Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
Para a Igreja Católica, a data de hoje, Sexta-feira Santa ou Sexta-feira da Paixão, representa o drama imensurável da morte de Jesus Cristo. No dia de hoje, os fiéis demonstram a sua fé e devoção diante da crucificação do filho de Deus, que, conforme apresentam as leituras bíblicas, morreu para salvar a humanidade.
A Sexta-feira da Paixão remete a todo o sofrimento que Cristo viveu antes e durante a crucificação. Devido a esse luto que é sentido pelos fiéis, este é o único dia do ano em que a Igreja não celebra missas, sendo realizada apenas as Celebrações da Paixão de Cristo. Neste ano, em Mossoró, a Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, de acordo com a Diocese de Mossoró, ocorre hoje, 7, às 16h, na Catedral de Santa Luzia.
Após a Ação Litúrgica, a Diocese de Mossoró informa que será realizada a Procissão do Senhor Morto, com destino à Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Centro da cidade. Tanto a Ação Litúrgica quanto a Procissão do Senhor Morto ocorrem no período da tarde como forma de representação do horário que Jesus foi crucificado.
“A tarde da Sexta-feira Santa apresenta o drama incomensurável da morte de Cristo no Calvário. A cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. Com a Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de João, contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que o transpassou o lado. Há um ato simbólico muito expressivo e próprio deste dia: a veneração da santa cruz, momento em que esta é apresentada solenemente à comunidade”, informa a Diocese.
A Sexta-feira da Paixão faz parte do Tríduo Pascal, um conjunto de três dias que antecedem a Páscoa (Quinta-feira Santa, Sexta-feira da Paixão e Sábado de Aleluia). Esses dias são de grande devoção, pois relembram o sacrifício de Jesus Cristo. No dia de hoje, os fiéis costumam cobrir as imagens de todos os santos, pois o foco deve ser a adoração a Deus, e descartar o consumo de carnes, especialmente a vermelha. Também é evitado o consumo de aves e porcos, limitando-se ao ovo e peixe. Para a Igreja, a abstenção de carne nesse dia é uma demonstração de respeito dos fiéis com o derramamento de sangue por parte de Jesus.
Ao longo da Quaresma, muitos fiéis realizam a Via-Sacra como uma forma de meditar o caminho doloroso que Jesus percorreu até a crucifixão e morte na cruz. A Igreja nos propõe esta meditação para nos ajudar a rezar e a mergulhar na doação e na misericórdia de Jesus que se doou por nós. Em muitas paróquias e comunidades, é realizada a encenação da Paixão, da Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo por meio da meditação das 14 estações da Via-Crucis.
Sábado de Aleluia é marcado por vigílias
Durante o Sábado Santo, ou Sábado de Aleluia, os cristãos celebram a Vigília Pascal. Ela simboliza a espera dos fiéis pela ressurreição de Cristo, no Domingo de Páscoa. Durante a Vigília, é aceso o Círio Pascal, uma vela grande que traz os símbolos das letras gregas Alfa e Ômega, que representam a frase: “Deus é o princípio e o fim de tudo”.
Conforme a tradição católica, o Círio Pascal simboliza a “luz de Cristo”, que ilumina e protege o mundo das trevas. “Fora da Igreja, prepara-se a fogueira. Estando o povo reunido em volta dela, o sacerdote abençoa o fogo novo. Em seguida, o Círio Pascal é apresentado ao sacerdote. Com um estilete, o padre faz nele uma cruz, dizendo palavras sobre a eternidade de Cristo”, afirma a Diocese de Mossoró.
Há igrejas católicas em que os fiéis fazem vigília durante a madrugada, ficando em constante oração. Comumente, os fiéis acendem suas velas no fogo do Círio Pascal e entram na igreja. O Círio, que representa o Cristo Ressuscitado, a coluna de fogo e de luz que nos guia pelas trevas e nos indica o caminho à terra prometida, avança na Procissão do Círio Pascal. A Vigília Pascal termina pouco antes do nascer do sol do Domingo de Páscoa, com a celebração de uma missa entre os fiéis presentes.
Confira a programação da Diocese de Mossoró:
Sexta-Feira Santa - Celebração da Paixão do Senhor
7h – Via Sacra
16h – Ação Litúrgica da Paixão do Senhor – Catedral de Santa Luzia
Procissão do Senhor Morto para a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Sábado Santo - “Fogo Novo”. Ó noite de Alegria Verdadeira
19h- Vigília Pascal na Catedral de Santa Luzia - presidida por Dom Mariano Manzana- Bispo Diocesano
Tags: