Quinta-Feira, 16 de janeiro de 2025

Postado às 09h15 | 01 Abr 2023 | redação Campanha trocará tampas por ração animal e cadeira de rodas

Crédito da foto: Jornal de Fato O projeto de Tony Fernandes já foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara

Por Edinaldo Moreno/Da Redação do Jornal de Fato

Mossoró iniciará brevemente a campanha “Tampinha Solidária”, projeto que consiste em arrecadar a quantidade máxima de tampinhas de plástico (entre elas de água, café, temperos, etc.) para doação.

O objetivo é estimular a consciência ambiental e a responsabilidade social da população mossoroense. A medida está prevista no Projeto de Lei 05/2022, de autoria do vereador Tony Fernandes (Solidariedade).

A iniciativa prevê arrecadação de tampinhas plásticas, cuja troca será revertida em doação de cadeiras de rodas. Parte da arrecadação também será destinada à compra de ração para animais em situação de rua.

“O projeto pretende juntar o máximo possível de tampinhas de plástico e conseguirmos vender para arrecadar um valor importante, e assim ajudar as pessoas com deficiência e a causa animal. Além de ajudar o meio ambiente reciclando, ainda ajudamos a quem realmente precisa”, destacou Renata Praxedes, embaixadora da campanha no município.

A campanha funcionará da seguinte maneira: tampinhas plásticas de refrigerantes, garrafões de água e outras bebidas são entregues para reciclagem a empresas e a entidades, previamente cadastradas pela Prefeitura. Em seguida, essas organizações devolvem o valor na forma de ração para animais e cadeira de rodas e de banho para pessoas com deficiência. Assim, as tampas não vão para o lixo e ainda ajudam quem precisa.

A organização da campanha estima para breve a divulgação dos pontos de doação, como explica Renata. Ela destaca que a expectativa é que cada bairro no município tenha, ao menos, um ponto de coleta da campanha.

“Os pontos de doação serão divulgados nos próximos dias. Estamos vendo a possibilidade de pelo menos cada bairro ter um local para ficar mais próximo para todo mundo”, disse Renata que já revelou o primeiro ponto de doação. “A priori, a empresa Refimosal, no bairro Boa Vista, já está confirmada como ponto de coleta”, informou.

Renata Praxedes ressalta que qualquer pessoa pode contribuir para a campanha. “Qualquer pessoa pode participar. É só começar a juntar as tampinhas a partir de hoje e entregar nos pontos de coleta”, disse.

Muitas dessas tampinhas, provavelmente, seriam descartadas de maneira errada, por exemplo, nas ruas, no mar, causando poluição. “Queremos arrecadar o máximo possível. Tem pessoas que guardam 200 tampinhas, outras 50, e por aí vai. Juntando e doando é o que importa”, completou a embaixadora.

CAMPANHA JÁ É EXECUTADA EM NATAL

Em setembro de 2021, a Câmara Municipal de Natal lançou a Campanha Tampinha Legal, para a arrecadação de tampinhas plásticas de refrigerantes, garrafões de água e outras bebidas. O projeto foi idealizado pelo produtor cultural Ramon Rodney e levado para a Câmara por meio do vereador Tércio Tinoco (PP).

“Em Natal, o vereador Tércio Tinoco foi pioneiro nesse projeto e resolvemos trazê-lo para Mossoró, afinal não existem limites para fazer o bem”, disse o vereador Tony Fernandes (Solidariedade).

A iniciativa, na capital do estado, é feita em parceria com empresas, condomínios, escolas, estabelecimentos comerciais, universidades, igrejas, entre outros, que funcionarão como pontos de coleta.

“O projeto existe já um tempo em outros locais da região, como Natal. Porém, aqui em Mossoró estamos iniciando com força total agora”, explicou Renata.

A campanha em Natal estipula que todas as tampinhas sejam entregues a uma fábrica que devolve o valor em cadeiras de rodas e de banhos. Cada 150 quilos de tampinhas equivalem a uma cadeira de rodas.

 

Projeto aguarda parecer de outras comissões para votação final

O projeto de Tony Fernandes já foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara Municipal de Mossoró. No entanto, ainda aguarda parecer de outras comissões para a votação final, no plenário.

Enquanto articula a aprovação do projeto, o vereador trabalha na divulgação da campanha, a fim de conscientizar a população para guardar as tampinhas.

Em vídeo publicado em mídias sociais, no fim de semana passado, Tony Fernandes avisou que, em breve, anunciará no Instagram os pontos de coleta.

“Com a campanha Tampinha Solidária, é possível ajudar as pessoas com deficiência, a causa animal e o meio ambiente de uma vez só”, observa.

Tags:

Mossoró
meio ambiente
solidariedade

voltar