Quarta-Feira, 15 de janeiro de 2025

Postado às 12h00 | 20 Mai 2023 | redação Vendas para o MCJ já começam a movimentar a economia da cidade

Crédito da foto: Reprodução Barracas estão instaladas no Corredor Cultural, na Avenida Rio Branco.

Por Amona Costa / repórter do Jornal de Fato

 

A poucos dias do início do Mossoró Cidade Junina (MCJ), o evento já vem movimentando a economia da cidade. No percurso do Corredor Cultural, localizado na Avenida Rio Branco, os comerciantes que vendem os mais variados artigos juninos já começaram a montar suas barracas.

Todos os anos, os comerciantes instalam as barracas no espaço em alguns pontos do Corredor Cultural (algumas ficam nas proximidades da Arena das Quadrilhas e outras, ao lado da Praça dos Skates). Os ambulantes comercializam roupas, acessórios, fogos de artifícios, balões juninos, entre outros itens característicos da época.

É uma tradição que se mantém há bastante tempo e é aguardada pela população, pois sinaliza a proximidade do período junino. “Quando as barracas que ficam próximo à Praça dos Skates começam a ser montadas, a gente já sente o clima do São João, porque elas só ficam ali durante esse período. É muito bonito ver os balões e as roupas que ficam expostas e saber que o MCJ está chegando”, disse a estudante Danila Oliveira.

A montagem dessas barracas comprova que a movimentação econômica que o MCJ faz na cidade não se resume apenas aos dias de festas. Muitos trabalhadores autônomos, comerciantes e atuantes do ramo da beleza estão sentindo o aumento na busca por roupas, acessórios e procedimentos de beleza, nos dias que antecedem ao Cidade Junina.

Carla Almeida é proprietária de um salão de beleza e informou que a agenda na semana que antecede ao Pingo da Mei Dia. Ela informa ainda que, desde o início do mês de maio, a procura por procedimentos químicos, como alisamentos e mechas, aumentou consideravelmente. “Eu não tenho mais vagas para químicas na semana antes do Pingo. No dia do evento, vamos realizar uma força-tarefa para dar conta dos penteados e maquiagens”, informa a autônoma.

Carla Almeida lembra ainda que o movimento no salão durante o mês de maio e junho pode ser comparado com o período de fim de ano. “É praticamente a mesma loucura que é no final do ano. Todo mundo quer se arrumar para estar bem no São João e no Natal. Posso dizer que são, de longe, as melhores datas de movimento para o ramo da beleza”, conclui.

O Mossoró Cidade Junina é o maior evento do município, iniciativa que proporciona emprego e renda, e colabora com o desenvolvimento econômico e com o turismo local. Um evento que conta com atrações nacionais que arrastam multidões e que valoriza também os artistas locais. Em 2022, o evento movimentou R$ 115 milhões na economia local, além de potencializar o turismo da região Oeste do Estado.

O MCJ é o maior evento realizado em Mossoró, com recorde de público a cada edição, gerando mais de 6 mil empregos diretos e indiretos. “Consolida no mossoroense e nos visitantes o sentimento de pertencimento ao abordar temas da cultura nordestina ligados à história do cangaço, dos festejos juninos, das quadrilhas, das comidas típicas, do forró, com difusão em vários polos temáticos, ou seja, é a festa mais bonita e envolvente da nossa cidade”, informa a Prefeitura.

 

Tags:

Mossoró
Cidade Junina
economia
venda

voltar