Quarta-Feira, 15 de janeiro de 2025

Postado às 09h45 | 09 Mai 2023 | redação Comerciantes têm esta semana para garantir espaços no Mossoró Cidade Junina

Crédito da foto: Arquivo / Jornal de Fato Comerciante no Cidadela Junina em edições passadas

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

Começou nesta segunda-feira, 8, e segue durante esta semana, o cadastramento dos comerciantes que desejam comercializar durante os eventos que ocorrem na Estação das Artes Elizeu Ventania, durante o Mossoró Cidade Junina (MCJ). Até esta terça-feira, 9, estão sendo feitos os cadastros daqueles que desejam instalar as barracas na área interna da Estação.

Já na quarta, 10, e na quinta-feira, 11, é a vez dos comerciantes que desejam comercializar os produtos na área externa da Estação realizem o cadastro. Os interessados devem se dirigir até a Biblioteca Ney Pontes Duarte, no Centro de Mossoró, com toda a documentação que está sendo solicitada na Portaria.

O procedimento é voltado para comerciantes que utilizem quiosques, barracas, trailers, food truck, entre outras estruturas e equipamentos nos polos que integram os eventos. Aos comerciantes que instalarão barracas com mais de 3,99 m² será cobrada uma taxa de R$ 15,50 por m² do espaço. Já os comerciantes que ocuparão áreas de até 3,99 m² é garantida a isenção na taxa de permanência no espaço público.

Roberto Ramalho, gerente executivo da Secretaria Municipal de Infraestrutura, informou os motivos de dividir o dia de cadastramento dos comerciantes que atuarão dentro e fora da Estação das Artes. “Esses dias foram aprimorados devido à quantidade de cadastros que foram feitos no ano passado e para a gente ter uma melhor comodidade de atendimento ao pessoal”, informou.

Também haverá cadastramento de comerciantes para a área da Praça de Alimentação. O cadastramento será feito no dia 12 de maio. Para o espaço serão disponibilizados 10 quiosques (3,00 m² x 4,00 m² cada) voltados à área da convivência, situada no cruzamento da Avenida Rio Branco com a rua Dr. João Marcelino, bairro Centro.

Para o Polo Cidadela, o cadastramento acontecerá no dia 12 de maio. Já o cadastramento de vendedores interessados na Arena das Quadrilhas e no polo “Arraiá do Povo”, localizado no Parque de Exposições Armando Buá, será realizado no dia 15 de maio.

O Mossoró Cidade Junina começa no dia 3 de junho, com o tradicional Pingo da Mei Dia, e encerra no dia 24 de junho, com o Boca da Noite. Além dos espaços dos Polos do MCJ, a Prefeitura também realizou o cadastramento dos comerciantes que vão atuar na abertura e encerramento do evento. A expectativa dos empresários e ambulantes é de que o evento deste ano supere as expectativas dos anos anteriores.

 

Grupos de quadrilhas também podem se credenciar até o fim da semana

Os grupos de quadrilhas juninas de Mossoró interessados em participar do calendário cultural de eventos do Município têm até sexta-feira, 12, para aderirem ao credenciamento. Os interessados podem entregar a documentação na sede da Secretaria Municipal de Cultura, situada na Praça da Redenção Dorian Jorge Freire, nº 17, Centro, Mossoró, das 8h às 16h.

No momento da inscrição, o grupo de quadrilha junina interessado poderá indicar em qual modalidade estará se inscrevendo: tradicional adulto, estilizado adulto, tradicional infantil, estilizado infantil, Festival da Colheita (zona rural) ou comédia.

O festival de quadrilhas juninas ocorrerá na Arena Deodete Dias, que será palco das apresentações de quase 80 equipes, com 172 exibições, em 11 noites de eventos. Neste ano, foram destinados quase R$ 200 mil em premiações e incentivos para os grupos juninos do município e de outros estados do Nordeste que participarão do evento.

Entre as apresentações estão o concurso na escolha da Dama da Diversidade, Rei e Rainha, além das exibições na Categoria Municipal, com o “Festival da Melhor Idade” e “Festival da Colheita”; Estilizada Adulto e Infantil; Tradicional Adulto e Infantil e Comédia. Também integram ao festival as disputas nas categorias Estadual e Interestadual, compostas pelas modalidades estilizada (adulto) e tradicional (adulto).

O concurso para escolha do Rei e Rainha do Mossoró Cidade Junina 2023 será realizado no dia 2 de junho, abrindo as apresentações do Festival Independente de Quadrilhas Juninas.

Tags:

Mossoró
Cidade Junina
economia
comerciante
ambulante
vendedor

voltar