Quinta-Feira, 18 de abril de 2024

Postado às 12h00 | 18 Abr 2023 | redação Moradores da Casa do Estudante de Mossoró pedem doação de alimentos

Crédito da foto: Cedida Dispensa da Casa do Estudante de Mossoró

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

A Casa do Estudante de Mossoró (CEM) enfrenta, frequentemente, problemas em relação à manutenção de insumos, especialmente dos alimentos. Isso ocorre porque a Casa é uma instituição sem fins lucrativos, mantida com o apoio da sociedade, e não pode receber recursos públicos devido à existência, há alguns anos, de dívidas trabalhistas.

Mais uma vez, os moradores do local pedem a ajuda da sociedade e a doação de alimentos para a instituição. De acordo com Francisco Lucívio dos Santos, diretor em exercício da CEM, o estoque de alimentos está muito reduzido, de forma que, neste momento, a Casa conta apenas com arroz e cuscuz na despensa. “Estamos sem nenhum tipo de proteína, nem ovos nem mortadela”, informou.

O diretor em exercício informou ainda que novos moradores chegarão em breve ao local, de forma que a Casa do Estudante passará a ter 45 moradores. “Está chegando gente de todo o Brasil. Do Maranhão, Minas Gerais, do Ceará e do interior do Rio Grande do Norte. Precisamos garantir a alimentação desses estudantes, que já passam por muitas dificuldades para realizar o sonho de concluir os estudos”, disse.

Francisco Lucívio dos Santos informou que alguns estudantes fazem curso na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), e muitos vão para a universidade a pé ou de bicicleta, percorrendo uma distância de mais de 10 km por dia, para ir e voltar da universidade.

Além dos estudantes universitários, moram na Casa estudantes do ensino médio e de curso técnico e profissionalizante. O diretor em exercício ressalta que os estudantes não têm condições financeiras e que precisam da ajuda da sociedade para poder se manter na instituição. Francisco Lucívio informa ainda que os estudantes não pedem dinheiro, mas sim a doação de alimentos.

Pedem que as doações sejam feitas no próprio local, que fica localizado à Rua Dr. João Marcelino, nº 4000, Bairro Nova Betânia, ao lado do Sesc. Os estudantes ressaltam que as doações de alimentos perecíveis e não perecíveis, bem como produtos de limpeza, podem ser doados diretamente no local.

Para mais informações sobre as necessidades dos estudantes do local, basta entrar em contato por meio do telefone 98185-7573 ou pelo Instagram da residência estudantil (@cemrn).

 

Casa do Estudante de Mossoró conta com importantes parceiros

Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelos estudantes da instituição, a Casa do Estudante de Mossoró (CEM) conta com importantes parceiros, que sempre estão buscando beneficiar a instituição. Um deles é o senhor José Maria de Oliveira, que ajuda o local desde o ano de 2010.

Ele é o responsável pelas reformas na estrutura que é realizada no local. De acordo com Francisco Lucívio dos Santos, a ajuda dada pelo empresário é fundamental para manter a instituição em funcionamento.

Outros nomes citados pelo diretor em exercício da CEM são o de Naerton e Marcos, advogados que estão atuando na área jurídica do local. Devido a inadimplências trabalhistas, a Casa do Estudante está com o CNPJ bloqueado e não pode receber recursos públicos.

 

Tags:

Mossoró
Casa do Estudante
alimento

voltar