Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024

Postado às 13h45 | 15 Mai 2023 | Redação Procura pelo financiamento estudantil cresce mais de 190% em Mossoró

Crédito da foto: Arquivo/Agência Brasil Os cursos mais procurados são Odontologia, Enfermagem, Direito, Psicologia e Farmácia

Edinaldo Moreno/Da Redação

A procura pelo financiamento estudantil em Mossoró cresceu quase 200% no primeiro trimestre de 2023 comparado ao mesmo período do ano passado. O levantamento é da Pravaler, principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil, e pelo Financiamento Estudantil (FIES).

Por meio de programas governamentais ou iniciativas privadas, o financiamento estudantil oferece crédito a juros baixos ou subsidiados, permitindo que os estudantes financiem parte ou a totalidade das mensalidades enquanto cursam a graduação.

De acordo com o levantamento obtido pelo JORNAL DE FATO, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte registrou nos três primeiros meses do ano aumento de 192,2% em relação ao ano anterior.

A pesquisa constatou ainda os cursos mais buscados na Capital do Oeste na modalidade. Segundo a Pravaler, em Mossoró, os mais procurados são Odontologia, Enfermagem, Direito, Psicologia e Farmácia.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

O primeiro passo para efetuar a inscrição consiste em acessar o Sistema de Seleção do FIES (FIES Seleção) e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o Sistema.

Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o FIES Seleção e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição.

O estudante pré–selecionado deverá acessar o SisFIES e efetivar sua inscrição, em até 5 (cinco) dias corridos a contar da divulgação de sua pré–seleção, informando os dados de financiamento a ser contratado.

Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 (dez) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

Após a validação das informações, o estudante, e se for o caso, seu(s) fiador(es) deverão comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal os atuais Agentes Financeiros do Programa.

RIO GRANDE DO NORTE

No Rio Grande do Norte, a busca pelo financiamento estudantil privado na plataforma do Pravaler teve um aumento de 146,8% em relação a 2022.

Os cursos mais procurados no Rio Grande do Norte para financiamento com o Pravaler são Medicina, Direito, Enfermagem, Odontologia e Psicologia.

As instituições de ensino que têm parceria com o Pravaler no Rio Grande do Norte das quais os estudantes ingressaram com financiamento estudantil do Pravaler são: UNINASSAU Mossoró, UNINASSAU Natal, Estácio, Faculdade Estácio de Ananindeua e UNINASSAU Mossoró.

O financiamento estudantil tem como principal objetivo facilitar o acesso à educação. Portanto, é ideal para estudantes que precisam de ajuda para bancar as mensalidades do curso.

O financiamento para estudantes ajuda a promover a inclusão social, a democratização do ensino e a formação de profissionais qualificados em diversas áreas. Ele possibilita que muitos estudantes consigam obter uma formação superior e, posteriormente, ingressem no mercado de trabalho, melhorando suas perspectivas de carreira e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país.

BRASIL

A busca pelo ingresso no ensino superior privado fez com que mais de meio milhão de estudantes procurassem os financiamentos estudantis público e privado no Brasil no primeiro trimestre de 2023, um aumento de 38% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A região Nordeste está em segundo lugar no ranking. De acordo com o levantamento realizado pelo Pravaler, principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do país, 25% das pessoas procuraram pelo crédito da edfintech, um crescimento de 149,47% comparado ao mesmo período de 2022. O curso de Medicina foi o mais procurado com 15,06%, seguido pelo de Direito (12,72%) e Enfermagem (10,86%).

Já 37% dos brasileiros residentes no Nordeste buscaram pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), de acordo com as informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC), nos primeiros meses do ano para ingressarem em instituições de ensino superior privadas. A região lidera o ranking do financiamento estudantil público dos interessados no programa do governo federal, seguida do Sudeste (34,4%).

O levantamento mostrou que mais de 418 mil estudantes buscaram pelo Pravaler. O resultado combina dados das mais de 500 instituições de ensino parceiras no financiamento estudantil privado do Pravaler, das quais fazem parte grandes grupos como Ânima Educação, Ser Educacional, YDUQS, Kroton, Cruzeiro, Universidade Paulista (UNIP), com dados do MEC em relação ao FIES.

O programa destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições privadas do Ministério da Educação, recebeu 205.177 inscrições para as 67.301 vagas ofertadas.

Há dois tipos de financiamento estudantil para os estudantes

Existem dois tipos de financiamento estudantil disponíveis para os estudantes. Eles são o financiamento público, que é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o financiamento privado. O primeiro é concedido pelo Ministério da Educação (MEC). Já o segundo é destinado a estudantes de instituições privadas de ensino superior.

O Fies se divide em três módulos. Cada um é destinado para um tipo de público em função de sua renda familiar. Os financiamentos podem ser concedidos por meio de bancos ou instituições.

Com o financiamento estudantil público, o estudante poderá solicitar o crédito através de programas como o Fies e o P-Fies. O Fies é um financiamento para estudantes que contempla estudantes de cursos superiores em faculdades privadas, ou seja, é um projeto dedicado aos estudantes de baixa renda que não têm condições de arcar com os custos das mensalidades de uma graduação privada, mas desejam ingressar no ensino superior.

Funciona da seguinte maneira: ao ser aprovado na instituição de ensino privado e no Fies, o estudante paga as despesas da faculdade com os recursos subsidiados pelo governo federal e pode devolver o dinheiro depois de sua formação. Ele precisa arcar com os valores do empréstimo e também com juros e correção monetária dentro de um prazo previamente estabelecido em contrato.

Com o financiamento estudantil privado, é possível financiar até 100% da faculdade. E, normalmente, a matrícula deve ser feita em faculdades conveniadas com a instituição financeira.

Tags:

financiamento estudantil
crescimento
procura
Mossoró

voltar