “Uern pela vida: a fome não espera” começou, no último dia 23 e segue até o dia 31 de março, a arrecadação de alimentos para beneficiar pessoas carentes e instituições filantrópicas.

Em Mossoró, os pontos de arrecadação são a Reitoria, no Centro da cidade, e na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), no Campus. Nos demais municípios-sede da Uern - Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros - os pontos de recebimento dos donativos são as bibliotecas dos campi.

Esta edição espera arrecadar pelo menos 225 cestas básicas, das quais 100 deverão vir de Mossoró e o restante dos outros campi, sendo 25 em cada um. Em abril de 2022, foram distribuídas duas toneladas de alimentos.

A campanha foi criada em 2016 em alusão ao Setembro Amarelo, uma iniciativa nacional de prevenção ao suicídio. Desde então, tem sido coordenada pela Reitoria, pró-reitorias, diretorias, assessorias e campi da Universidade. Em 2022, a Uern decidiu ampliar as ações do projeto para ajudar a comunidade em outras necessidades, incluindo a arrecadação de alimentos.

A iniciativa reflete o papel social da Universidade na comunidade onde está inserida.

“A expectativa para esta edição é que haja um aumento na participação das pessoas em contribuir e no impacto que deve causar entre os beneficiados. A cada ano, a campanha ganha mais confiança da comunidade interna e aumenta a expectativa da população sobre o retorno dessas ações”, destaca professora Jéssica Neiva, titular da Assessoria de Governança e Transparência.

Em ações realizadas anteriormente, como a arrecadação de alimentos no período da vacinação contra a covid-19, alunos(as), professores(as), técnicos e terceirizados participaram com empenho e gerou bons resultados.

“A comunidade acadêmica da Uern tem mostrado grande engajamento em iniciativas solidárias. A Universidade já desenvolveu outras ações semelhantes, como a campanha “Meu Melhor Natal”, que arrecada brinquedos, entre outras. Essas ações se consolidam e ganham robustez, chegando a todos os campi da Uern e a diversas cidades e instituições do Estado”, complementa Jéssica Neiva.

Além da arrecadação de alimentos, será realizado um chamamento para a doação de sangue para ajudar a melhorar os níveis do estoque de sangue dos hemocentros do Estado, principalmente devido à proximidade das grandes festividades juninas em Mossoró e em outras regiões potiguares. Também estão previstas atividades em defesa da vida humana e de combate ao suicídio.

Entre as instituições a serem beneficiadas, estão a Fundação Casa do Caminho, o Projeto Esperança Padre Guido Tonelotto (da Paróquia de São José), Albergue de Mossoró (Albem), venezuelanos da etnia Warao, Casa do Estudante de Mossoró, Abrigo Amantino Câmara e Lar da Criança Pobre. Cada campus poderá ainda escolher uma instituição de sua cidade. Outras pessoas e/ou instituições poderão ser beneficiadas.

Os responsáveis institucionais pela campanha são o Gabinete da Reitoria, a Ouvidoria da Uern, as pró-reitorias de Assuntos Estudantis (Prae) e de Gestão de Pessoas (Progep), além do Fórum de Diretores e Fórum de Chefes de Departamento.

 

Em setembro

Nos anos anteriores, a Uern realizou, em alusão ao Setembro Amarelo, uma série de atividades voltadas à conscientização e orientação da comunidade acadêmica sobre questões ligadas à saúde mental.

Acolhimento na entrada do Campus com música e distribuição de mensagens motivacionais e broches com o símbolo da campanha nacional, rodas de conversa, palestras, oficina de meditação promovida pelo Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (Nupics), exibição de filme, entre outros, foram algumas das ações.

Tags:

Uern
alimentos
solidariedade
Mossoró

voltar