Quarta-Feira, 15 de janeiro de 2025

Postado às 11h00 | 20 Abr 2023 | redação Mato avança em ciclovia prejudica tráfego de ciclistas e pedestres

Crédito da foto: Fábio Vale Matagal atinge ciclovia e parte da pista de veículos na Avenida Lauro Monte Filho

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

Os mossoroenses que costumam utilizar a ciclovia localizada na Avenida Lauro Monte, que divide os bairros Abolição I e bairro Santo Antônio, estão com dificuldades para trafegar no espaço. Isso ocorre devido à grande quantidade de mato nos canteiros da ciclovia, que já está ocupando o espaço de caminhada e tráfego de bicicletas.

Fotos postadas nas redes sociais pelo jornalista Fábio Vale mostram que em determinados trechos a circulação é totalmente impossível de ocorrer. “Em determinados trechos do local, que serve de área de tráfego para ciclistas e pedestres, o mato já invadiu o espaço de passagem e de circulação”, informou em suas redes sociais.

O jornalista também relatou que a quantidade de mato está começando a prejudicar os motoristas de veículos que trafegam pelo local. Isso ocorre porque os ciclistas e pedestres acabam utilizando a pista, disputando espaço com os veículos, nos trechos em que o tráfego na ciclovia é inviável.

A Avenida Lauro Monte é muito utilizada pelos moradores da região para a prática de atividades físicas, especialmente nos horários da manhã e da noite. Os riscos com o aumento do nível do mato e a sua não retirada são muitos, uma vez que a avenida dá acesso à BR-304. O fluxo de veículos, especialmente de ônibus e caminhões no local, é bem intenso.

Cibele Marques mora nas proximidades da avenida e, quase todos os dias, realiza atividades físicas no local. Ela informa que, nos últimos dias, devido à grande quantidade de mato na via, tem optado por utilizar o trecho de ciclovia da Avenida Rio Branco (trecho que dá acesso ao viaduto do bairro Santa Delmira).

“Eu prefiro utilizar a Lauro Monte porque é mais perto da minha casa. Mas, nesses últimos dias, a via está intransitável em muitos pontos. Como o mato está muito alto, não dá para utilizar a ciclovia, pois corremos o risco de encontrar bichos como cobras e aranhas no meio do matagal. Vi que muita gente estava utilizando a pista, mas decidi mudar a rota para evitar acidente, já que não é todo motorista que respeita o pedestre”, informou Cibele Marques.

A Avenida Lauro Monte teve a urbanização inaugurada em 2004, quando ganhou duplicação, iluminação e a ciclovia de 1.280 metros de extensão. Ela separa os bairros Abolição I e Santo Antônio, e os liga à rotatória do Thermas e ao viaduto do bairro Santa Delmira.

A Prefeitura de Mossoró informou que segue um cronograma de limpeza de matagais em ruas e canteiros de Mossoró e que a limpeza da Avenida Lauro Monte está dentro dele. Disse ainda que está atuando, neste momento, na limpeza das vias da Avenida Presidente Dutra e das ruas Delfim Moreira e João da Escóssia. A Prefeitura informou ainda que um trecho da Avenida Lauro Monte está passando por obras do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Tags:

Mossoró
ciclovia
Prefeitura

voltar