Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024

Postado às 11h45 | 26 Abr 2023 | redação Menos de 9 mil pessoas foram vacinadas com a bivalente em Mossoró

Crédito da foto: Ilustrativa Vacina bivalente está disponível para pessoas acima de 18 anos

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

A procura pela vacina bivalente em todo o Rio Grande do Norte ainda é considerada baixa. Dados disponibilizados pelo RN Mais Vacina apontavam o total de 93.657 potiguares imunizados com a vacina, até a divulgação do último relatório o número.

A vacina bivalente contém cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Os dados foram compilados e divulgados no final da manhã desta terça-feira (25). Até a última atualização (tarde), o total de doses aplicadas em todo o estado chegava a 95.233.

Em relação à estimativa inicial da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), de vacinar 90% do público-alvo, que é de 869.059, o percentual fica muito abaixo do esperado pela pasta estadual. O número registrado até o fechamento desta edição equivalia somente a 10% do público-alvo até a liberação do imunizante para todas as pessoas acima de 18 anos, divulgada na noite da última segunda-feira (24).

Se a comparação for para o quantitativo de potiguares estimado pelo RN Mais Vacina apto a receber o imunizante contra a doença, o percentual é de apenas 0,02%. De acordo com a plataforma, o quantitativo chega a 3.168.027.

Para receber o imunizante bivalente, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses. O intervalo mínimo para ser vacinado com a bivalente é de 4 meses após a última dose monovalente recebida. Pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina devem iniciar ou completar o esquema primário com duas doses da vacina monovalente.

MUNICÍPIOS

Somente três municípios potiguares, conforme o monitoramento do RN Mais Vacina, ultrapassaram o total de 5 mil pessoas imunizadas com a bivalente. São justamente as três cidades mais populosas do estado. Natal, a capital do estado, tem vacinados com o imunizante 24.506 cidadãos.

Mossoró, o segundo município mais populoso no território potiguar, vacinou apenas 8.764 pessoas, seguido por Parnamirim, com 5.773 locais imunizados com a vacina. Ainda de acordo com a ferramenta, apenas 10 cidades potiguares, exceto Natal, Mossoró e Parnamirim, registram mais de mil pessoas imunizadas com a bivalente.

Atrás dos três municípios com o maior número de vacinados estão Apodi (1.861), Caicó (1.684), Currais Novos (1.524), Ceará-Mirim (1.443), Pau dos Ferros (1.366), Assú (1.356), São José de Mipibu (1.257), Macaíba (1.096), Caraúbas (1.087) e São Gonçalo do Amarante (1.049). Já 32 cidades do Rio Grande do Norte registram menos de 100 doses da vacina bivalente aplicadas.

A plataforma RN Mais Vacina foi criada pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAP/RN) e permite o rastreio da vacina, desde seu recebimento na Central Estadual de Rede de Frio até aplicação na sala de vacina em uma interface web intuitiva e acessível.

CAMPANHA

A Campanha de Vacinação Bivalente contra a Covid-19 começou no final de fevereiro em todo o Brasil e em todo o estado foi aberta para todos os grupos prioritários no final do mês passado. Inicialmente, o Ministério havia recomendado a aplicação das vacinas por etapas nos grupos prioritários, com o objetivo de facilitar a operacionalização da vacinação.

A primeira fase a campanha foi destinada às pessoas com 70 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições, imunocomprometidos, comunidades indígenas e quilombolas.

A campanha avançou e ficou disponível para pessoas de 60 a 69 anos de idade, gestantes em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias após o parto) de 12 anos ou mais e depois os trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, população privada de liberdade a partir de 18 anos, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos), bem como funcionários do sistema de privação de liberdade.

 

Mossoró libera vacinação com bivalente para pessoas acima de 18 anos

Seguindo recomendação do Ministério da Saúde (MS), o município de Mossoró passou a disponibilizar desde ontem (25) a vacina bivalente contra Covid-19 para a população a partir de 18 anos de idade. A aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 acontece nas 47 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), localizadas nas zonas urbana e rural, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

A medida visa aumentar a cobertura vacinal no país, protegendo a população da doença e seus agravos. O imunizante protege contra a variante original do vírus e contra cepas que surgiram posteriormente como a Ômicron e suas subvariantes.

A vacina é direcionada para as pessoas que concluíram o esquema primário – tomaram ao menos duas doses das vacinas monovalentes – há 4 meses.

Tags:

Bivalente
vacina
covid
Mossoró
RN

voltar