Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO
Durante toda a semana, a Paróquia de Santa Luzia vem realizando uma intensa programação alusiva à Semana Santa. Os eventos tiveram início no último sábado, dia 1º de abril, e seguem até o próximo domingo, dia 9.
A Semana Santa é um momento sagrado para os cristãos. Nela se comemoram os mistérios da salvação a partir da recordação da última semana da vida de Jesus Cristo. A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, passa pela Sexta-Feira Santa (dia da crucificação e morte de Jesus) e termina no Domingo de Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Cristo.
Conforme a Diocese, para hoje (6), chamada Quinta-Feira Santa, está programada a realização de três missas pela manhã, tarde e noite. A primeira é a Missa do Crisma – Bênção dos Óleos e Consagração do Crisma. Ela está marcada para as 8h30 e ocorrerá na Catedral de Santa Luzia. A missa será presidida por Dom Mariano Manzana, Bispo Diocesano.
A Quinta-Feira Santa é um dia muito importante na Semana Santa. Nesse dia, ocorreu a Última Ceia, em que Jesus e seus apóstolos comemoravam a Páscoa judaica. A quinta-feira marca o início do Tríduo Pascal, o momento mais importante da Semana Santa. É também nessa data que se encerra a Quaresma.
Já às 17 horas acontecerá na Capela de Santa Luzia, na Ilha de Santa Luzia, a Missa da Ceia do Senhor com Lava-pés. A Catedral de Santa Luzia também terá sua Missa da Ceia do Senhor com Lava-pés, às 19h, e será presidida pelo Bispo diocesano, Dom Mariano Manzana. Por fim, às 21h30, haverá a Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Esse é um dos ritos mais tradicionais praticados na Quinta-Feira Santa. Ele ocorre durante a Santa Missa da Ceia do Senhor, que celebra a instituição da Eucaristia (ou Comunhão) ocorrida durante a Última Ceia e faz referência a uma passagem bíblica que diz que Jesus lavou os pés de seus discípulos após o pôr-do-sol da quinta-feira.
A Sexta-Feira Santa, feriado nacional, terá a Via Sacra, a partir das 7h. Já às 16h desta sexta-feira (7) ocorrerá na Catedral de Santa Luzia Ação Litúrgica da Paixão do Senhor. A procissão do Senhor Morto para a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Para os cristãos, essa data é marcada pelo gesto de amor incondicional de Jesus, que entregou sua vida e nos seus ombros carregou todos os pecados da humanidade.
A sexta-feira, para os cristãos, é uma data de oração e jejum. Nesse dia ocorre em muitos lugares a tradicional encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
A programação também ocorrerá no fim de semana. No sábado (8), haverá uma Vigília Pascal na Catedral de Santa Luzia. Quem preside é Dom Mariano Manzana, Bispo Diocesano. Para fechar a programação, o Domingo de Páscoa também contará com uma vasta programação durante todo o dia.
Durante a Semana Santa, os cristãos relembram as ações e refletem sobre as mensagens de Jesus Cristo. Também é o tempo em que os cristãos renovam sua fé e seu compromisso de viver de acordo com os ensinamentos de Cristo.
PROGRAMAÇÃO DE MISSAS
6/4: Quinta-Feira Santa
“Instituição da Eucaristia”
Ceia do Senhor
8h30 – Missa do Crisma – Bênção dos Óleos e Consagração do Crisma – Catedral de Santa Luzia – preside Dom Mariano Manzana- Bispo Diocesano
17h – Missa da Ceia do Senhor com Lava-pés – Capela de Santa Luzia (Ilha de Santa Luzia)
19h – Missa da Ceia do Senhor com Lava-pés – Catedral – preside Dom Mariano Manzana- Bispo Diocesano
Adoração ao Santíssimo Sacramento até as 21h30.
7/4- Sexta-Feira Santa
Celebração da Paixão do Senhor
7h – Via Sacra
16h – Ação Litúrgica da Paixão do Senhor – Catedral de Santa Luzia
Procissão do Senhor Morto para a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
8/4: Sábado Santo
“Fogo Novo”. Ó noite de Alegria Verdadeira
19h- Vigília Pascal na Catedral de Santa Luzia- preside Dom Mariano Manzana- Bispo Diocesano
9/4: Domingo de Páscoa – Missas de Páscoa
6h – Catedral de Santa Luzia
7h – Capela São Vicente
9h, 11h e 19h – Catedral de Santa Luzia
17h – Missa da Páscoa – Capela de Santa Luzia – Ilha de Santa Luzia
Tags: